Tecnologias digitais, letramentos e design multimodal: uma prática pedagógica teoricamente informada para a expressão oral em inglês no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e98854Palavras-chave:
Multiletramentos, Expressão oral em Inglês, Formação docenteResumo
Este artigo discute uma proposta pedagógica sintonizada com as mudanças advindas pelas tecnologias digitais para desenvolver a expressão oral (escuta e fala) em inglês na educação básica. Fundamenta-se na teoria dos multiletramentos, nos processos da pedagogia por design, na abordagem de ensino via gêneros, na visão de alunos como membros da geração P e no potencial das tecnologias digitais para uma educação multimodal e conectada com a diversidade sociocultural. A análise descritivo-interpretativista dos dados revela que a expressão oral em inglês pode ser experenciada, conceitualizada, analisada e aplicada em atividades multimodais que podem contribuir para a formação docente no processo de desenvolver a comunicação oral (para ouvir e falar) em inglês de seus alunos.
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