Dói porque você está no meu mundo agora: Características góticas nas versões de 1984 e 2010 de A Nightmare on Elm Street
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p199Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o filme slasher de 1984 A Nightmare on Elm Street e seu remake de 2010 dentro de um quadro gótico. A hipótese principal é que, enquanto ambas as versões exibem traços góticos em suas imagens e estruturas, tais como transgressão e excessos (Botting, 2004), o caráter monstruoso, o retorno assombrado do passado e o Lugar Terrível (Clover, 2015), O filme de 2010 capitaliza de forma mais eficiente a interação entre aparência e realidade, reforçando a importância do trauma em sua trama. A pertinência e originalidade da proposta dependem da justaposição de uma estrutura consolidada (estudos góticos), um subgênero de cinema de terror prolífico (slashers) e uma tendência recorrente no cinema contemporâneo (remakes).Referências
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