“Tá dificil competir": Adaptação da trilogia de Michael Dobbs, House of Cards, pela BBC e pela Netflix

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p213

Resumo

Este artigo faz uma leitura da trilogia política House of Cards, To Play the King e The Final Cut, do escritor inglês Michael Dobbs; da série da BBC: The House of Cards Trilogy, adaptação desses romances; bem como da maxissérie da Netflix, House of Cards, baseada nas anteriores. Detemo-nos em alguns elementos literários dessas produções e os relacionamos a peças do dramaturgo inglês William Shakespeare, mais especificamente, a Macbeth, a Otelo, o mouro de Veneza e a Ricardo III. Tentamos demonstrar como romancistas, roteiristas e diretores de séries celebram a inigualável arte de Shakespeare ao retrabalhar temas, atualizar contextos e reconstruir traços de personalidade de seus personagens inesquecíveis. Em suma, este texto visa resgatar algumas características genéticas das peças de Shakespeare presentes na produção artística/midiática contemporânea.

 

Biografia do Autor

Brunilda Tempel Reichmann, Uniandrade - Centro Universitário Campos de Andrade UFPR - Universidade Federal do Paraná (aposentada)

PhD pela Uninersity of Nebraska in Lincoln - USA

Pòs-Doutora pela UFMG

Coordenadora e Professora Titular do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade

Fundadora e editora da revista Scripta Uniandrade

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Publicado

2019-02-01