Da ficção interativa à hiperficção: um comentário sobre a gênese da literatura eletrônica Estadunidense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74793

Palavras-chave:

Literatura Eletrônica Estadunidense;, Ficção Interativa, Hiperficção, Storyspace, Eastgate Systems

Resumo

O presente artigo revisita e discute o início da Literatura Eletrônica estadunidense a partir do nascimento da Ficção Interativa nos anos 1970. Na esteira, segue até a década de 1980 para avaliar os impactos da revolução informática no fazer literário, assim como o surgimento de um maior interesse teórico-crítico nas relações entre literatura e tecnologia. Para tanto, apresenta o surgimento dessa área de estudo através da história do subgênero Hiperficção a partir do programa de criação textual Storyspace (1987), criado por Michael Joyce e Jay Bolter, sua aquisição pela Eastgate Systems e o surgimento, como resultado, do único corpus literário coeso e reconhecido do gênero. Por fim, este estudo expõe e analisa a relação entre a Ficção Interativa e a Hiperficção no interstício em que se deu o declínio da primeira e a ascensão da segunda, na busca de entender seus motivos e impactos no cenário da Literatura Eletrônica.

Biografia do Autor

Cláudio Augusto Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí

Professor de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Inglesa da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura Digitalizada (NUPLID/UFPI) e do Projeto Morfologia da Ficção Especulativa. Doutor em Literatura/Teoria Literária (UFSC).

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Publicado

2021-01-28

Edição

Seção

Contextos literários: releituras e intertextos