Uma ferramenta que veio inovar o ensino da língua inglesa na rede pública:

análise crítica do discurso da notícia de lançamento da plataforma Inglês Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2022.e86193

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Tecnologia Educacional, Políticas Públicas

Resumo

A tecnologia na educação é tida como transformadora, como evidenciada em discursos publicitários e acadêmicos. Recentemente, políticas educacionais parecem compartilhar dessa noção. Assim, neste artigo temos como objetivo identificar as representações do Estado, da Tecnologia, da Língua Inglesa, de Estudantes e de Professores em uma notícia divulgada pelo Estado do Paraná sobre a recém-lançada plataforma “Inglês Paraná”. Nos ancoramos teoricamente na Análise Crítica de Discurso e em perspectivas críticas sobre tecnologia educacional. Empregamos categorias da Linguística Sistêmico-Funcional e da Representação de Atores Sociais para a análise. Os resultados mostram que essa política educacional é representada como benéfica e transformadora para alunos e professores, apresentando traços do discurso de de-escolarização e desqualificação de professores.

Biografia do Autor

Pedro Santana, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras Estrangeiras Modernas (2020) e Doutorando em Estudos da Linguagem (2021) na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Londrina. Atua há 10 anos no ensino de língua inglesa,  e atuou com produção de material didático digital para cursos online. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, material didático, ensino de línguas, produção escrita e formação de professores

Neri Santana, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda em Estudos da Linguagem na universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná; coordenadora pedagógica do Centro Internacional de Idiomas (CII) vinculado a coordenadoria de relações Internacionais (CRI) e professora colaboradora da mesma instituição no curso de Letras português-inglês com disciplinas de Língua Inglesa.

Débora Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), tendo realizado pesquisa pós-doutoral na Faculdade Nacional de Direito - UFRJ. Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase na análise do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e gênero; análise crítica do discurso jurídico; direitos das mulheres; direitos sexuais e reprodutivos; violências de gênero. Compõe a coordenação executiva do Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC.

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Publicado

2022-09-27