Educação na língua materna, variação linguística e processamento da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p17Resumo
Essa interseção explora em três tópicos principais: (i) variação sociolingüística, (ii) aquisição e processamento de variações de acordo com uma abordagem psicolinguística e (iii) ensino / aprendizagem na língua materna quando os dois fatores anteriores são levados em consideração. Variedades linguísticas fora do padrão coexistem na sociedade com umavariedade padronizada que pode ser definida como a 'linguagem da educação'. A distância entre os formulários padrão e a variedade adquirida pelas crianças em casa é bastante variável e pode ter um impacto sobre como e quando o registro formal se torna (ou não) parte do leque de opções do falante lingüístico. fornecer resultados experimentais sobre a compreensão e produção de dois aspectos linguísticos que mostram uma alta variação no português brasileiro - concordância verbal e formas anafóricas na posição direta do objeto - em função da exposição formal à educação; também articulamos esses resultados com os conceitos de gramática central e periferia marcada (Kato, 2005) para uma discussão mais teórica.Referências
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