Curso English Online 3D no Moodle: uma proposta de artefato digital para o ensino de inglês como língua adicional na modalidade híbrida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80730

Resumo

Estudos prévios discutem modelos/frameworks para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de inglês como língua adicional na área de Linguística Aplicada. Por outro lado, percebemos ainda a necessidade de melhor estabelecer diretrizes para orientar o desenvolvimento de recursos digitais, já que os modelos existentes raramente descrevem os procedimentos desse processo. Para isso, o objetivo deste artigo é descrever um modelo para dar suporte ao desenvolvimento de artefatos digitais, tendo por base uma perspectiva sociocultural para o ensino de línguas, bem como incluindo e implementando em seu design a pedagogia de gêneros e de multiletramentos. Para ilustrar o Modelo Cíclico de Desenvolvimento de Artefatos Digitais (MoDE), apresento o English Online 3D e destaco as fases que envolvem o design de materiais digitais, as quais são: (1)Análise, (2)Planejamento, (3)Design da interface, (4)Testagem do protótipo, (5)(Re)design, (6) Aplicação e (7) Avaliação

Biografia do Autor

Susana Cristina dos Reis, UFSM

Professora adjunto do Curso de Letras da UFSM, possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Unversidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista no Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas mediado por computador, ensino de leitura em língua inglesa, educação a distância e produção de jogos educativos online.Tem desenvolvido pesquisas sobre games online, letramento digital, formação (continuada) de professores para o contexto digital, Elaboração de material didático digital e EAD.

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Publicado

2021-09-08