Entrevista com Adolfo Tanzi Neto: uma perspectiva sócio-histórico-cultural do ensino híbrido e suas tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80011

Resumo

Entrevista realizada com o professor Adolfo Tanzi Neto, professor de inglês do Departamento de Línguas Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ), acerca de reflexões sobre ensino híbrido e utilização de tecnologias em contextos educacionais.

Referências

BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI; F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KONTOPODIS, M; DAFERMOS, M; TANZI NETO, A. Instead of an epilogue. “We are on fire”: Crisis as turning point, Vygotsky and social change. In: TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.

STETSENKO, A. Transformative activist stance for education: Inventing the future in moving beyond the status quo. In: T. CORCORAN (Ed.). Psychology in Education: Critical Theory-Practice. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2014.

STETSENKO, A. The Transformative Mind: Expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York, Cambridge University Press, 2016.

STETSENKO, A. Transformative Activist Stance: Agency. In: STETSENKO, A. (Org.) The Transformative Mind: expanding Vygotsky's approach to development and education. Cambridge University Press: New York, 2017.

TANZI NETO, A. Arquitetônica social escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein, espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle. Campinas: Pontes editores, 2017.

TANZI NETO, A.; OLIVEIRA, G. C. de A. Translocalidade, repertórios e indexicalidade: efeitos constitutivos do discurso contemporâneo em espaços digitais superdiversos. Revista Intercâmbio, v. XXXVIII: 46-68, 2018. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759X.

TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-08