A estrada do medo: mobilidade e trauma no road novel Sing, Unburied, Sing, de Jasmyn Ward
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e96781Palavras-chave:
road novel, literatura de autoria feminina negra, deslocamento, viagem, Jesmyn WardResumo
O gênero road novel, estabelecido a partir de Jack Kerouac com a publicação de On the road (1957), tem por principal característica a narrativa da viagem das personagens, com foco no deslocamento. Em seus primórdios, era produzido por autoria masculina e abordava a trajetória de personagens, também masculinos, de um lado para o outro sem destino ou motivação certa. Contudo, contemporaneamente, cada vez mais mulheres tem se apropriado do gênero e o modificado, como em Sing, unburied, sing, de Jasmyn Ward, publicado em 2017. Assim, este texto tem como objetivo entender como os personagens vivenciam a viagem e como a mobilidade negra é tangenciada por construções sociais. O romance aponta para a dificuldade existente em relação à apropriação do espaço pelo corpo negro, cuja suposta noção de que o automóvel proporciona a todos a liberdade de deslocamento é constantemente questionada pelo medo presente dentro do carro.
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma história única. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras. 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Formas de tempo e de cronotopo no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de Estética e de Literatura. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2014.
DAVIES, Carole Boyce. Black women, writing and identity: migrations of the subject. Routledge, 1994.
DIB, Nicole. Haunted Roadscapes in Jesmyn Ward’s Sing, Unburied, Sing. MELUS: Multi-Ethnic Literature of the United States, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/43691551/Haunted_Roadscapes_in_Jesmyn_Ward_s_Sing_Unburied_Sing, acesso em 07 set. 2023.
DOS SANTOS, Joyce.; SILVA COIMBRA DE SÁ, Natália. A mulher negra viajante: experiências e estratégias de combate à sua (in)visibilidade no turismo. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 252–269, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23584. Acesso em: 29 jul. 2022.
DU BOIS, W. E. B. Hopkinsville, Chicago, and Idlewild. Crisis 22, 1921.
FRANZ, Kathleen; SMULYAN, Susan. Major Problems in American Popular Culture. Cengage Learning, 2011.
GALLAGHER, Allison. Te radical potential of queer road novels: looking beyond the
Bro-Canon. In: Literary Hub, [S.I], 2017. Disponível em https://lithub.com/theradical-potential-of-queer-road-novels/. Acesso em 31 jul 2022.
GILMORE, Ruth Wilson. Golden Gulag: Prisões, Excedente, Crise e Oposição na Globalização da Califórnia. U da Califórnia P, 2007.
GREEN, Victor Hugo. The negro motorist green book. New Yor: Green & Co, 1938.
HARTMAN, Saidiya. Lose Your Mother: A Journey along the Atlantic Slave Route. Farrar, Straus and Giroux, 2007.
HARTMAN, Saidiya. A história da escravidão moldou a vida de todos nós. In. BORGES, Stephonie. Gama Revista, 2021. Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/formato/conversas/saidyia-hartman-a-historia-da-escravidao-moldou-a-vida-de-todos-nos/. Acesso em 12 out 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a Trangredir – A educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
PADEIRO, Miguel. Dominação e reprodução da automobilidade: a rede de autoestradas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Finisterra, LIII, 108, 2018, pp. 161 -188, ISSN: 0430-5027. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/fnisterra/
article/view/12218/12456. Acesso em 02 dez. 2023.
PEARCE, Lynne. Drivetime: Literary Excursions in Automotive Consciousness. Edinburgh UP, 2016.
PRIMEAU, Ronald. Romance of the Road: The Literature of the American Highway. [S.l.]: Bowling Green State University Popular Press, 1996.
ROMANIELO, Ana Luiza Pereira. O outro lado da estrada: o estudo do gênero Road Movie no cinema de Walter Salles. 119f. Monografia (Mestrado em Letras. Três Corações: Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, 2014.
SANTOS, Thainá Souza. O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo. São Paulo, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SEILER, Cotten. So That We as a Race Might Have Something Authentic to Travel By: African-American Automobility and Cold-War Liberalism". In Slethaug, Gordon E.; Ford, Stacilee (eds.). Hit the Road, Jack: Essays on the Culture of the American Road. McGill-Queen's Press, 2012.
SEIXO, Maria Alzira. Poéticas da Viagem na Literatura. Lisboa: Edições Cosmos, 1998
SCHUYLER, George. African-Americans Take to the Open Road. In FRANZ, Kathleen; SMULYAN, Susan. Major Problems in American Popular Culture. Cengage Learning, 2011.
SMITH, Sidonie. Moving Lives: Twentieth-Century Women’s Travel Writing. U of Minnesota P, 2001.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2010
TOTTEN, Gary. African American Travel Narratives from Abroad: Mobility and Cultural Work in the Age of Jim Crow. U of Massachusetts P, 2015.
WARD, Jesmyn. Sing, unburied, sing. New York: Scribner, 2017.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 Mirian Cardoso da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.