À sombra da colonialidade: a violência em "The welcome table", de Alice Walker, e "Duzu-Querença", de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e84742

Palavras-chave:

Decolonialidade, Literatura Afro-Americana, Literatura Afro-Brasileira, Violência

Resumo

Este artigo objetiva analisar dois contos, “The welcome table”, da escritora afro-americana Alice Walker, e “Duzu-Querença”, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo. O ponto principal da análise é entender como as duas narrativas literárias encenam violências perpetuadas ao longo da história por uma matriz colonial de poder. Partindo desse ponto, observamos as violências de raça e gênero pela lente da decolonialidade a partir do desenvolvimento dos enredos e das dinâmicas de figuração das personagens. Para tanto, na primeira seção apresentamos algumas teorizações sobre a (de)colonialidade e os seus desdobramentos a partir da violência e as sua relação com a literatura. Na sequência, analisamos os textos literários a partir das questões levantadas na discussão teórica observando como é construída a semantização das opressões sustentadas pela colonialidade.

Biografia do Autor

Ernani Silverio Hermes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Rosani Úrsula Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Neuere Deutsche Literatur pela Freie Universität Berlin, bolsista de produtividade em pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2022-08-09