Time and space in reading – the interplay between pleasure and comprehension in a reading task

Autores

  • Vilson Jose Leffa Universidade Católica de Pelotas

Resumo

This paper investigates the correlation between comprehension and pleasure in a reading task. While comprehension is defined here within a spatial dimension, including the reader’s ability to relate the text being read to other texts, pleasure is seen as the reader’s reaction to the text, in a more temporal perspective. To test the hypotheses that there is a positive correlation between them, 67 students from 5th grade to university level were asked to read a text and answer a comprehension/reaction questionnaire. The results showed that there is a positive correlation between comprehension and pleasure. Aspects involving intertextuality, interest and previous knowledge are also discussed.

Biografia do Autor

Vilson Jose Leffa, Universidade Católica de Pelotas

Vilson J. Leffa doutorou-se em Lingüística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é professor da Universidade Católica de Pelotas. Foi duas vezes presidente da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (ALAB). Tem pesquisado na área de leitura, produção textual e política do ensino de línguas estrangeiras. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior. No Brasil publicou o livro Aspectos da Leitura: Uma Perspectiva Psicolingüística (1996) e organizou vários outros: Autonomy in Language Learning (1994), O ensino da leitura e produção textual ; alternativas de renovação (Com Aracy Pereira em 1999), As palavras e sua companhia ; o léxico na aprendizagem (2000), O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão ( em duas edições: 2001 e 2006), A interação na aprendizagem das línguas (em duas edições: 2003 e 2006), Produção de materiais de ensino: teoria e prática (2003) e Pesquisa em Lingüística Aplicada : temas e métodos (2006) . Organizou também o CD-ROM Textos em Lingüística Aplicada (TELA), em três edições (2000, 2003 e 2006). Mais recentemente concentrou-se no estudo das novas tecnologias no ensino de línguas, incluindo o computador e o ensino a distância.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos