Oficina On-line de Língua Inglesa para Crianças – LICOMzinho: uma proposta de educação linguística politicamente engajada
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e107335Palavras-chave:
Projeto de extensão, Ensino de inglês para crianças, Educação linguística, Engajamento políticoResumo
Este artigo apresenta a proposta de educação linguística politicamente engajada que orienta um projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. A ação extensionista oferece oficinas on-line de inglês para crianças de 8 a 11 anos de todo o Brasil, com aulas ministradas por graduandos/as do curso de Inglês-Literaturas. Com base em discussões sobre linguagem, política (Pennycook, 2004, 2021) e ensino de inglês na infância (Colombo; Consolo, 2016; Kawachi-Furlan; Tonelli, 2021; Rocha, 2006, 2012), analisa-se uma unidade didática desenvolvida em uma das oficinas a fim de materializar a proposta do projeto. Por meio deste estudo, apresenta-se uma iniciativa que articula o ensino da língua inglesa à reflexão crítica sobre relações de poder nas práticas sociais, promovendo uma abordagem educativa transformadora.
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