O processamento da narrativa no envelhecimento e sua relação com memórias de trabalho e episódica e funções executivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2012n63p129Abstract
Em face da importante escassez de estudos sobre processamento do discurso no envelhecimento e do conhecimento ainda restrito quanto à relação dos componentes linguísticos envolvidos na leitura de textos e outros componentes cognitivos, como a memória, o presente estudo teve por objetivo comparar o processamento do texto narrativo entre leitores adultos jovens e leitores adultos idosos. igualmente, visou investigar se há relação entre esta habilidade leitora e sistemas de memória (episódica e de trabalho). houve diferenças significativas entre os grupos em termos de acurácia na resolução das tarefas de leitura apenas em uma questão envolvendo coerência extratextual que inclui conhecimento metafórico e cultural, tarefa na qual os adultos jovens apresentaram melhor desempenho. o tempo de resposta dos idosos foi significativamente mais alto nas tarefas de leitura e em alguns testes neuropsicológicos. além disso, o desempenho dos idosos na comparação com o grupo de adultos jovens foi significativamente mais baixo em alguns itens dos testes que mensuraram a memória de trabalho e episódica.
Considering the lack of studies on discourse processing in aging and our still restricted knowledge about the relationship between linguistic components involved in text reading andother cognitive components, such as memory, the present studyaimed to compare narrative processing by young adult readersand elderly readers. Moreover it aimed to investigate whetherthere is a relationship between this reading ability and memorysystems (more specifically episodic and working memory). interms of accuracy in the resolution of the reading comprehensiontasks, there was a statistically significant difference betweengroups in only one task, which measured extratextual coherenceincluding metaphorical and cultural knowledge, with theyoung group outperforming the elderly one. Significantlyhigher response time was observed in the elderly group whileanswering the comprehension questions and performing someof the neuropsychological tests. also a lower performance inworking and episodic memory was registered in the elderlygroup as compared to the younger adults group.