Entrevista com Adolfo Tanzi Neto: uma perspectiva sócio-histórico-cultural do ensino híbrido e suas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80011Resumo
Entrevista realizada com o professor Adolfo Tanzi Neto, professor de inglês do Departamento de Línguas Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ), acerca de reflexões sobre ensino híbrido e utilização de tecnologias em contextos educacionais.
Referências
BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI; F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KONTOPODIS, M; DAFERMOS, M; TANZI NETO, A. Instead of an epilogue. “We are on fire”: Crisis as turning point, Vygotsky and social change. In: TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.
STETSENKO, A. Transformative activist stance for education: Inventing the future in moving beyond the status quo. In: T. CORCORAN (Ed.). Psychology in Education: Critical Theory-Practice. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2014.
STETSENKO, A. The Transformative Mind: Expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York, Cambridge University Press, 2016.
STETSENKO, A. Transformative Activist Stance: Agency. In: STETSENKO, A. (Org.) The Transformative Mind: expanding Vygotsky's approach to development and education. Cambridge University Press: New York, 2017.
TANZI NETO, A. Arquitetônica social escolar: Vygotsky, Bakhtin e Bernstein, espaços, discursos, artefatos e suas relações de poder e controle. Campinas: Pontes editores, 2017.
TANZI NETO, A.; OLIVEIRA, G. C. de A. Translocalidade, repertórios e indexicalidade: efeitos constitutivos do discurso contemporâneo em espaços digitais superdiversos. Revista Intercâmbio, v. XXXVIII: 46-68, 2018. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759X.
TANZI NETO, A; LIBERALI, F.; DAFERMOS, M. (Editores). Revisiting Vygotsky for social change: bringing together theory and practice. Peter Lang Publishing, Inc., New York, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Quartarolo Vargas, Christine Nicolaides
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.