‘Um desafio racista pode nos separar’: divergência, confiança e empatia na Parábola do Semeador, de Octavia Butler
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e73535Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar questões raciais na comunidade de resistência denominado ‘Acorn’ retratada em Parable of the Sower (1993), de Octavia Butler.. Ao pesquisar as abordagens críticas desse romance, observei que, por mais que admitam a raça como uma força que interfere na relação entre ofensores ofendidos, estas não foram além no questionamento de como a variedade e a complexidade das experências desses sujeitos racializados não podem ser ignoradas e homogeneizadas no estabelecimento de vínculos também entre os ofendidos. Como pretendo demonstrar, a experiência de mundo carregada por cada personagem, determinada especialmente pela raça e classe social, ajuda na reflexão sobre suas próprias posições assimétricas e ajuda a mostrar como a empatia entre eles deve ser construída e (re-) negociada o tempo todo .
Referências
Allen, Marlene D. “Octavia Butler’s ‘Parable’ Novels and the ‘Boomerang’ of African
American History.” Callaloo vol. 32, no. 4, 2009, pp. 1353-1365. JSTOR, www.
jstor.org/stable/27743153. Accessed 14 Oct. 2018.
Ashcroft, Bill. Key-Concepts in Post-Colonial Studies. Routledge, 1998, pp. 118-121;
-206.
Butler, Octavia. Parable of the Sower. 1993. Grand Central Publishing, 2007.
Baccolini, Raffaella. “The Persistence of Hope in Dystopian Science Fiction.”
PMLA, vol. 119, no. 3, 2004, pp. 518-521. JSTOR, www.jstor.org/stable/25486067.
Accessed 04 Oct. 2018.
______. “‘A useful knowledge of the present is rooted in the past’: Memory and
Historical Reconciliation in Ursula K. Le Guin’s ‘The Telling’.” Dark Horizons:
Science Fiction and the Dystopian Imagination. Edited by Tom Moylan and
Raffaella Baccolini. New York and London: Routledge, 2003, pp. 113-134
Luckhurst, Roger. “‘Going Postal’: Rage, Science Fiction and the Ends of the American
Subject.” Edging into the Future: Science Fiction and Contemporary Cultural
Transformation. Edited by Veronica Hollinger and Joan Gordon. Philadelphia:
University of Pennsylvania Press, 2002, pp. 142-156.
Mbembe, Achille. Critique of Black Reason. 2013. Translated by Laurent Dubois,
Duke UP, 2017.
Moylan, Tom. “‘Dare to struggle, dare to win’: On Science Fiction, Totality and
Agency in the 1990s.” Science Fiction, Critical Frontiers. Edited by Karen Sayer
and John Moore. 2000, pp. 48-65.
Nilges, Mathias. “’We need the Stars’: Change, Community, and the Absent Father in
Octavia Butler’s ‘Parable of the Sower’ and ‘Parable of the Talents’”. Callaloo, vol.
, no. 4, 2009, pp. 1332-1352. JSTOR, www.jstor.org/stable/27743152. Accessed
Aug. 2020.
Phillips, Jerry. “The Intuition of the Future: Utopia and Catastrophe in Octavia
Butler’s ‘Parable of the Sower’.” NOVEL: A Forum on Fiction vol. 35, no. 2/3, 2002,
pp. 299-311. JSTOR, www.jstor.org/stable/1346188. Accessed 14 Oct. 2018.
Pratt, Mary Louise. Os Olhos do Império: Relatos de Viagem e Transculturação. 1992.
Translated by Jézio Gutierre, USC, 1999, pp. 23-38.
Reis, Michele. “Theorizing Diaspora: Perspectives on ‘Classical’ and ‘Contemporary’
Diaspora”. International Migration, vol. 42, no. 2, 2004, pp. 41-60.
Smith, Stephanie Ann. “Octavia Butler: A Retrospective.” Feminist Studies, vol. 33,
no. 2, 2007, pp. 385-393. JSTOR, www.jstor.org/stable/20459148. Accessed 06
Oct. 2018.
Varsam, Maria. “Concrete Dystopia: Slavery and Its Others.” Dark Horizons: Science
Fiction and the Dystopian Imagination, edited by Tom Moylan and Raffaella
Baccolini, Routledge, 2003, pp. 203-224.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriela Bruschini Grecca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.