Interações telecolaborativas na aprendizagem de línguas estrangeiras: foco no uso dos recursos do aplicativo computacional Openmeetings
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2014n66p133Resumo
Este artigo apresenta um recorte de um estudo realizado entre aprendizes brasileiros e seus parceiros alemães. A investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) foi conduzida de agosto a dezembro de 2010. Os dados, coletados por meio de um aplicativo computacional denominado Openmeetings, foram analisados segundo, principalmente, as perspectivas teóricas da aprendizagem colaborativa de línguas e negociação (FIGUEIREDO, 2006; PICA, 1994) e aprendizagem de línguas em tandem/teletandem (BENEDETTI, 2010; TELLES, 2009a; VASSALO; TELLES, 2006, 2009). Os resultados discutidos, neste artigo, revelam como os interagentes congregam o uso dos recursos presentes no Openmeetings e os associados a ele para auxiliar seus parceiros na aprendizagem de português e inglês.
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