Orlandos: intercâmbio entre Virginia Woolf e Sally Potter

Autores

  • Fabiana Gomes Assis Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p187

Resumo

Proponho, neste ensaio, pensar os diálogos entre narrativa literária e fílmica a partir de uma perspectiva sintonizada com o pensamento feminista. Para isso, trago ao palco o intrigante livro de Virginia Woolf, Orlando: a biography (1928), seguido da (re)criação cinematográfica, Orlando (1992), dirigida e produzida pela autêntica Sally Potter, tendo em vista que ambas as autoras, em suas obras, demonstram certa preocupação e engajamento em questionar os papéis sociais que mulheres e homens desempenham culturalmente. O objetivo é refletir, portanto, sobre as convergências entre esses dois textos, em se tratando das problematizações referentes ao gênero identitário, construído de modo ambivalente, da protagonista.

Biografia do Autor

Fabiana Gomes Assis, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, desenvolvendo pesquisa sobre João Gilberto Noll. Possui mestrado em Estudos Literários (2014) com pesquisa sobre Virginia Woolf e graduação em Letras Português (2011) pela mesma instituição, com trabalho sobre Clarice Lispector. Tem experiência na área de Letras, especialmente no que diz respeito às interfaces entre Literatura, Feminismos, Estudos de Gênero e Queer.

Referências

BARTHES, Roland. Sistema da moda. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

BATTERSHILL, Claire. “No one wants biography”: The Hogarth Press classifies Orlando. In: Interdisciplinary/Multidisciplinary Woolf: selected papers from the twenty-second annual international conference on Virginia Woolf. Canada: 7-10 jun. 2012.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.

CAUGHIE, Pamela L.. Postmodern and poststructuralist approaches to Virginia Woolf. Palgrave Advanges in Virginia Woolf Studies, ed. Anna Snaith, 2007. Disponível em: <http://ecommons.luc.edu/english_facpubs/6/>

_____. Virginia Woolf & Postmodernism: Literature in Quest & Question of Itself. University of Illinois, 1991.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Tradução Cristiana Coimbra. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2013.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo – História. Teoria. Ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

MOI, Toril. Who’s afraid of Virginia Woolf? Feminist readings of Woolf. In: Sexual/textual politics: feminist literary theory. p. 1-18. Routledge, 2002.

ORLANDO. Direção: Sally Potter. Produção: Christopher Sheppard; Martine Kelly; Laurie Borg. Roteiro: Sally Potter e Virginia Woolf. Reino Unido: 1992, 93 min.

SHIHADA, Isam. A feminist perspective of Virginia Woolf’s selected novels: Mrs. Dalloway and To the lighthouse. Disponível em: <http://www.alaqsa.edu.ps/ar/aqsa_magazine/files/44.pdf>.

SWINFORD, Elise. Transforming nature: Orlando as elegy. In: Virginia Woolf and the Natural World: selected papers from the twentieth annual international conference on Virginia Woolf, Georgetown, 2010.

WOOLF, Virginia. Orlando: a biography. Cidade: Harcourt, 2006.

_____. The art of biography. In: The death of the moth, and other essays. The University of Adelaide Library, 2015. Disponível em: <http://ebooks.adelaide.edu.au/w/woolf/virginia/w91d/index.html>. Acesso em: jun. 2013.

_____. A room of one’s own. The university of Adelaide Library, 2015. Disponível em: < https://ebooks.adelaide.edu.au/w/woolf/virginia/w91r/complete.html >

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos