A Autorrepressão do Desejo em Marta, de Medeiros e Albuquerque: Uma Análise Deuleziana-Guattariana do Incesto

Autores

  • Franco Baptista Sandanello UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Vanessa de Oliveira Temporal UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n3p61

Resumo

A partir de reflexões presentes na obra O Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), referentes à perenidade do complexo de Édipo na sociedade capitalista contemporânea e, especialmente, na literatura, enquanto signo da falta e da pulsão incestuosa, discute-se no presente artigo a autorrepressão do desejo no romance Marta (2013), de Medeiros e Albuquerque, exemplo privilegiado e único de um romance brasileiro inteiramente construído acerca da questão do incesto. Neste sentido, aponta-se para a íntima conexão existente entre filosofia e literatura e para a reflexão simultânea que pode haver entre ambas.

Biografia do Autor

Franco Baptista Sandanello, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). É atualmente pós-doutorando na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura oitocentista, Raul Pompéia, Domício da Gama.

ACLA Member - American Comparative Literature Association

ICLA Member - International Comparative Literature Association

Vanessa de Oliveira Temporal, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Cursou Graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, tendo concluído seu curso em 2010. No início de 2014 concluiu o Mestrado no programa de Pós-graduação em Filosofia desta mesma universidade, onde realiza atualmente seu Doutorado na área de História da Filosofia Contemporânea, em regime de Co-tutela com a Université Jean Moulin - Lyon III. 

Downloads

Publicado

2015-10-03