Da ficção interativa à hiperficção: um comentário sobre a gênese da literatura eletrônica Estadunidense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74793

Resumo

O presente artigo revisita e discute o início da Literatura Eletrônica estadunidense a partir do nascimento da Ficção Interativa nos anos 1970. Na esteira, segue até a década de 1980 para avaliar os impactos da revolução informática no fazer literário, assim como o surgimento de um maior interesse teórico-crítico nas relações entre literatura e tecnologia. Para tanto, apresenta o surgimento dessa área de estudo através da história do subgênero Hiperficção a partir do programa de criação textual Storyspace (1987), criado por Michael Joyce e Jay Bolter, sua aquisição pela Eastgate Systems e o surgimento, como resultado, do único corpus literário coeso e reconhecido do gênero. Por fim, este estudo expõe e analisa a relação entre a Ficção Interativa e a Hiperficção no interstício em que se deu o declínio da primeira e a ascensão da segunda, na busca de entender seus motivos e impactos no cenário da Literatura Eletrônica.

Biografia do Autor

Cláudio Augusto Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí

Professor de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Inglesa da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Literatura Digitalizada (NUPLID/UFPI) e do Projeto Morfologia da Ficção Especulativa. Doutor em Literatura/Teoria Literária (UFSC).

Referências

ADAMS, D.; MERETZKY, S. The hitchhiker’s guide to the galaxy. [Jogo] Cambridge:

Infocom, 1984.

AARSETH, E. J. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore: Johns

Hopkins University Press, 1997.

BARNETT, B. Memory machines: the evolution of hypertext. Nova York: Anthem

Press, 2013.

BELL, A.; ENSSLIN, A; RUSTAD, H. K. From theorizing to analysing digital fiction.

In: BELL, A.; ENSSLIN, A; RUSTAD, H. K. Analysing digital fiction. Nova York:

Routledge, 2014. p. 3-17.

BERNSTEIN, M. Storyspace 3. HT’16 - Proceedings of the 27th ACM Conference

on Hypertext and Social Media. Halifax, ACM: 2016. DOI: https://doi.

org/10.1145/2914586.2914624.

BERNSTEIN, M. The bookmark and the compass: orientation tools for hypertext

users. ACM SIGOIS Bulletin, v. 9, n. 4, p. 34-45, out, 1988. DOI: https://doi.

org/10.1145/51640.51645.

BERNSTEIN, M. The Tinderbox way. Watertown: Eastgate Systems, 2017.

BERNSTEIN, M.; ATZENBECK, C. Interview with Mark Bernstein. ACM SIGWEB

newsletter, Nova York, v. 2008, n. 4, p. 1-5, verão, jun. 2008. DOI: https://doi.

org/10.1145/1377501.1377505.

BOLTER, J. D. The idea of literature in the electronic medium. Topic, v. 39. p. 23-34,

Fall, 1985.

BOLTER, J. D. Turing’s man: western culture in the computer age. Chapel Hill: The

University of North Carolina Press, 1984.

BOLTER, J. D. [About the Markle Report on Storyspace]. Remetente: Cláudio

Augusto Carvalho Moura. [S. l.], 16 ago. 2016. Mensagem recebida por e-mail:

ca.carvalho@ufpi.edu.br.

BOLTER, J. D.; JOYCE, M. Hypertext and creative writing. Proceedings of Hypertext

New York: ACM, 1987. DOI: https://doi.org/10.1145/317426.317431.

BOLTER, J. D.; JOYCE, M. STORYSPACE: a tool for interaction, report to the

Markle Foundation regarding G85105. 1986. Disponível em: https://elmcip.net/

node/5253. Acesso em: 20 jul. 2019.

BOLTER, J. D.; JOYCE, M.; KRAKOWIAK, J. Notes on the collaborative effort to

create a data structure for interactive fiction. In: Michael Joyce Papers. Harry

Ransom Humanities Research Center, University of Texas at Austin, 1984.

BROCA, B. A vida literária no Brasil-1900. 5. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira

de Letras, 2005.

CHANDLER, A. D. Inventing the electronic century: the epic story of the consumer

electronics and computer industries. Cambridge: Harvard University Press, 2009.

CROWTHER, W. Colossal Cave Adventure, 1972 (Programa de Computador).

CROWTHER, W.; WOODS, D. Adventure: the interactive original, 1977. Disponível

em http://www.web-adventures.org/cgi-bin/webfrotz?s=Adventure. Acesso em:

abr. 2020.

DEHN, N. Story generation after Tale-Spin. Proceedings of the Seventh International

Conference on Artificial Intelligence, Los Altos: William Kaufmann, v. 1, p. 16-18,

DOUGLAS, J. Y. I have said nothing. Watertown: Eastgate Systems, 1994. 1 CD-ROM.

ENSSLIN, A. Canonizing hypertext: explorations and construction. Londres:

Continuum, 2007.

ENSSLIN, A. Hypertextuality. In: RYAN, M.; EMERSON, L.; ROBERTSON, B. J.

(Orgs.). The Johns Hopkins guide to digital media. Baltimore: The Johns Hopkins

University Press, 2014. p. 258-265.

ENTERTEINMENT SOFTWARE ASSOCIATION. U.S. video game content

generated $35.4 billion in revenue for 2019. 23 de janeiro de 2020. Disponível em

https://www.theesa.com/press-releases/u-s-video-game-content-generated-35-

-billion-in-revenue-for-2019/. Acesso em: 10 mar. 2020.

FRIEDRICH, O. The computer moves in. TIME, Nova York, v. 121, n. 1, 03 jan. 1983.

GEYH, P.; LEEBRON, F. G.; LEVY, A. From afternoon, a story. In: GEYH, P.;

LEEBRON, F. G.; LEVY, A. (Eds.). Postmodern American fiction: a Norton

anthology. Nova York: W. W. Norton & Company, 1997. p. 577-580.

GEYH, P.; LEEBRON, F. G.; LEVY, A. From I had said nothing. In: GEYH, P.;

LEEBRON, F. G.; LEVY, A. (Eds.). Postmodern American fiction: a Norton

anthology. Nova York: W. W. Norton & Company, 1997. p. 574-575.

HAYLES, N. K. Electronic Literature: what is it?. Electronic Literature Organization,

v. 1.0, 2 jan. 2007. Disponível em: https://eliterature.org/pad/elp.html. Acesso em:

abr. 2019.

HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução de F.

Oliveira. Alto de Santana: Madras, 2001.

HUTCHISON, A. Techno-historical limits of the interface: the performance of

interactive narrative experiences. 2009. 220 p. Thesis (PhD) – School of Media,

Culture, and Creative Arts, Department of Communication and Cultural Studies,

Curtin University of Technology, Perth, 2009.

JACKSON, S. Patchwork girl. Watertown: Eastgate Systems, 1995 (CD-Rom).

JOYCE, M. [About the Markle Report on Storyspace]. Remetente: Cláudio Augusto

Carvalho Moura. [S. l.], 17 ago. 2016. Mensagem recebida por e-mail:ca.c

arvalho@ufpi.edu.br.

JOYCE, M. afternoon, a story. In: Michael Joyce Papers. Harry Ransom Humanities

Research Center, University of Texas at Austin, 1987 (Disquete).

JOYCE, M. afternoon, a story. Watertown: Eastgate Systems, 1990 (CD-Rom).

JOYCE, M. [Correspondência pessoal]. Destinatário: Howard Saul Becker. 7 jan.

Cartas. In: Michael Joyce Papers. Harry Ransom Humanities Research

Center, University of Texas at Austin, 1982.

JOYCE, M. Draft of pseudocode for text processor. In: Michael Joyce Papers. Harry

Ransom Humanities Research Center, University of Texas at Austin, 1984.

JOYCE, M. Of two minds: hypertext pedagogy and poetics. Jackson: University of

Michigan Press: 1995.

JOYCE, M. The war outside Ireland: a novel. Jackson: Tinkers Dam Press, 1982.

KIRSCHENBAUM, M. G. [A question about your “Mechanisms”]. Remetente:

Cláudio Augusto Carvalho Moura. [S. l.], 9 jul. 2017. Mensagem recebida por

e-mail: ca.carvalho@ufpi.edu.br.

KIRSCHENBAUM, M. G. [About the Markle Report]. Remetente: Cláudio Augusto

Carvalho Moura. [S. l.], 10 out. 2016. Mensagem recebida por e-mail: ca.carvalho@

ufpi.edu.br.

KIRSCHENBAUM, M. G. Mechanisms: new media and forensic imagination.

Cambridge-MA: The MIT Press, 2008.

LANDOW, G. P. Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and

technology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1992.

LANDOW, G. P. Hypertext 2.0. Baltimore: The Johns Hopkins University Press,1997.

LANDOW, G. P. Hypertext 3.0: critical theory and technology in an age of

globalization. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.

MAHER, J. Let’s tell a story together: a history of Interactive Fiction. 2006. Disponível

em: http://maher.filfre.net/if-book/. Acesso em: 10 nov. 2019.

MALLOY, J.; MARSHALL, C. Forward anywhere. Watertown: Eastgate Systems, 1996

(CD-Rom).

MONTFORT, N. Twisty little passages: an approach to interactive fiction. Cambridge:

The MIT Press, 2003.

MOULTHROP, S. Victory Garden. Watertown: Eastgate Systems, 1991 (CD-Rom).

MOURA, C. A. C. Criação, teoria e crítica na literatura eletrônica estadunidense. 2018,

f. Tese (Doutorado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão,

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

RETTBERG, S. Electronic literature. In: RYAN, M.; EMERSON, L.; ROBERTSON, B.

J. (Eds.). The Johns Hopkins guide to digital media. Baltimore: The Johns Hopkins

University Press, 2014. p. 196-174.

RETTBERG, S. Electronic Literature seen from a distance: the beginnings of a

field. Dichtung digital, v. 41, 2012. Disponível em: http://www.dichtung-digital.

org/2012/41/walker-rettberg.htm. Acesso em: 19 jul. 2019.

RETTBERG, S. The American hypertext novel, and whatever became of it? In:

KOENITZ, H. et al. (Eds.). Interactive digital narrative: history, theory and

practice. Nova York: Routledge, 2015. p. 22-35.

RYAN, M. Narrative and digitality: learning to think with the medium. In: PHELAN,

J.; RABINOWITZ, P.J. A companion to narrative theory. Malden: Blackwell

Publishing, 2005. p. 517-528.

SOKAL, A.; BRICMONT, J. Imposturas intelectuais. Tradução de Max Altman. Rio de

Janeiro: Record, 1999.

TIME. Nova York: Time Inc., v. 121, n. 1, 03 jan. 1983.

WARDRIP-FRUIN, N. Playable media and textual instruments. Dichtung Digital, v.

, p. 211-254, 2005. DOI: https://doi.org/10.14361/9783839404935-010.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Edição

Seção

Contextos literários: releituras e intertextos