A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição

Autores

  • Rosângela Gabriel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • José Morais Université Libre de Bruxelles
  • Régine Kolinsky Université Libre de Bruxelles

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p61

Resumo

A aprendizagem da leitura altera o processamento da informação e possibilita a ampliação da capacidade de armazenamento do cérebro humano? O objetivo do presente artigo é retomar e discutir os modelos de memória (memória de trabalho, memória de curto e longo prazo) em sua relação com a linguagem, bem como as possíveis alterações cognitivas decorrentes da aprendizagem da leitura. São revisados modelos de memória e funções executivas, buscando identificar as questões que levaram à evolução teórica, bem como pontos de contato e de discordância nos conceitos presentes na área. Diferenças no processamento e armazenamento do conhecimento por leitores e não leitores são destacadas, considerando tanto dados comportamentais quanto estudos de neuroimagem. Os dados sugerem que a aprendizagem da leitura altera as formas de armazenamento e processamento da informação linguística ao fomentar o aprimoramento dos sistemas perceptuais da visão e audição, necessários à associação entre grafemas e fonemas.

Biografia do Autor

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Letras/Linguística pela PUCRS. Bolsista CAPES (BEX 5192/14-5). 

José Morais, Université Libre de Bruxelles

Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives (UNESCOG), Center for Research in Cognition & Neurosciences (CRCN), Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgium.

Régine Kolinsky, Université Libre de Bruxelles

Pesquisadora do Fonds de la Recherche Scientifique – FNRS, Belgium. Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives (UNESCOG), Center for Research in Cognition & Neurosciences (CRCN), Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgium.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Edição

Seção

Artigos