Conhecimento fonológico e apropriação de róticos em inglês L2 por falantes nativos de português brasileiro

Autores

  • Thais Cristófaro Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marco Aurélio Camargos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p49

Resumo

Este artigo discute a apropriação de róticos em inglês-L2 por falantes brasileiros. Os resultados obtidos indicam que esta categoria é rapidamente incorporada ao inglês-L2 de falantes brasileiros. Fatores como nível de proficiência, indivíduo (aprendiz) e item lexical têm impacto na apropriação da aproximante retroflexa. O fato da apropriação da aproximante retroflexa atingir rapidamente excelentes níveis em inglês-L2 de falantes brasileiros sugere que o ensino de pronúncia seja específico e não global. Baseado na perspectiva teórica dos Modelos Multirrepresentacionais argumenta-se que o conhecimento gramatical é um construto dinâmico, entrelaçado por vários fatores e que incorpora informações linguísticas e não linguísticas.

Biografia do Autor

Thais Cristófaro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Thaïs Cristófaro Silva é professora Titular de Linguística na Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Laboratório de Fonologia da UFMG onde são desenvolvidos projetos em Fonologia teórica com ênfase no desenvolvimento de mudanças sonoras, aquisição de língua materna e estrangeira e tecnologia da fala.

Marco Aurélio Camargos, Universidade Federal de Minas Gerais

Marco Aurélio Camargos é mestre em Linguística pela UFMG. Atualmente é professor de inglês cujos interesses teóricos são relacionados aos desafios impostos ao ensino e aprendizado de pronúncia para falantes brasilerios de inglês.

Downloads

Publicado

2016-01-26

Edição

Seção

Artigos