Pode o subalterno SPeak? Notas decoloniais sobre a plataformização das aulas de inglês da rede estadual paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e106951

Palavras-chave:

Plataformização da educação, Neoliberalismo, Decolonialidade, Ensino de língua inglesa, Desigualdade social

Resumo

Este artigo problematiza a relação entre plataformização, neoliberalismo e colonialidade e seus efeitos para o ensino de língua inglesa a partir da implementação da Plataforma SPeak na rede estadual paulista. Com base em uma pesquisa qualitativa exploratória em educação, foram analisados documentos oficiais, publicações e comentários de estudantes na rede social TikTok. A análise evidenciou um número excessivo de atividades e tarefas de produção oral baseadas na repetição de frases pré-definidas, que exigem reconhecimento por algoritmos para progressão no curso. Tal estrutura indica um revival de métodos tradicionais de ensino e reafirma imaginários sociais em que a colonialidade da linguagem reposiciona os estudantes em um lócus de déficit a despeito de inúmeros avanços na área. Partindo de debates contemporâneos do campo educacional e dos estudos decoloniais, argumentamos que a plataformização do ensino da língua inglesa, constitui tema merecedor de urgente reflexão posto que este modelo neoliberal pode acentuar a desigualdade social. 

Biografia do Autor

Ana Paula Martinez Duboc, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP. Atua nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Letras bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FEUSP. Coordena o ELCo, Grupo de Pesquisa “Educação, Linguagem e Colonialidades”. Desde 2021, co-coordena o Projeto Nacional de Letramentos. Sua pesquisa abrange os seguintes temas: educação linguística em perspectiva crítica e decolonial, multiletramentos, letramento crítico e formação de professores de línguas.

Gabrielle Gilio, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Sua pesquisa envolve a investigação dos efeitos da plataformização das aulas de língua inglesa da rede estadual paulista. Atualmente, é docente do curso de Licenciatura em Linguagem da Faculdade SESI de Educação.

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Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Dossiê em Estudos Linguísticos

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