O Perfect Existencial e suas realizações morfológicas e adverbiais no inglês americano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n3p37Resumo
O aspecto perfect revela um intervalo existente entre dois pontos no tempo. Um dos tipos do perfect é o existencial (PE), que pode estar relacionado a uma situação do passado com efeitos no presente. O objetivo deste estudo é investigar as realizações morfológicas e adverbiais compatíveis com o PE, associado ao tempo presente, no inglês americano (IA). A metodologia consistiu em análises de corpora – entrevistas da TV americana e do Santa Barbara Corpus of Spoken American English – e de dados obtidos por teste linguístico. A hipótese é a de que a realização do PE associado ao tempo presente no IA ocorre só pela perífrase have + particípio, com ou sem apagamento do verbo auxiliar. A hipótese foi refutada, pois o passado simples também foi encontrado veiculando esse aspecto. Discutiu-se sobre a contribuição da forma verbal, dos advérbios de perfect e da pluralidade dos eventos na expressão do PE.
Referências
ALEXIADOU, A.; RATHERT, M.; VON STECHOW, A. Introduction: the modules of perfect constructions. (Eds.). Perfect Explorations. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003. p. v-xxxviii.
CINQUE, G. Adverbs and functional heads: a cross-linguistic perspective. New York: Oxford University Press, 1999.
COMRIE, B. Aspect: an introduction to the study of verbal aspect and related problems. New York: Cambridge University Press, 1976.
IATRIDOU, S.; ANAGNOSTOPOULOU, E.; IZVORSKI, R. Observations about the form and meaning of the perfect. In: ALEXIADOU, A.; RATHERT, M.; VON STECHOW, A. (Eds.). Perfect Explorations. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003. p. 153-205.
GUILFOYLE, E.; NOONAN, M. Functional categories and language acquisition. Canadian Journal of Linguistics/Revue canadienne de linguistique, v. 37, n. 2, p. 241-272, 1992.
JESUS, J. L. O aspecto perfect no inglês dos Estados Unidos (IEU) e no português do Brasil (PB): uma análise do perfect do tipo universal. In: 7ª SIAC, 2016, Rio de Janeiro, UFRJ.
LOPES, T. L. A realização morfológica do aspecto perfect no português do Brasil e no inglês da Inglaterra – uma análise comparativa. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, UFRJ. Rio de Janeiro, 2016.
NESPOLI, J. B. Representação mental do perfect e suas realizações nas línguas românicas: um estudo comparativo. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras, UFRJ. Rio de Janeiro, 2018.
RODRIGUES, N. Aquisição de perfect no português do Brasil. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
Aquisição de perfect no inglês americano. In: ABRALIN 50 Anos, 2019, Maceió.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernanda Costa da Silva Machado, Adriana Leitão Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.