Oficina On-line de Língua Inglesa para Crianças – LICOMzinho: uma proposta de educação linguística politicamente engajada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e107335

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Ensino de inglês para crianças, Educação linguística, Engajamento político

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de educação linguística politicamente engajada que orienta um projeto de extensão de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. A ação extensionista oferece oficinas on-line de inglês para crianças de 8 a 11 anos de todo o Brasil, com aulas ministradas por graduandos/as do curso de Inglês-Literaturas. Com base em discussões sobre linguagem, política (Pennycook, 2004, 2021) e ensino de inglês na infância (Colombo; Consolo, 2016; Kawachi-Furlan; Tonelli, 2021; Rocha, 2006, 2012), analisa-se uma unidade didática desenvolvida em uma das oficinas a fim de materializar a proposta do projeto. Por meio deste estudo, apresenta-se uma iniciativa que articula o ensino da língua inglesa à reflexão crítica sobre relações de poder nas práticas sociais, promovendo uma abordagem educativa transformadora.

Biografia do Autor

Patrícia Helena da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Língua Inglesa do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora de Graduação do Instituto de Letras (ILE) da UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLILP) da UERJ. Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Dossiê em Estudos Linguísticos

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