Da ficção interativa à hiperficção: um comentário sobre a gênese da literatura eletrônica Estadunidense
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74793Resumo
O presente artigo revisita e discute o início da Literatura Eletrônica estadunidense a partir do nascimento da Ficção Interativa nos anos 1970. Na esteira, segue até a década de 1980 para avaliar os impactos da revolução informática no fazer literário, assim como o surgimento de um maior interesse teórico-crítico nas relações entre literatura e tecnologia. Para tanto, apresenta o surgimento dessa área de estudo através da história do subgênero Hiperficção a partir do programa de criação textual Storyspace (1987), criado por Michael Joyce e Jay Bolter, sua aquisição pela Eastgate Systems e o surgimento, como resultado, do único corpus literário coeso e reconhecido do gênero. Por fim, este estudo expõe e analisa a relação entre a Ficção Interativa e a Hiperficção no interstício em que se deu o declínio da primeira e a ascensão da segunda, na busca de entender seus motivos e impactos no cenário da Literatura Eletrônica.Referências
ADAMS, D.; MERETZKY, S. The hitchhiker’s guide to the galaxy. [Jogo] Cambridge:
Infocom, 1984.
AARSETH, E. J. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore: Johns
Hopkins University Press, 1997.
BARNETT, B. Memory machines: the evolution of hypertext. Nova York: Anthem
Press, 2013.
BELL, A.; ENSSLIN, A; RUSTAD, H. K. From theorizing to analysing digital fiction.
In: BELL, A.; ENSSLIN, A; RUSTAD, H. K. Analysing digital fiction. Nova York:
Routledge, 2014. p. 3-17.
BERNSTEIN, M. Storyspace 3. HT’16 - Proceedings of the 27th ACM Conference
on Hypertext and Social Media. Halifax, ACM: 2016. DOI: https://doi.
org/10.1145/2914586.2914624.
BERNSTEIN, M. The bookmark and the compass: orientation tools for hypertext
users. ACM SIGOIS Bulletin, v. 9, n. 4, p. 34-45, out, 1988. DOI: https://doi.
org/10.1145/51640.51645.
BERNSTEIN, M. The Tinderbox way. Watertown: Eastgate Systems, 2017.
BERNSTEIN, M.; ATZENBECK, C. Interview with Mark Bernstein. ACM SIGWEB
newsletter, Nova York, v. 2008, n. 4, p. 1-5, verão, jun. 2008. DOI: https://doi.
org/10.1145/1377501.1377505.
BOLTER, J. D. The idea of literature in the electronic medium. Topic, v. 39. p. 23-34,
Fall, 1985.
BOLTER, J. D. Turing’s man: western culture in the computer age. Chapel Hill: The
University of North Carolina Press, 1984.
BOLTER, J. D. [About the Markle Report on Storyspace]. Remetente: Cláudio
Augusto Carvalho Moura. [S. l.], 16 ago. 2016. Mensagem recebida por e-mail:
ca.carvalho@ufpi.edu.br.
BOLTER, J. D.; JOYCE, M. Hypertext and creative writing. Proceedings of Hypertext
New York: ACM, 1987. DOI: https://doi.org/10.1145/317426.317431.
BOLTER, J. D.; JOYCE, M. STORYSPACE: a tool for interaction, report to the
Markle Foundation regarding G85105. 1986. Disponível em: https://elmcip.net/
node/5253. Acesso em: 20 jul. 2019.
BOLTER, J. D.; JOYCE, M.; KRAKOWIAK, J. Notes on the collaborative effort to
create a data structure for interactive fiction. In: Michael Joyce Papers. Harry
Ransom Humanities Research Center, University of Texas at Austin, 1984.
BROCA, B. A vida literária no Brasil-1900. 5. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira
de Letras, 2005.
CHANDLER, A. D. Inventing the electronic century: the epic story of the consumer
electronics and computer industries. Cambridge: Harvard University Press, 2009.
CROWTHER, W. Colossal Cave Adventure, 1972 (Programa de Computador).
CROWTHER, W.; WOODS, D. Adventure: the interactive original, 1977. Disponível
em http://www.web-adventures.org/cgi-bin/webfrotz?s=Adventure. Acesso em:
abr. 2020.
DEHN, N. Story generation after Tale-Spin. Proceedings of the Seventh International
Conference on Artificial Intelligence, Los Altos: William Kaufmann, v. 1, p. 16-18,
DOUGLAS, J. Y. I have said nothing. Watertown: Eastgate Systems, 1994. 1 CD-ROM.
ENSSLIN, A. Canonizing hypertext: explorations and construction. Londres:
Continuum, 2007.
ENSSLIN, A. Hypertextuality. In: RYAN, M.; EMERSON, L.; ROBERTSON, B. J.
(Orgs.). The Johns Hopkins guide to digital media. Baltimore: The Johns Hopkins
University Press, 2014. p. 258-265.
ENTERTEINMENT SOFTWARE ASSOCIATION. U.S. video game content
generated $35.4 billion in revenue for 2019. 23 de janeiro de 2020. Disponível em
https://www.theesa.com/press-releases/u-s-video-game-content-generated-35-
-billion-in-revenue-for-2019/. Acesso em: 10 mar. 2020.
FRIEDRICH, O. The computer moves in. TIME, Nova York, v. 121, n. 1, 03 jan. 1983.
GEYH, P.; LEEBRON, F. G.; LEVY, A. From afternoon, a story. In: GEYH, P.;
LEEBRON, F. G.; LEVY, A. (Eds.). Postmodern American fiction: a Norton
anthology. Nova York: W. W. Norton & Company, 1997. p. 577-580.
GEYH, P.; LEEBRON, F. G.; LEVY, A. From I had said nothing. In: GEYH, P.;
LEEBRON, F. G.; LEVY, A. (Eds.). Postmodern American fiction: a Norton
anthology. Nova York: W. W. Norton & Company, 1997. p. 574-575.
HAYLES, N. K. Electronic Literature: what is it?. Electronic Literature Organization,
v. 1.0, 2 jan. 2007. Disponível em: https://eliterature.org/pad/elp.html. Acesso em:
abr. 2019.
HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução de F.
Oliveira. Alto de Santana: Madras, 2001.
HUTCHISON, A. Techno-historical limits of the interface: the performance of
interactive narrative experiences. 2009. 220 p. Thesis (PhD) – School of Media,
Culture, and Creative Arts, Department of Communication and Cultural Studies,
Curtin University of Technology, Perth, 2009.
JACKSON, S. Patchwork girl. Watertown: Eastgate Systems, 1995 (CD-Rom).
JOYCE, M. [About the Markle Report on Storyspace]. Remetente: Cláudio Augusto
Carvalho Moura. [S. l.], 17 ago. 2016. Mensagem recebida por e-mail:ca.c
arvalho@ufpi.edu.br.
JOYCE, M. afternoon, a story. In: Michael Joyce Papers. Harry Ransom Humanities
Research Center, University of Texas at Austin, 1987 (Disquete).
JOYCE, M. afternoon, a story. Watertown: Eastgate Systems, 1990 (CD-Rom).
JOYCE, M. [Correspondência pessoal]. Destinatário: Howard Saul Becker. 7 jan.
Cartas. In: Michael Joyce Papers. Harry Ransom Humanities Research
Center, University of Texas at Austin, 1982.
JOYCE, M. Draft of pseudocode for text processor. In: Michael Joyce Papers. Harry
Ransom Humanities Research Center, University of Texas at Austin, 1984.
JOYCE, M. Of two minds: hypertext pedagogy and poetics. Jackson: University of
Michigan Press: 1995.
JOYCE, M. The war outside Ireland: a novel. Jackson: Tinkers Dam Press, 1982.
KIRSCHENBAUM, M. G. [A question about your “Mechanisms”]. Remetente:
Cláudio Augusto Carvalho Moura. [S. l.], 9 jul. 2017. Mensagem recebida por
e-mail: ca.carvalho@ufpi.edu.br.
KIRSCHENBAUM, M. G. [About the Markle Report]. Remetente: Cláudio Augusto
Carvalho Moura. [S. l.], 10 out. 2016. Mensagem recebida por e-mail: ca.carvalho@
ufpi.edu.br.
KIRSCHENBAUM, M. G. Mechanisms: new media and forensic imagination.
Cambridge-MA: The MIT Press, 2008.
LANDOW, G. P. Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and
technology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1992.
LANDOW, G. P. Hypertext 2.0. Baltimore: The Johns Hopkins University Press,1997.
LANDOW, G. P. Hypertext 3.0: critical theory and technology in an age of
globalization. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.
MAHER, J. Let’s tell a story together: a history of Interactive Fiction. 2006. Disponível
em: http://maher.filfre.net/if-book/. Acesso em: 10 nov. 2019.
MALLOY, J.; MARSHALL, C. Forward anywhere. Watertown: Eastgate Systems, 1996
(CD-Rom).
MONTFORT, N. Twisty little passages: an approach to interactive fiction. Cambridge:
The MIT Press, 2003.
MOULTHROP, S. Victory Garden. Watertown: Eastgate Systems, 1991 (CD-Rom).
MOURA, C. A. C. Criação, teoria e crítica na literatura eletrônica estadunidense. 2018,
f. Tese (Doutorado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão,
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
RETTBERG, S. Electronic literature. In: RYAN, M.; EMERSON, L.; ROBERTSON, B.
J. (Eds.). The Johns Hopkins guide to digital media. Baltimore: The Johns Hopkins
University Press, 2014. p. 196-174.
RETTBERG, S. Electronic Literature seen from a distance: the beginnings of a
field. Dichtung digital, v. 41, 2012. Disponível em: http://www.dichtung-digital.
org/2012/41/walker-rettberg.htm. Acesso em: 19 jul. 2019.
RETTBERG, S. The American hypertext novel, and whatever became of it? In:
KOENITZ, H. et al. (Eds.). Interactive digital narrative: history, theory and
practice. Nova York: Routledge, 2015. p. 22-35.
RYAN, M. Narrative and digitality: learning to think with the medium. In: PHELAN,
J.; RABINOWITZ, P.J. A companion to narrative theory. Malden: Blackwell
Publishing, 2005. p. 517-528.
SOKAL, A.; BRICMONT, J. Imposturas intelectuais. Tradução de Max Altman. Rio de
Janeiro: Record, 1999.
TIME. Nova York: Time Inc., v. 121, n. 1, 03 jan. 1983.
WARDRIP-FRUIN, N. Playable media and textual instruments. Dichtung Digital, v.
, p. 211-254, 2005. DOI: https://doi.org/10.14361/9783839404935-010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cláudio Augusto Carvalho Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.