Formação docente em contextos de EMI: uma visão parcial do brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e82399Resumo
Pesquisas sobre EMI têm aumentado em todo o mundo, especialmente na
Europa e no Sudeste Asiático (Macaro et al., 2018). No Brasil, estudos têm se
concentrado na implementação de EMI em instituições de ensino superior e em formas
de melhorá-lo (Baumvol & Sarmento, 2019). Este artigo analisa cursos preparatórios
para EMI oferecidos em instituições de ensino superior brasileiras, de acordo com
publicações de 2016 a 2020. Para identificar os cursos oferecidos pelas instituições
brasileiras que apoiam EMI, fizemos uma pesquisa nos sites de busca Google e Google
Acadêmico para mapear publicações entre 2016-2020 sobre esses cursos. Por meio de
análise de conteúdo, concluímos que os esforços iniciais para preparar professores para
contextos de EMI apresentam uma grande variedade de objetivos, durações e
abordagens, com muitas lacunas de pesquisa que necessitam de maior desenvolvimento.
Referências
Aizawa, I.; Rose, H. (2019). An analysis of Japan’s English as medium of instruction
initiatives within higher education: the gap between meso-level policy and microlevel
practice. Higher Education, 77, 1125-1142.
Baumvol, L. K.; Sarmento, S. (2016). A internacionalização em casa e o uso de inglês
como meio de instrução. In: M. S. Beck; M. E. Moritz; M. L. M. Martins; V. Heberle
(orgs.), Echoes: Further Reflections on Language and Literature. Florianópolis:
UFSC, (pp. 65-82).
Baumvol, L. K.; Sarmento, S. (2019). Can the use of English as a Medium of Instruction
promote a more inclusive and equitable higher education in Brazil? Simon Fraser
University Educational Review, 12(2), 87-105.
Celani, M. A.; Freire, M. M.; Ramos, R. C. G. (Orgs.). 2009. A abordagem instrumental
no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. 1ª ed., Campinas,
Mercado de Letras.
Curle, S.; Yuksel, D.; Soruc, A.; Altay, M. (2020). Predictors of English Medium
Instruction academic success: English proficiency versus First language medium.
System, 95(1):1-29.
Dearden, J. (2015). English as a medium of instruction: A growing global phenomenon.
London: British Council. Available at: https://www.britishcouncil.org/education/
ihe/knowledge%20centre/english-language-higher-education/report-englishmediuminstruction.
Access on: May 28, 2021.
Galloway, N. (2020). English in higher education. English medium Part 1. London,
British Council.
Galloway, N.; Rose, H. (2021). English medium instruction and the English language
practitioner. ELT Journal, 75(1), 33-41.
Gimenez, T. (2019) Language ideologies and English as a medium of instruction:
language policy enactment n Brazilian universities In: K. Finardi (org) English in
the South. (pp.51-74). Londrina: EDUEL.
Gimenez, T.; Sarmento, S.; Archanjo, R.; Zicman, R.; Finardi, K. (2018). Guide to
English as a Medium of Instruction in Brazilian Higher Education institutions
-2019. Available at: https://faubai.org.br/britishcouncilfaubaiguide2018.pdf.
Access on: May 28, 2021.
Gimenez, T.; Simões, L. C.; El Kadri, M. S.; Marson, M. Z.; El Kadri, A. (2021). Por
uma agenda de pesquisa sobre inglês como meio de instrução no contexto de
ensino superior brasileiro. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(2), 518-534.
Jordão, C. M. (2016). Decolonizing identities: English for internationalization in a
Brazilian university. Interfaces Brasil/Canadá, 16(1), 191-209.
Jordão, C. M. (2019). Intelligibility, mimicry and internationalization. In: Murata, K.
(ed.). EMI from an ELF perspective. (pp. 32-45). Abingdon, Routledge.
Jordão, C. M.; Figueiredo, E. H. D.; Laufer, G. F.; Frankiw, T. C. (2020).
Internacionalização em inglês: sobre esse tal de unstoppable train e de como
abordar a sua locomotiva. Revista Ñemitỹrã, 1(2), 30-43.
Knight, J. (2021). Higher education internationalization: concepts, rationales and
frameworks. Revista Redalint, 1(1), 65-88.
Macaro, E.; Curle, S.; Pun, J; An, J.; Dearden, J. (2018). A systematic review of English
medium instruction in higher education. Cambridge University Press 2017, 51(1),
-76.
Macaro, E.; Akincioglu, M.; Han, S. (2019). English medium instruction in higher
education: Teacher perspectives on professional development and certification.
International Journal of Applied Linguistics, 30(1), 144-157.
Martinez, R. (2016). English as a Medium of Instruction (EMI) in Brazilian higher
education: challenges and opportunities. In: Finardi, K. R. (ed.), English in Brazil:
views, policies and programs. (pp. 193-228). Londrina, Eduel.
Martinez, R.; Fernandes, K. (2020). Development of a Teacher Training Course
for English Medium Instruction for Higher Education Professors in Brazil. In:
Sánchez-Pérez, M. M. (org.). Advances in Higher Education and Professional
Development. (pp. 125-152). IGI Global.
Pecorari, D.; Malmstrom, H. (2018). At the crossroads of TESOL and English Medium
Instruction. TESOL Quarterly, 52(3), 497-515.
Pusey, K. J. (2020a). Lessons Learned Piloting an EMI Support Course at a Southern
Brazilian University. Brazilian English Language Teaching Journal BELT, 11(2),
-11.
Pusey, K. J. (2020b). Addressing conceptual disagreements and representation in
EMI teacher education. REGIT, 14(2), 102-114.
Rios, E.S.; Calvo, L.C.S., Novelli, J. (orgs) (2021) Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas,
práticas e desafios de uma política linguística de Estado. Curitiba: SETI.
Rodrigues, B. G.; Rocha, A. O. (2020). Reflecting about the challenge of using English
as a Medium of Instruction in Piaui. In: C. L. Richter; D. G. Nóbrega; F. A. M.
Souza; J. F. Nascimento (orgs.), Language teaching-learning in the 21st century.
(pp. 119-128) São Paulo, Mentes Abertas.
Sarmento, S.; Abreu-e-Lima, D.; Moraes Filho, W. (orgs) (2016) Do inglês sem
fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Schreier, M. (2012). Qualitative content analysis in practice. Sage publications.
Verdu, F. C. (2017). EMI (English as a Medium of Instruction) como estratégia de
internacionalização em casa: um estudo de caso num programa de pós-graduação
em administração. São Paulo. Anais do EnANPAD 2017, São Paulo, SP. p. 1-8.
Wilkinson, R.; Gabriëls, R. (eds) (2021). The Englishization of higher education in
Europe. Amsterdam: Amsterdam University Press.
Züge, A.; Barreto, A.; Novelli, J. (2020). EMI em foco: percepções, possibilidades e
desafios. Revista NUPEM, 12(26), 43-61.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marilice Zavagli Marson, Telma Gimenez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.