A subversão pela tradição de Isak Dinesen: animismo, bruxas e storytelling em “The Deluge at Norderney”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74759

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar de que modo a autora Isak Dinesen (pseudônimo e personagem viva de Karen Blixen) utiliza certos recursos para invocar a memória das tradições pagãs europeias. Entre eles, há o animismo, em que a natureza, especialmente o mar, tem agência e intenção, interferindo com e manipulando o enredo - remetendo ao sistema ontológico animista, que caracteriza o modo de pensar do paganismo. Há também o emprego do storytelling, modo como os conhecimentos são transmitidos entre as gerações por essas populações, e a presença constante da figura da bruxa. Ao empregar esses elementos em sua escrita, Dinesen cria um tipo peculiar de modernismo que subverte as leis da composição literária clássica através da retomada de outro tipo de tradição, que há séculos questiona e resiste ao status quo.

Biografia do Autor

Sofia Osthoff Bediaga, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Teoria e História Literária pela Unicamp. É bacharel em Letras: Português-Russo pela UFRJ, tendo cursado um semestre na Universidade Livre de Berlim. Depois de alguns anos estudando principalmente literatura russa, tendo apresentado alguns trabalhos sobre o assunto e publicado algumas traduções dessa língua, mudou seu foco para a obra de Isak Dinesen, autora dinamarquesa anglófona, sobre a qual escreve sua dissertação no momento.

Suzi Frankl Sperber, Universidade Estadual de Campinas

Professora titular e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas. Concluiu a graduação (1965), o mestrado (1967) e o doutorado (1972) em Letras pela USP e Livre-docência em Letras pela UNICAMP (1998). Foi coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - LUME por treze anos (até sua aposentadoria compulsória), membro do conselho editorial de: Ilinx - Revista do Lume, - Mafuá (Florianópolis) , foi membro do conselho editorial da Revista ABP - Afrika Asien Brasilien . Credenciada como docente e orientadora no Instituto de Estudos da Linguagem (Departamento de Teoria Literária) e no Instituto de Artes (Departamento de Artes Cênicas) - UNICAMP. Coordenadora do GT Literatura e Sagrado (ANPOLL). Coordenadora do simpósio Literatura e dramaturgia: entre o palco e a academia" (ABRALIC) desde 2011. Co-fundadora do Centro de Pesquisas Margens.Líder do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia.

Referências

ARENDT, Hannah. “Isak Dinesen: 1885-1963” In: Men in Dark Times. New York: Harcourt, Brace & World, 1968.

BLIXEN, Karen. Out of Africa. Londres: Penguin Classics, 2001.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986, p. 927

COHEN, Margaret. “The Chronotopes of the Sea”. In: MORETTI, Franco (org.). The Novel - Vol. 2: Forms and Themes. New Jersey: Princeton University Press, 2006.

DESCOLA, Philippe. “Between nature and culture”. In: HARVEY, Graham (org.). The Handbook of Contemporary Animism. Nova Iorque: Routledge, 2014.

DINESEN, Isak. Seven Gothic Tales. Londres: Penguin Classics, 2002.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

HENRIKSEN, Aage. “The Empty Space Between Art and the Church”. Scandinavian Studies, v. 57, n. 4, p. 390-399, Outono 1985.

INGOLD, Tim. “Being alive to a world without objects”. In: HARVEY, Graham (org.). The Handbook of Contemporary Animism. Nova Iorque: Routledge, 2014.

KVIDELAND, Reimund; SEHMSDORF, Henning. Scandinavian Folk Belief and Legend. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

MARRANCA, Bonnie. “Triptych: Isak Dinesen in Three Parts”. Performing Arts Journal, v. 10, n. 2, p. 91-106, 1986.

STARHAWK. “Magia, visão e ação”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 52-65, abr. 2018.

WEED, Merry. “Märchen and Legend Techniques of Narration in Two ‘Tales’ of Isak Dinesen”. Journal of the Folklore Institute, v. 15, n. 1, p. 23-44, janeiro-abril 1978).

YACOBI, Tamar. “Plots of Space: World and Story in Isak Dinesen”. Poetics Today, v. 12, n. 3, p. 447-493, Outono 1991.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Edição

Seção

Contextos literários: releituras e intertextos