Tecnologias digitais, letramentos e design multimodal: uma prática pedagógica teoricamente informada para a expressão oral em inglês no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e98854

Palavras-chave:

Multiletramentos, Expressão oral em Inglês, Formação docente

Resumo

Este artigo discute uma proposta pedagógica sintonizada com as mudanças advindas pelas tecnologias digitais para desenvolver a expressão oral (escuta e fala) em inglês na educação básica. Fundamenta-se na teoria dos multiletramentos, nos processos da pedagogia por design, na abordagem de ensino via gêneros, na visão de alunos como membros da geração P e no potencial das tecnologias digitais para uma educação multimodal e conectada com a diversidade sociocultural. A análise descritivo-interpretativista dos dados revela que a expressão oral em inglês pode ser experenciada, conceitualizada, analisada e aplicada em atividades multimodais que podem contribuir para a formação docente no processo de desenvolver a comunicação oral (para ouvir e falar) em inglês de seus alunos.

Biografia do Autor

Reinildes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Ph.D. em Tecnologia Educacional pela Concordia University de Montreal no Canadá (1998). Realizou estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada com foco em tecnologias digitais na PUC-SP (2010) e na UNIESP (2016). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG atuando como pesquisadora, professora e orientadora de trabalhos de mestrado e de doutorado. Atuou como consultora da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais por vários anos. Coautora de livros didáticos de inglês para a educação básica pública. Seus interesses de pesquisa incluem: Linguagem e modos semióticos de significação. Multiletramentos. Produção de materiais didáticos para o ensino de inglês

Flávia Medianeira de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Realizou estudos de pós-doutoramento em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais com foco nos multiletramentos e oralidade em inglês. Professora Associada do Curso de Licenciatura em Letras (português-inglês) na Universidade Federal de Pelotas desde 2010. Atua como orientadora pedagógica de estágios obrigatórios na área de Língua Inglesa desde 2011. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica - núcleo de Língua Inglesa, no período de 2020 a 2022. Interesses de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Línguas, Multiletramentos, Tecnologias Digitais e Formação de professores de línguas.

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Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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