Mediando a inovação no contexto da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e96145Palavras-chave:
Inovação, Formação de professores, ESLResumo
Resenha do livro Mediating innovation through language teacher education, do autor Martin East, 2022. O livro resenhado traz contribuições valiosas para a área de Língua Inglesa, uma vez que aborda a formação de professores de segunda língua, possibilitando ao leitor uma autorreflexão de sua prática docente ao longo do livro, incentivando-os a um aprimoramento contínuo.
Referências
BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Language Teaching, v. 36, p. 81-109, 2003.
D´ELY, R. C. S. F.; GIL, G. Investigating the impact of an ELT methodology course on student teachers? Beliefs, attitudes and teaching practices. The Especialist, v. 26, p. 23-52, 2005.
EAST, Martin. Mediating innovation through language teaching. 1. ed. New York: Cambridge University Press, 2022.
ELLIS, Rod; LAMBERT, Craig; LI, Shaofeng; SHINTANI, Natsuko; SKEHAN, Peter. Task-based language teaching: Theory and practice. 1 ed. United Kingdom: Cambridge University Press, 2020.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: Da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica e um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.
GIMENEZ, T.; ARRUDA, N.; LUVUZARI, L. Procedimentos reflexivos na formação de professores: Uma análise de propostas recentes. Intercâmbio, v.13, p. 1-5, 2004.
JACKSON, Daniel O. Task-based language teaching. 1 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2022.
JOHNSON, K. E.; FREEMAN, D. Teacher learning in second language teacher education: a socially-situated perspective. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 53–69, 2001.
PLÁCIDO, Andressa. A Task-game in the L2 classroom: A focus on L2 receptive vocabulary development and learners’ perceptions, 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Literários) - Programa de Pós-Graduação em Inglês, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York, Basic Books, 1983.
SMYTH, J. Teacher’s work in politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.
ZEICHNER, K. M. Research on teacher thinking and different views of reflective practice in teaching and teacher education. In: CARLGREN, I; HANDAL, G; VAAGE, S. Teacher’s minds and actions: Research on teacher’s thinking and practice. London: Falmer Press, 1994, p. 9-27.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andressa Placido Brites, Priscila Fabiane Farias, Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.