‘Um desafio racista pode nos separar’: divergência, confiança e empatia na Parábola do Semeador, de Octavia Butler

Autores

  • Gabriela Bruschini Grecca Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - Maringá, Paraná, Brasil) Doutoranda pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara (UNESP/FCLAr - Araraquara, São Paulo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e73535

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar questões raciais na comunidade de resistência denominado ‘Acorn’ retratada em Parable of the Sower (1993), de Octavia Butler.. Ao pesquisar as abordagens críticas desse romance, observei que, por mais que admitam a raça como uma força que interfere na relação entre ofensores  ofendidos, estas não foram além no questionamento de como a variedade e a complexidade das experências  desses sujeitos racializados não podem ser ignoradas e homogeneizadas no estabelecimento de vínculos também entre os ofendidos. Como pretendo demonstrar, a experiência de mundo carregada por cada personagem, determinada especialmente pela raça e classe social, ajuda na reflexão  sobre suas próprias posições assimétricas e ajuda a mostrar como a empatia entre eles deve ser construída e (re-) negociada o tempo todo .

Referências

Allen, Marlene D. “Octavia Butler’s ‘Parable’ Novels and the ‘Boomerang’ of African

American History.” Callaloo vol. 32, no. 4, 2009, pp. 1353-1365. JSTOR, www.

jstor.org/stable/27743153. Accessed 14 Oct. 2018.

Ashcroft, Bill. Key-Concepts in Post-Colonial Studies. Routledge, 1998, pp. 118-121;

-206.

Butler, Octavia. Parable of the Sower. 1993. Grand Central Publishing, 2007.

Baccolini, Raffaella. “The Persistence of Hope in Dystopian Science Fiction.”

PMLA, vol. 119, no. 3, 2004, pp. 518-521. JSTOR, www.jstor.org/stable/25486067.

Accessed 04 Oct. 2018.

______. “‘A useful knowledge of the present is rooted in the past’: Memory and

Historical Reconciliation in Ursula K. Le Guin’s ‘The Telling’.” Dark Horizons:

Science Fiction and the Dystopian Imagination. Edited by Tom Moylan and

Raffaella Baccolini. New York and London: Routledge, 2003, pp. 113-134

Luckhurst, Roger. “‘Going Postal’: Rage, Science Fiction and the Ends of the American

Subject.” Edging into the Future: Science Fiction and Contemporary Cultural

Transformation. Edited by Veronica Hollinger and Joan Gordon. Philadelphia:

University of Pennsylvania Press, 2002, pp. 142-156.

Mbembe, Achille. Critique of Black Reason. 2013. Translated by Laurent Dubois,

Duke UP, 2017.

Moylan, Tom. “‘Dare to struggle, dare to win’: On Science Fiction, Totality and

Agency in the 1990s.” Science Fiction, Critical Frontiers. Edited by Karen Sayer

and John Moore. 2000, pp. 48-65.

Nilges, Mathias. “’We need the Stars’: Change, Community, and the Absent Father in

Octavia Butler’s ‘Parable of the Sower’ and ‘Parable of the Talents’”. Callaloo, vol.

, no. 4, 2009, pp. 1332-1352. JSTOR, www.jstor.org/stable/27743152. Accessed

Aug. 2020.

Phillips, Jerry. “The Intuition of the Future: Utopia and Catastrophe in Octavia

Butler’s ‘Parable of the Sower’.” NOVEL: A Forum on Fiction vol. 35, no. 2/3, 2002,

pp. 299-311. JSTOR, www.jstor.org/stable/1346188. Accessed 14 Oct. 2018.

Pratt, Mary Louise. Os Olhos do Império: Relatos de Viagem e Transculturação. 1992.

Translated by Jézio Gutierre, USC, 1999, pp. 23-38.

Reis, Michele. “Theorizing Diaspora: Perspectives on ‘Classical’ and ‘Contemporary’

Diaspora”. International Migration, vol. 42, no. 2, 2004, pp. 41-60.

Smith, Stephanie Ann. “Octavia Butler: A Retrospective.” Feminist Studies, vol. 33,

no. 2, 2007, pp. 385-393. JSTOR, www.jstor.org/stable/20459148. Accessed 06

Oct. 2018.

Varsam, Maria. “Concrete Dystopia: Slavery and Its Others.” Dark Horizons: Science

Fiction and the Dystopian Imagination, edited by Tom Moylan and Raffaella

Baccolini, Routledge, 2003, pp. 203-224.

Publicado

2021-01-28

Edição

Seção

Contextos literários: gênero, identidade e resistência