Olhando para The Word for World is Forest , de Ursula K. Le Guin, para encontrar maneiras de responder aos dilemas do Antropoceno
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e75377Resumo
Em The Word for World is Forest (1972), Ursula K. Le Guin imagina um futuro distópico em que os humanos (Terrans) enfrentam a tarefa de saquear outros planetas para obter o recurso que esgotaram na Terra: a madeira. No planeta Athshe, os Terrans encontram densas florestas e uma pacífica população de humanos, e são rápidos em reproduzir práticas fundadas na lógica dualista que coloca os humanos (cultura) contra a natureza. Essas práticas e representações da terra ressoam com os dilemas do Antropoceno, a "era dos humanos", onde a perda de biodiversidade, mudanças climáticas, desmatamento maciço, entre outras práticas, estão soando um alarme que muitos associam com o fim do mundo como nós o conhecemos. Athsheans, como demonstro neste artigo, criam um movimento de resistência às práticas terráqueas que não se baseia na violência (embora eles a apliquem a contragosto), mas em se agarrar a uma visão de mundo que é não dualista e baseada em sonhos e que pode servir para nos informar sobre como resistir à lógica que nos levou ao Antropoceno em primeiro lugar.
Referências
Alaimo, Stacy. “Your Shell on Acid. ”Anthropocene Feminism. Edited by Richard
Grusin, Minnesota UP, 2017, e-book.
Barad, Karen. “Posthuman Performativity: Toward an Understanding of How Matter
Comes to Matter”. Signs: Journal of Women in Culture and Society, vol. 28, no. 3,
, pp. 801-831.
Bernardo, Susan M, and Graham J. Murphy. Ursula K. Le Guin: A Critical Companion.
Greenwood Press, 2006.
Burns, Tony. Political Theory, Science Fiction, and Utopian Literature: Ursula K Le
Guin and The Dispossessed. Lexington Books, 2010.
Chakrabarty, Dipesh. “The Climate of History: Four Theses”. Critical Inquiry, Vol. 35,
No. 2 (Winter 2009), pp. 197-222.
Haraway, Donna J. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Duke
UP, 2016.
______. When Species Meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.
______. “Otherwordly conversations, Terran Topics, Local Terms.” Material
Feminisms. Indiana University Press, 2008, pp. 157-187.
Heise, Ursula. “The Hitchhiker’s Guide to Ecocriticism”. PMLA, Vol. 121, No. 2, Mar.,
, pp. 503-516.
Krenak, Ailton. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. Companhia das Letras, 2019.
Le Guin, Ursula K. The Word for World is Forest. Tom Doherty Associates, 2010.
______. “A Left-Handed Commencement Address”. Dancing at the Edge of the World:
Thoughts on Words, Women, Places. Grove Press, 1989.
Lindow, Sandra J. Dancing the Tao: Le Guin and Moral Development. Cambridge
Scholars Publishing, 2012.
Murphy, Patrick D. Ecocritical explorations in literary and cultural studies: fences,
boundaries, and fields. Lexington Books, 2009.
Rockström, Johan et al. “Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating
Space for Humanity,” Ecology and Society Vol. 14, No 2: 32, 2009, http://www.
ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/
Stengers, Isabelle. “Gaia, the Urgency to Think (and Feel).” Os Mil Nomes de Gaia.
Sept. 2014, https://osmilnomesdegaia.files.wordpress.com/2014/11/isabellestengers.
pdf.
Westling, Louise. “Introduction.” The Cambridge Conpanion to Literature and the
Environment. Edited by Louise Westling. Cambridge, 2014.
Zalasiewicz, J. et al. “When did the Anthropocene begin? A mid-twentieth century
boundary level is statigraphically optimal.” Quaternary International xxx (2014),
pp. 1-8.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Melina Pereira Savi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.