Mediando a inovação no contexto da formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e96145

Palavras-chave:

Inovação, Formação de professores, ESL

Resumo

Resenha do livro Mediating innovation through language teacher education, do autor Martin East, 2022. O livro resenhado traz contribuições valiosas para a área de Língua Inglesa, uma vez que aborda a formação de professores de segunda língua, possibilitando ao leitor uma autorreflexão de sua prática docente ao longo do livro, incentivando-os a um aprimoramento contínuo. 

Biografia do Autor

Andressa Placido Brites, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Inglês no Programa de Pós Graduação em Estudos Linguisticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Inglês: Estudos Linguisticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com estágio doutoral pela University of Hawaii - Manoa, como bolsista Capes/Fulbright (2016/2017). É Professora Adjunta lotada no Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica, Letramento Crítico, Aprendizagem e Ensino, Formação de Professores e Ensino Baseado em Tarefas. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa. É coordenadora da área de lingua inglesa no PIBID UFSC

Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês (1979), Mestrado em Letras Inglês e Literatura Correspondente (1983), e Doutorado em Inglês e Linguística Aplicada (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É professora adjunta dessa instituição desde março de 2010, atuando nos cursos de graduação e pós graduação em Letras-Inglês e Letras - Secretariado Executivo em Inglês, junto ao Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras (DLLE). Também foi bolsista Recém-Doutor da CAPES (ProDoc) nessa mesma instituição, no período de janeiro de 2008 a maio de 2009. Atuou como presidente da APLISC (Associação dos Professores Língua Inglesa de Santa Catarina) no ano de 2008, e como vice-presidente no ano de 2007. Possui também experiência no ensino a distância, tendo atuado no período de 2008 à 2009 como tutora e 2010 até o presente momento como professora. Também faz a coordenação pedagógica da equipe de tutores do curso de Espanhol na modalidade a distância. Foi colaboradora do PECPISC (Programa de Formação Continuada de Professores de Santa Catarina), e tem se engajado em ações pedagógicas na área de formação de professores de língua estrangeira desde 2002, no momento atuando em um curso de formação continuada a distância em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Letras e Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de L2, produção oral em L2, tarefas e processos metacognitivos no desempenho oral em L2, formação de professores e ensino na modalidade a distancia. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa. 

Referências

BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Language Teaching, v. 36, p. 81-109, 2003.

D´ELY, R. C. S. F.; GIL, G. Investigating the impact of an ELT methodology course on student teachers? Beliefs, attitudes and teaching practices. The Especialist, v. 26, p. 23-52, 2005.

EAST, Martin. Mediating innovation through language teaching. 1. ed. New York: Cambridge University Press, 2022.

ELLIS, Rod; LAMBERT, Craig; LI, Shaofeng; SHINTANI, Natsuko; SKEHAN, Peter. Task-based language teaching: Theory and practice. 1 ed. United Kingdom: Cambridge University Press, 2020.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: Da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica e um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.

GIMENEZ, T.; ARRUDA, N.; LUVUZARI, L. Procedimentos reflexivos na formação de professores: Uma análise de propostas recentes. Intercâmbio, v.13, p. 1-5, 2004.

JACKSON, Daniel O. Task-based language teaching. 1 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2022.

JOHNSON, K. E.; FREEMAN, D. Teacher learning in second language teacher education: a socially-situated perspective. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 53–69, 2001.

PLÁCIDO, Andressa. A Task-game in the L2 classroom: A focus on L2 receptive vocabulary development and learners’ perceptions, 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Literários) - Programa de Pós-Graduação em Inglês, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York, Basic Books, 1983.

SMYTH, J. Teacher’s work in politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.

ZEICHNER, K. M. Research on teacher thinking and different views of reflective practice in teaching and teacher education. In: CARLGREN, I; HANDAL, G; VAAGE, S. Teacher’s minds and actions: Research on teacher’s thinking and practice. London: Falmer Press, 1994, p. 9-27.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Estudos Linguísticos