Poe, entre o cinema e a literatura: uma leitura intermidiática de The Raven

Autores

  • Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes Gomes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Genilda Azeredo UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p211

Resumo

Em The Raven (2012), filme dirigido por James McTeigue, além de termos Edgar Allan Poe como protagonista e alusões a vários de seus textos, a relação entre cinema e literatura é ainda mais adensada a partir da presença de questões ligadas à própria materialidade, socialidade e economia da mídia literária. Neste trabalho, fundamentado especialmente nos pressupostos teóricos de Rajewski (2012) e Moser (2006), propomos uma leitura intermidiática de The Raven, em que examinamos o processo de referenciação intermidiática realizada pelo cinema em relação à literatura. Duas conclusões foram alcançadas: i. o filme, ao tornar opaca a mídia literária, procurou esconder sua própria midialidade audiovisual; ii. The Raven se articula com uma série de discursos sobre o escritor estadunidense na contemporaneidade, contribuindo para o fortalecimento da posição de significante cultural de Edgar Allan Poe. 

Biografia do Autor

Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes Gomes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB

Genilda Azeredo, UFPB

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB. Pesquisadora PQ2 do CNPQ.

Referências

BARBETTI, Claire. Ekphrastic medieval visions: a new discussion in interart theory. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

BOLTER, Jay David. Transference and transparency: digital technology and the remediation of cinema. Intermédialités: histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques. Montréal, n. 6, 2005, p. 13-26.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge, MA: MIT Press, 2000.

DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares. Apresentação. In: _____ (orgs.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012, p. 11-14.

JUSTINO, Luciano Barbosa. Literatura de multidão e intermidialidade: ensaios sobre ler e escrever o presente. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

KELLNER, Douglas. Culture industries. In: MILLER, Toby; STAM, Robert (orgs.). A companion to film theory. Malden: Blackwell, 2004, p. 202-220.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. ALETRIA: revista de estudos de literatura. Belo Horizonte, v. 14, p. 42-65, 2006.

NEIMEYER, Mark. Poe and popular culture. In: HAYES, Kevin J. (org.). The Cambridge companion to Edgar Allan Poe. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 205-224.

RAJEWSKI, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 15-45.

THE RAVEN. Direção: James McTeigue. Produção: Marc D. Evans. Intrepid Pictures, 2012. DVD.

THOMS, Peter. Poe’s Dupin and the power of detection. In: HAYES, Kevin J. (org.). The Cambridge Companion to Edgar Allan Poe. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 133-147.

WOLF, Werner. Intermediality. In: HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-Laure (orgs.). Routledge Encyclopedia of narrative theory. Abingdon e New York: Routledge, 2005, p. 252-256.

WOLLEN, Peter. Godard and counter-cinema. In: FOWLER, Catherine (org.). The European cinema reader. London: Routledge, 2002, p. 74-81.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos