Descolonizar a Língua e o Corpo: Multiletramentos Decoloniais e a Desnaturalização da Violência em The Body Electric
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2025.e107338Palavras-chave:
Violência de gênero, Multiletramentos, Educação Linguística DecolonialResumo
Neste artigo, analiso o videoclipe The Body Electric (2014), do projeto Hurray for the Riff Raff, como artefato cultural que convoca práticas de multiletramentos decoloniais. Com base em Duboc e Menezes de Souza (2021), entendo multiletramentos decoloniais como práticas críticas de significação que ao integrar múltiplas linguagens e mídias, visam desestabilizar estruturas coloniais de poder, saber e representação. Sustento que a obra encena uma “gramática da resistência” ao subverter a naturalização da violência de gênero na cultura popular. Com base na teoria da performatividade de Judith Butler (2018), discuto como a canção e o vídeo reinscrevem tais discursos abrindo fissuras em sua lógica normativa. A referência intermidiática (Rajewsky, 2012) à pintura O Nascimento de Vênus (Botticelli, 1985) é examinada à luz da crítica à colonialidade tensionando representações eurocêntricas, conforme Walter Mignolo (2017) e Maria Lugones (2020). Por fim, proponho a análise do videoclipe como gesto pedagógico para uma educação linguística decolonial, em que se articulam práticas de negociação de sentidos que visam desmantelar arquiteturas de opressão e insurgir epistemes dissidentes, materializando, assim, justiça social na tessitura do sensível.
Referências
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: the new mestiza. 4. ed. San Francisco: Aunt Lute Books, 2012.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus. [1484–1486]. Têmpera sobre tela, 172,5 × 278,5 cm. Galeria Uffizi, Florença, Itália. Disponível em: https://www.uffizi.it/en/artworks/birth-of-venus. Acesso em: 08 mai. de 2025.
BUTLER, Judith. Excitable Speech: A Politics of the Performative. New York: Routledge, 1997.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: Quando a Vida é Passível de Luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
DUBOC, Ana Paula Martinez; SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de. Delinking multiliteracies and the reimagining of literacy studies. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 21, p. 547-576, 2021.
DUBOC, Ana Paula; SIQUEIRA, Sávio. ELF feito no Brasil: Expanding theoretical notions, reframing educational policies. Status Quaestionis, v. 2, n. 19, p. 231-258, 2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.
FERRAZ, Daniel. Language, Education, and Language Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, e30979, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/b6q63nwh8q5Wg5qS9q3W6WN/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 2 set. 2025.
GUNS N' ROSES. Used to love her. In: GUNS N' ROSES. G N' R Lies [CD]. Geffen Records, 1988.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
HURRAY FOR THE RIFF RAFF. The Body Electric [videoclipe]. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_KvXteZkByE. Acesso em 03 out. 2025.
LUGONES, María. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 52–83.
MARCELINO, Luciana. Detalhes em movimento ou a sobrevivência da ninfa. Gambiarra, Niterói, n. 7, p. 87–101, dez. 2014.
MELGAREJO, Bruna; ROEHE, Hanna R. Discurso de ódio e a esperança performativa feminista: a indissociabilidade entre classe, raça e gênero. IusGénero América Latina, v. 1, n. 2, p. 101-120, 2023. DOI: 10.58238/IGAL.V1I2.27.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, 22 jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2025.
MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MORRISON, Toni. Nobel Lecture. In: Nobel Prize in Literature 1993. [S.l.]: The Nobel Foundation, 7 dez. 1993. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1993/morrison/lecture/. Acesso em 03 out. 2025.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use: A Self-Study Reference and Practice Book for Elementary Learners of English. 4. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
NASO, Públio Ovídio. Metamorfoses. Tradução de José Eduardo S. Tavares. São Paulo: Penguin Companhia das Letras, 2024. (Penguin Clássicos).
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea, v. 1, p. 15-45, 2012.
ROLLING STONE. How Alynda Segarra Created Hurray for the Riff Raff After Her Abortion. Rolling Stone, 21 maio 2019. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-features/hurray-for-the-riff-raff-alynda-segarra-looks-ahead-and-reconnects-with-acoustic-guitar-on-the-past-is-still-alive-251161/. Acesso em: 2 set. 2025.
SEGARRA, Alynda. The Body Electric. Intérprete: Hurray for the Riff Raff. Small Town Heroes. Nova York: ATO Records, 2014. Arquivo digital.
SILVEIRA, Isabel Orestes. A imagem da mulher na pintura europeia: interface com a mitologia. In: ANAIS ELETRÔNICOS DO XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, São Paulo: USP, 2008. Disponível em: https://imaginariodasaguas.com.br/docs/IsabelSilveira.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.
SMITH, Courtney E. Delia’s Gone: On the Trail of a Folk-Song Ghost. Majuscule, 2020. Disponível em: https://majusculelit.com/delias-gone/. Acesso em: 2 set. 2025.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Tallyssa I. M. Sirino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
