A representação da sobredeterminação da negritude em “Guess Who’s Coming for the Dinner” de Roddy Doyle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2024.e99527

Palavras-chave:

Literatura irlandesa, Negritude, Personagens negras, Roddy Doyle, Conto

Resumo

Com o aumento do fluxo migratório para a República da Irlanda durante o período de prosperidade econômica conhecido como Tigre Celta (1990-2008), escritores irlandeses começaram a representar as vidas de imigrantes africanos e asiáticos. Tendo em vista a necessidade de uma análise crítica sobre representação racial e da negritude, este artigo tem por objetivo analisar a construção do personagem Ben no conto “Guess Who’s Coming for the Dinner” do escritor irlandês Roddy Doyle (2007). O conto acompanha o processo de ansiedade racial experienciado por Larry, um irlandês branco, que recebe Ben para um jantar. Para além dos conceitos de Frantz Fanon (2020) de sobredeterminação da negritude e negrofobia, analiso o conto considerando a noção de hospitalidade abordada pelo filósofo francês Jacques Derrida (2000) e pela internacionalista Ida Danewid (2017), as reflexões sobre empatia pela historiadora Saidiya Hartman (1997), bem como as questões de gênero e sexualidade a partir de Eve Kosofsky Sedgwick (1985) e Keguro Macharia (2019). Argumento que o conto reforça os tropos raciais, contribuindo para a solidariedade anti-negra. A irracionalidade da ansiedade racial permanece incontestada pelo humor porque o conto não evolui a partir da irracionalidade que deseja desmantelar, reafirmando a autoimagem da Irlanda como um país cordial e receptivo aos imigrantes.

Biografia do Autor

Victor Augusto da Cruz Pacheco, Universidade de São Paulo

Victor Augusto da Cruz Pacheco é doutorando pela Área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, focalizando sua pesquisa financiada pela FAPESP, na representação de personagens negras na literatura irlandesa contemporânea. Em 2022, realizou o período de estágio de pesquisa no exterior na University of Limerick, Irlanda. É mestre pela Área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês com a dissertação “História, performatividade e forma narrativa em Days Without End de Sebastian Barry”, pesquisa financiada pela CAPES. É bacharel em Letras (Português-Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e cursou disciplinas na Universidad de Buenos Aires, Argentina, durante o período de intercâmbio acadêmico (2016). Realizou a pesquisa de Iniciação Científica “As representações da Irlanda revolucionária nos contos de Sean O’Faolain” (2014) financiada pela Bolsa da Reitoria da Universidade de São Paulo (Bolsa RUSP). É membro da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), da International Association for Study of Irish Literatures (IASIL) e Asocición Espñola de Estudios Irlandeses (AEDEI). Atualmente, ele também é assistente editorial da Revista ABEI Journal – The Brazilian Journal of Irish Studies.

Referências

Butler, Judith. Gender Trouble. Feminism and the Subversion of Identity. Routledge, 1999.

Colebrook, Claire. Irony. Routledge, 2004.

Danewid, Ida. “White Innocence in the Black Mediterranean: Hospitality and the Erasure of History” in, Third World Quarterly, 2017 vol. 38, no. 7, 1674–1689. https://doi.org/10.1080/01436597.2017.1331123

Derrida, Jacques. “Hospitalidade”. In: Angelaki – Journal of the Theoretical Humanities, vol. 5 n. 3, 2000, pp. 3-18 DOI: 10.1080/09697250020034706

Fanon, Frantz. Black Skin, White Masks. Trans. Charles Lam Markmann. Pluto Press, 2008.

Guess Who’s Coming to Dinner. Directed by Stanley Kramer. Columbia Pictures, 1967.

Harte, Liam. Reading the Contemporary Irish Novel 1987–2007. Wiley-Blackwell, 2014.

Hartman, Saidiya. Scenes of Subjection. Oxford University Press, 1997.

Macharia, Keguro. “Frantz Fanon’s Homosexual Territories”, in Frottage. Frictions of Intimacy across the Black Diaspora. New York University Press, 2019, epub, pp. 103-186.

Mbembe, Achille. On the Postcolony. University of California Press, 2001.

Nilsen, Don L. F. Humor in Irish Literature. A Reference Guide. Greenwood Press, 1996.

Patten, Eve. “Critical Perspective”. In: Roddy Doyle. Available at: <https://literature.britishcouncil.org/writer/roddy-doyle>. Accessed 18 Mar. 2024.

Reddy, Maureen T. “Reading and Writing Race in Ireland: Roddy Doyle and Metro Eireann”, in Irish Postmodernisms and Popular Culture, edited by Wanda Balzano, Anne Mulhall and Moynagh Sullivan Hampshire, Palgrave Macmillan, 2007, pp.15-25.

Sedgwick, Eve Kosofsky. Between Men. English Literature and Male Homosocial Desire. Columbia University Press, 1985.

Spivak, Gayatri. Can the subaltern speak? Reflections on the history of an idea, edited by Rosalind C. Morris. Columbia University Press, 2010.

“Towering”. Merrian-Webster Dictionary. Available at: <https://www.merriam-webster.com/dictionary/towering>. Accessed 18 Mar. 2024.

White, Caramine. “Introduction” in Reading Roddy Doyle. Syracuse University Press, 2001, pp. 1-24.

Publicado

2024-11-13

Edição

Seção

Estudos Literários e Culturais

Categorias