Dói porque você está no meu mundo agora: Características góticas nas versões de 1984 e 2010 de A Nightmare on Elm Street

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p199

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o filme slasher de 1984 A Nightmare on Elm Street e seu remake de 2010 dentro de um quadro gótico. A hipótese principal é que, enquanto ambas as versões exibem traços góticos em suas imagens e estruturas, tais como transgressão e excessos (Botting, 2004), o caráter monstruoso, o retorno assombrado do passado e o Lugar Terrível (Clover, 2015), O filme de 2010 capitaliza de forma mais eficiente a interação entre aparência e realidade, reforçando a importância do trauma em sua trama. A pertinência e originalidade da proposta dependem da justaposição de uma estrutura consolidada (estudos góticos), um subgênero de cinema de terror prolífico (slashers) e uma tendência recorrente no cinema contemporâneo (remakes).

Biografia do Autor

Claudio Vescia Zanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de literaturas de língua inglesa do Departmento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS

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Publicado

2019-02-01