As potencialidades do gênero podcast no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral na aprendizagem de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e79454

Resumo

O gênero virtual podcast tem se tornado, cada vez mais, um recurso digital com potencial para o aprendizado, dada sua natureza de ser um gênero informativo. O presente estudo objetivou investigar as potencialidades do uso de podcasts para o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral em língua inglesa. Mais especificamente, buscou-se verificar o desempenho dos alunos ao utilizarem podcasts para o desenvolvimento e aprimoramento da compreensão oral na língua inglesa; e analisar a percepção dos alunos em relação ao desenvolvimento da habilidade de compreensão oral em língua inglesa por meio do uso de podcasts. Para tanto, aplicou-se um conjunto de atividades com questões objetivas e subjetivas de compreensão de quatro podcasts, a seis aprendizes de inglês como língua estrangeira. Os dados foram coletados por meio de respostas escritas das atividades realizadas pelos participantes. Os resultados da análise mostram que houve desenvolvimento da habilidade de compreensão oral ao longo do processo de realização das atividades propostas. Os resultados mostram, também, a percepção positiva dos participantes sobre o potencial do uso de podcasts como possibilidade de familiarização com a língua inglesa falada por nativos e não-nativos em diferentes contextos pelo mundo.

Referências

ABDULRAHMAN, Tryanti; BASALAMAH, Nony; WIDODO, Mohammad R. The impact of podcasts on EFL students’ listening comprehension. International Journal of language Education, vol. 2, n. 2, p. 23-33, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1245044.pdf.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

CHAN, Wai M.; CHI, Seo W.; CHIN, Kwee N.; LIN, Chiung Y. Students’ Perceptions of and Attitudes towards Podcast-Based Learning – A Comparison of Two Language Podcast Projects. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, Singapure, v. 8, Suppl. 1, p. 312–335. 2011. Disponível em: https://e-flt.nus.edu.sg/v8s12011/chan.pdf.

D’ELY, Raquel C. S. F.; GUARÁ-TAVARES, Maria da Glória. L2 Learning/teaching and Technology: A ‘CALL’ for a change? Ilha do Desterro, 66, p. 9-18. Florianópolis, SC. 2014. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p9/27357.

DUTRA, Alessandra; SANTOS, Cíntia P. dos; SANTOS, Givan J. F. dos; BELL’AVER, Jéssica E. M.; IDALGO, Luciana. O Podcast no Ensino de Inglês: Contribuição para a Prática Oral de Estudantes do Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 17, número especial Selitec 15/16, p. 426-431, 2016. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/4541.

FINARDI, Kyria R.; PORCINO, Maria C. Tecnologia e Metodologia no Ensino de Inglês: Impactos da Globalização e da Internacionalização. Ilha do Desterro, 66, p. 239-284. Florianópolis, SC. 2014. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p239/27364.

FOX, Anne. Using Podcasts in the EFL Classroom. Teaching English as a Second or Foreign Language, v. 11, n. 4, p. 1-11, 2008. Disponível em: http://tesl-ej.org/ej44/a4.html.

GIMENEZ, Telma; RAMOS, Samantha G. M. Planejamento e implementação de curso online como atividade de estágio curricular na área de Inglês. Ilha do Desterro, 66, p. 101-122. Florianópolis, SC. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p101/27382.

GIMENEZ, Telma; EL KADRI, Michele S.; SIMÕES CALVO, Luciana C.; SIQUEIRA, Domingos S. P.; PORFIRIO, Lucielen. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 15, n. 3, Belo Horizonte, 2015. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/rbla/v15n3/1984-6398-rbla-15-03-00593.pdf

HASAN, Masudul. HOON, Tan Bee. Podcast Applications in Language Learning: A Review of Recent Studies. English Language Teaching, v. 6, n. 2; p. 128-135. 2013. Disponível em: http://ccsenet.org/journal/index.php/elt/article/view/23820.

JAIN, Seema. HASHMI, Farha. Advantages Of Podcasts In English Language Classroom. Journal of Indian Research, v. 1, n. 2, p. 158-163, 2013. Disponível em: http://mujournal.mewaruniversity.in/jir2/23.pdf.

KACHRU, Braj. Standards, Codification and Sociolinguistic Realism: The English Language in the outer circle. In: Quirk Randolph; Widdowson Henry (Eds.). English in the World. Cambridge University Press, UK, 1985.

PASTORE, Raymond. Students’ perceptions of podcasts in the classroom. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 5, n. 12, 2008. Disponível em: https://www.itdl.org/Journal/Dec_08/article04.htm

REIS, Suzana C. dos; GOMES, Adilson F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, vol. 12, n. 3, p. 367-379, set./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11.

TUMOLO, Celso. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro, 66, p. 203-238. Florianópolis, SC. 2014. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p203/27363.

Downloads

Publicado

2021-09-08