O ensino remoto emergencial e o uso de recursos digitais em aulas de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80751

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o modo pelo qual os recursos digitais planejados para um curso de graduação em Letras Português-Inglês foram recebidos pelos discentes da UFXXX, em um cenário de pandemia. A pesquisa foi baseada na pesquisa-ação, com a análise do planejamento, ação, observação e reflexão do que foi desenhado para o curso, bem como do que foi avaliado pelos alunos, com o levantamento de algumas reflexões capazes de nortear futuras práticas. Foi possível, assim, perceber que os alunos conseguiram identificar a interatividade proposta com os recursos utilizados e creditaram à essa interatividade o sucesso alcançado ao final do curso, destacando, no entanto, que, mesmo promissores, esses resultados ainda estão muito distantes do que já havia sido verificado com o ensino presencial.

Referências

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BROOKS, C.; GRAJEK, S. (2020 March 12). Faculty readiness to begin fully remote teaching. Educause Review. https://er.educause.edu/blogs/2020/3/faculty‐readiness‐ to‐begin‐fully‐remote‐teaching

CORNWELL, Steve. Interview with Anne Burns and Graham Crookes. The Language Teacher, vol. 23, no. 12, pp. 5–10, 1999.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em:

https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote- teaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 20 fev. 2021.

KUMARAVADIVELU, B. Toward as postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, v. 35, n.4, p. 537–560, 2001.

PALTRIDGE, Brian; PHAKITI, Aek. Research methods in applied linguistics: a practical resource. London: Bloomsbury Academic, an imprint of Bloomsbury Publishing Plc, 2015.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia da covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas: educação. vol. 10 n. 1 – 2020.

SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 20 fev. 2021.

SILVA, Paulo Roberto Boa Sorte. A graduação em letras-inglês como formação contínua: desfazendo unilateralidades. Tese (Doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Sã0 Paulo-SP, 2014.

Downloads

Publicado

2021-09-08