Descrevendo a dor na peça documentário No Escape, de Mary Raftery
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74644Resumo
O teatro documentário é um gênero em que fontes e eventos reais são usados e editados para se tornarem a forma de textos dramáticos e performances. As experiências pessoais narradas em No Escape (2010), uma peça documentário de Mary Raftery, chocaram muitas pessoas devido às várias descrições gráficas de abuso infantil que ocorreram em escolas industriais e orfanatos na Irlanda. Este artigo analisa como a dor é apresentada em No Escape, contrastando a linguagem utilizada por autoridades, vítimas e representantes de diferentes instituições, em suas respectivas falas na peça. A dor, como sensação física e psicológica, é um assunto que ainda precisa ser examinado mais detalhadamente em discussões sobre a história da Irlanda para fornecer aos estudiosos e à sociedade uma oportunidade de refletir sobre este assunto - e, talvez, alcançar a cura.
Referências
Arcanjo, Miguel. “‘Queremos que o público brasileiro dialogue com teatro irlandês’,
diz Domingos Nunez, da Cia Ludens.” Blog do Arcanjo. 19 Oct. 2015, https://www.
blogdoarcanjo.com/2015/10/19/queremos-que-publico-brasileiro-dialoguecom-
teatro-irlandes-diz-domingos-nunez-da-cia-ludens/og do. Accessed 16 Oct.
Bastos, Beatriz Kopschitz, and Shaun Richards. “Introduction.” Contemporary Irish
Documentary Theatre, edited by Beatriz Kopschitz Bastos and Shaun Richards,
Bloomsbury, 2020, pp. 1-6.
Cantrell, Tom. “Verbatim Theatre: An Introduction.” Drama Online. Methuen and
Faber, 2012, www.dramaonlinelibrary.com/genres/verbatim-theatre-iid-2551.
Accessed 8 May 2020.
Cetra, José. “Cia Ludens e o Teatro Documentário Irlandês. Palco Paulistano.” 14
Apr. 2015, http://palcopaulistano.blogspot.com/2015/12/cia-ludens-e-o-teatrodocumentario.
html. Accessed 16 Oct. 2020.
Cormick, Sheila. “The Darkest Corner: Documenting Institutional Abuse and Its
Consequences at the Abbey Theatre.” Irish Studies Review, vol. 20, no. 2, 2012, pp.
-191.
Dawson, Gary Fisher. Documentary Theatre in the United States: An Historical Survey
and Analysis of Its Content, Form, and Stagecraft. Greenwood Press, 1999.
Dillane, Fionnuala, Naomi McAreavey, and Emilie Pine. “Introduction: The Body
in Pain in Irish Literature and Culture.” The Body in Pain in Irish Literature and
Culture, edited by Fionnuala Dillane et al., Palgrave Macmillan, 2016, pp. 1-19.
Hammond, Will, and Dan Steward. “Introduction.” Verbatim Verbatim: Contemporary
Documentary Theatre. Oberon Books, 2008, pp. 9-13.
Haughton, Miriam. Staging Trauma. Bodies in Shadow. Palgrave Macmillan, 2018.
Hickey, Kate. “Remembering Mary Raftery – Irish Journalist Who Exposed Child
Abuse in Ireland.” Irish Central. Jan. 2020, www.irishcentral.com/roots/history/
mary-raftery-death. Accessed 29 Apr. 2020.
Horn, Sandra, and Marcus Monafo. “Theories of Pain.” Pain: Theory, Research and
Intervention. Open University Press, 1997, pp. 1-16.
Howard, Aideen. Participation in the event “Ways of Representing the Past –
Documentary Theatre in Ireland and Brazil,” organised by Irish Memory Studies
Network, at UCD Humanities Institute, 18 Nov. 2014, soundcloud.com/ucdhumanities/
representing-the-past-documentary-theatre-ireland-brazil.
Keating, Sara. “No Escape.” The Irish Times. 16 Apr. 2010, www.irishtimes.com/
culture/stage/no-escape-1.652877. Accessed 27 Apr. 2020.
Kerr, Ian. “Shining a Light into the State’s Darkest Corner.” Independent.ie. 12 June
, www.independent.ie/irish-news/shining-a-light-into-the-states-darkestcorner-
html. Accessed 25 Apr. 2020.
Klein, Colin. What the Body Commands: The Imperative Theory of Pain. MIT Press,
Lamont, Luke. “Staging a Response: No Escape and the Rise of Documentary Theatre in
Ireland.” The Palgrave Handbook of Contemporary Irish Theatre and Performance,
edited by Eamonn Jordan and Eric Weitz, Palgrave Macmillan, 2018, pp. 777-782.
Martin, Carol. “Bodies of Evidence.” Dramaturgy of the Real on the World Stage,
edited by Carol Martin, Palgrave Macmillan, 2010, pp. 17-26.
Paget, Derek. “‘Verbatim Theatre’: Oral History and Documentary Techniques.” New
Theatre Quarterly. Nov. 1987, pp. 317-336, https://doi.org/10.1017/
S0266464X00002463. Accessed 7 May 2020.
Pine, Emilie. “Introduction.” Contemporary Irish Documentary Theatre, edited by
Beatriz Kopschitz Bastos and Shaun Richards, Bloomsbury, 2020, pp. 9-11.
Pine, Emilie, principal investigator. Industrial Memories. 2015-2019, https://
industrialmemories.ucd.ie/. Accessed 8 May 2020.
Raftery, Mary. No Escape. Contemporary Irish Documentary Theatre, edited by Beatriz
Kopschitz Bastos and Shaun Richards, Bloomsbury, 2020, pp. 12-44.
Reinelt, Janelle. “The Promise of Documentary.” Get Real: Documentary Theatre Past
and Present, edited by Alison Forsyth and Chris Megson, Palgrave Macmillan,
, pp. 6-23.
Scarry, Elaine. “Introduction.” The Body in Pain: The Making and Unmaking of the
World. Oxford University Press, 1985, pp. 3-23
Smith, James. Ireland’s Magdalen Laundries and the Nation’s Architecture of
Containment. Indiana: University of Notre Dame Press, 2007.
The Commission to Inquire into Child Abuse. 2009, www.childabusecommission.ie/
about/index.html. Accessed 29 Apr. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Natália Elisa Lorensetti Pastore, Alinne Fernandes, Beatriz Kopschitz Bastos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.