Ensino para Propósitos Específicos na Educação Médica Contemporânea no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p205

Resumo

O início dos anos 2000 testemunhou mudanças significativas na educação médica no Brasil, principalmente por causa da criação do Programa Mais Médicos em 2013 e da publicação da resolução que estabelece os cursos de graduação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Medicina em 2014. o último enfoca uma educação humana crítica e socialmente responsável, que compreende o desenvolvimento da proficiência em uma língua estrangeira, preferencialmente uma língua franca. Os objetivos deste artigo são (i) mapear a inclusão de idiomas estrangeiros, principalmente o inglês, em projetos pedagógicos políticos (PPPs) de escolas públicas de medicina entre os anos de 2013 e 2019; e (ii) apresentar uma proposta metodológica para o ensino da PES nas faculdades de medicina, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2014). Foi realizada pesquisa bibliográfica on-line e os dados foram coletados no sistema e-MEC e nas PPPs. Estatísticas descritivas mostraram que 65,1% dos cursos de graduação em Medicina (n = 28) incluem a proficiência de uma língua estrangeira em suas PPPs, sendo a língua inglesa em 35,7% e qualquer outra língua em 64,3%; 34,9% das instituições não incorporam nenhuma língua estrangeira. Embora a maioria das escolas médicas pareça estar em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, ainda pode haver uma lacuna entre as práticas direcionadas do idioma inglês e sua associação à educação em saúde e à promoção de ações em saúde.
     

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Publicado

2020-01-31