Discurso e sociedade na aula de Inglês como língua adicional: proposta de ensino baseado em conteúdo sob a perspectiva educativa de projetos de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e82527

Resumo

Apresentamos uma proposta de ensino de Inglês como Língua Adicional, assumindo os conceitos de discurso (linguagem como prática social em gêneros discursivos) como constitutivo da vida social e, portanto, essencial a questões que envolvem a experiência humana. Mobilizamos e inter-relacionamos conceitos da Perspectiva educativa de projetos de trabalho (HERNÁNDEZ, 2014) e do Ensino baseado em conteúdo (LYSTER, 2018), exemplificando nossa discussão teórica com um projeto interdisciplinar, como possível abordagem de referência para uma variedade de propostas pedagógicas situadas em diferentes contextos de ensino. Tentamos expor os desafios e as vantagens da apropriação do conceito de gênero discursivo, considerando discussões no campo da Linguística Aplicada e possibilidades atuais para a educação linguística.

Biografia do Autor

Désirée Motta-Roth, Universidade Federal de Santa Maria

DÉSIRÉE MOTTA ROTH é Professora Titular de Inglês e Linguística Aplicada na Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, onde tem lecionado sobre ensino de línguas e análise crítica de gêneros/discurso desde uma perspectiva teórica e aplicada desde 1984 e atuado como coordenadora científica do LALER-Laboratório de Pesquisa e Ensino da Leitura e da Escrita desde 1998. É pesquisadora do Conselho Nacional para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (CNPq) desde 1998 e tem desenvolvido pesquisa e publicação sobre educação linguística, discurso e letramentos. Atuou como Coordenadora (2010-2008 e 2008-2006) do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística e como Vice-Presidente (2010-2012) e Presidente (2012-2013) da ALSFAL- Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. Suas publicações incluem capítulos e livros como “Escrevendo na universidade: pedagogia de produção textual orientada para o contexto acadêmico” (2018); “Literacidades académico-científicas como procesos socialmente aprendidos” (2018); Produção textual na universidade (2010, com G. R. Hendges), e uma série de artigos como “Discurso de professores e estudantes sobre letramentos acadêmicos em robótica” (2019, com Selbach, H.); “Literacia acadêmica: avaliatividade e sanção social sobre autoria e integridade científica” (2018, com Selbach, H.; Schmidt, A.); “Letramentos acadêmicos: avaliação e sanção social sobre autoria e integridade científica” (2018, com Selbach, H.; Carvalho, A.); “Uma breve cartografia dos estudos de gênero no Brasil” (2015, com V. Heberle).

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Colaborou, durante seu doutoramento, com o projeto Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima em comunidades na produção de conhecimento (MOTTA-ROTH, 2014-2018) da linha de pesquisa Linguagem no contexto social do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, associada ao GRPesq/CNPq Linguagem como prática social. Atualmente, é colaboradora dos projetos de pesquisa 1) Laboratório virtual de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon): pesquisa, ensino e extensão da UFSM e 2) FELICE/ CNPq - Formação de professores e ensino de línguas para crianças da Universidade Estadual de Londrina. Colabora com os projetos de extensão 1) LabEOn: Ensino de Línguas a distância via Extensão Universitária da UFSM e 2) TEIA - Teachers of English in Action - PROJETO INTEGRADO DE FORMAÇÃO (INICIAL E CONTINUADA) DE PROFESSORES DE INGLÊS da Universidade Estadual de Londrina. Integra a comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) da UFSM, colaborando como elaboradora da área de inglês. Possui experiência no ensino e aprendizagem de língua inglesa e portuguesa, tendo atuado em cursos livres, escolas privadas, empresas e como autônoma. Residiu em Osaka/Japão no período de 2004 a 2011, onde atuou no ensino de língua inglesa e portuguesa com estudantes de diversas faixas etárias. Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, referem-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

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Publicado

2022-02-09