A subversão pela tradição de Isak Dinesen: animismo, bruxas e storytelling em “The Deluge at Norderney”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74759Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar de que modo a autora Isak Dinesen (pseudônimo e personagem viva de Karen Blixen) utiliza certos recursos para invocar a memória das tradições pagãs europeias. Entre eles, há o animismo, em que a natureza, especialmente o mar, tem agência e intenção, interferindo com e manipulando o enredo - remetendo ao sistema ontológico animista, que caracteriza o modo de pensar do paganismo. Há também o emprego do storytelling, modo como os conhecimentos são transmitidos entre as gerações por essas populações, e a presença constante da figura da bruxa. Ao empregar esses elementos em sua escrita, Dinesen cria um tipo peculiar de modernismo que subverte as leis da composição literária clássica através da retomada de outro tipo de tradição, que há séculos questiona e resiste ao status quo.
Referências
ARENDT, Hannah. “Isak Dinesen: 1885-1963” In: Men in Dark Times. New York: Harcourt, Brace & World, 1968.
BLIXEN, Karen. Out of Africa. Londres: Penguin Classics, 2001.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986, p. 927
COHEN, Margaret. “The Chronotopes of the Sea”. In: MORETTI, Franco (org.). The Novel - Vol. 2: Forms and Themes. New Jersey: Princeton University Press, 2006.
DESCOLA, Philippe. “Between nature and culture”. In: HARVEY, Graham (org.). The Handbook of Contemporary Animism. Nova Iorque: Routledge, 2014.
DINESEN, Isak. Seven Gothic Tales. Londres: Penguin Classics, 2002.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
HENRIKSEN, Aage. “The Empty Space Between Art and the Church”. Scandinavian Studies, v. 57, n. 4, p. 390-399, Outono 1985.
INGOLD, Tim. “Being alive to a world without objects”. In: HARVEY, Graham (org.). The Handbook of Contemporary Animism. Nova Iorque: Routledge, 2014.
KVIDELAND, Reimund; SEHMSDORF, Henning. Scandinavian Folk Belief and Legend. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.
MARRANCA, Bonnie. “Triptych: Isak Dinesen in Three Parts”. Performing Arts Journal, v. 10, n. 2, p. 91-106, 1986.
STARHAWK. “Magia, visão e ação”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 52-65, abr. 2018.
WEED, Merry. “Märchen and Legend Techniques of Narration in Two ‘Tales’ of Isak Dinesen”. Journal of the Folklore Institute, v. 15, n. 1, p. 23-44, janeiro-abril 1978).
YACOBI, Tamar. “Plots of Space: World and Story in Isak Dinesen”. Poetics Today, v. 12, n. 3, p. 447-493, Outono 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sofia Osthoff Bediaga, Suzi Frankl Sperber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.