Oscar Wilde: dos Estudos Clássicos à Crítica como Arte

Autores

  • Fábio Waki Universidade de Coimbra - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e96423

Palavras-chave:

Oscar Wilde, Esteticismo Britânico, Recepção Clássica, Teoria Crítica, Crítica de Arte

Resumo

Este artigo examina os cadernos que Oscar Wilde utilizou para seus estudos no curso de Literae Humaniores na Universidade de Oxford e os conecta às suas obras de maturidade para esclarecer alguns aspectos da influência da literatura grega antiga sobre sua concepção moderna de crítica de arte. Mais especificamente, este artigo esclarece como ele se valeu de certas ideias propostas por seus precursores—como a ideia de crítica proposta por Matthew Arnold, a ideia de crítica impressionista proposta por Walter Pater e a ideia da regência de uma arte canônica proposta por John Addington Symonds—para substanciar uma proposta bastante ousada à intelectualidade e ao meio cultural vitorianos: a de que na modernidade vitoriana o crítico deve ser elevado à condição de artista e sua crítica à condição de arte por sua própria conta.

Biografia do Autor

Fábio Waki, Universidade de Coimbra - Portugal

Bacharel em Estudos Literários (Unicamp), Mestre em Estudos Clássicos (Unicamp) e estudante de doutorado em Materialidades da Literatura (Universidade de Coimbra)

Referências

ADORNO, Theodor. “The Essay as Form”. Trad. Bob Hullot-Kentor e Frederic Will. In: New German Critique, N.32, 1984, pp.151-71.

ARNOLD, Matthew. Essays in Criticism. Oxford: Clarendon Press, 1918.

AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BAUDELAIRE, Charles. The Mirror of Art: Critical Studies by Baudelaire. Trad. Jonathan Mayne. Nova York: Doubleday Anchor Books, 1956.

BOOTH, Michael R. “East End and West End: Class and Audience in Victorian London”. In: Theatre Research International, Vol.2, Issue 2, 1977, pp.98-103.

COLCLOUGH, Stephen. “Readers: Books and Biography”. In: ELIOT, Simon e ROSE, Jonathan (ed.). A Companion to the History of the Book. Oxford: Blackwell, 2007, pp.50-62.

DANSON, Lawrence. “Wilde as a Critic and Theorist”. In: RABY, Peter (ed.). The Cambridge Companion to Oscar Wilde. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, pp.80-95.

DANSON, Lawrence. Wilde’s Intentions: the Artist in His Criticism. Oxford: Clarendon Press, 1997.

ELLMANN, Richard. Oscar Wilde. Nova York: Vintage Books, 1987.

EURIPIDES. “Hecuba”. Trad. William Arrowsmith. In: GRENE, David e LATTIMORE, Richmond (ed.). Euripides II: Andromache, Hecuba, The Suppliant Women, Electra. Chicago: University of Chicago Press, 2013.

FITZSIMONS, Eleanor. Wilde’s Women: How Oscar Wilde Was Shaped by the Women He Knew. London: Duckworth Overlook, 2015.

HEGEL, G.W.F. Hegel’s Aesthetics: Lectures on Fine Art, Vol.1. Trad. T.M. Knox. Oxford: Clarendon Press, 1975.

JENKYNS, Richard. The Victorians and Ancient Greece. Cambridge MA: Harvard University Press, 1980.

LIDDLE, Dallas. The Dynamics of Genre: Journalism and the Practice of Literature in Mid-Victorian Britain. Charlottesville: University of Virginia Press, 2009.

PATER, Walter. The Renaissance: Studies in Art and Poetry. Berkeley: University of California Press, 1980.

RABY, Peter (ed.). The Cambridge Companion to Oscar Wilde. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

ROSS, Iain. Oscar Wilde and Ancient Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

SYMONDS, John Addington. Studies of the Greek Poets. London: Smith, Elder & Co., 1879.

WHITELEY, Giles. Oscar Wilde and the Simulacrum. Nova York: Legenda, 2015.

WILDE, Oscar. Delphi Complete Works of Oscar Wilde. Hastings: Delphi Classics, 2013.

WILDE, Oscar. Oscar Wilde’s Oxford Notebooks: a Portrait of Mind in the Making. Editado por Michael S. Helfand e Philip E. Smith II. Oxford: Oxford University Press, 1989.

WILDE, Oscar. The Collected Works of Oscar Wilde. Hertfordshire: Wordsworth, 2007.

WILSON, John P. The Routledge Encyclopaedia of UK Education, Training and Employment: from the Earliest Statutes to the Present Day. Londres: Routledge, 2011.

WINCKELMANN, Johann Joachim. Winckelmann’s Description of the Torso of the Hercules Belvedere in Rome. Trad. Thos Davidson. In: The Journal of Speculative Philosophy, Vol.2, N.3, 1868, pp.187-89.

WRIGHT, Thomas. “The Exquisite Form, or Aroma of the Original: Oscar Wilde’s Engagement and Affinity with Heine”. In: BRENNER-WILCZEK, Sabine (ed.) Heine-Jahrbuch 2019. Berlim: J.B Metzler, 2019, p.84-92.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Estudos Literários e Culturais

Categorias