Sin Nombre, Babel e os conflitos nas zonas de contato
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e75723Resumo
As zonas de contato podem ser entendidas como espaços onde as culturas se encontram eestabelecemrelações de poder com base em processos históricos de dominação e desigualdade. Em tais espaços e sob tais circunstâncias, dinâmicas de poder são, às vezes,resultado do ato de deslocamento geográfico, executado pelo indivíduo advindo de uma cultura central, o qual é visto como o turista ou expatriado, ou pelo sujeito subalterno que viaja para uma nação imperialista em busca de melhores perspectivas, o qual é visto como o imigrante – às vezes ilegal. O objetivo deste artigo é examinar Sin Nombre (2009) e Babel (2006), dois filmes que trazem representações de ambas as instâncias de trânsito e da desigualdade de poder, através das lentes do conceito pós-colonial de zonas de contato.
Referências
Almeida, Sandra Regina Goulart. “Expanding Boundaries: Traveling Theories in the
Americas”. Ilha do Desterro, no 40, jan. 2001, pp. 43-59.
Bowater, Donna. “Rio’s ‘Wall of Shame’ between its Ghettos and Shiny Olympic
Image”. The Telegraph, 23 July 2016, telegraph.co.uk/news/2016/07/23/rios-wallof-
shame-between-its-ghettos-and-shiny-olympic-image/
Babel. Directed by Alejandro González Iñárritu. Performances by Brad Pitt, Cate
Blanchett, Gael García Bernal, Paramount Vantage, 2006.
Clifford, James. “Traveling Cultures.” Cultural Studies, edited by Lawrence Grossberg,
Cary Nelson, and Paula Treichler, Routledge, 1992. 96-116.
Du Bois, W. E. B. The Souls of Black Folk. 1903. Edited by Brent Hayes Edwards. New
York: Oxford UP, 2007.
Fukunaga, Cary. Interview by Christophe Chataigné. “A Journey on the Railroad.”
Socialist Review, August 2009, socialistreview.org.uk/338/journey-railroad
Hall, Stuart. “When was the Post-Colonial?” The Postcolonial Question: Common
Skies, Divided Horizons, edited by Ian Chambers and Lidia Curtis, Routledge,
, pp. 242-260.
Mignolo, Walter, and Madina Tlostanova. “The Logic of Coloniality and the Limits of
Postcoloniality.” The Postcolonial and the Global, edited by Revathi Krishnaswamy
and John C. Hawley, U of Minnesota P, 2008.
Pratt, Mary Louise. “In the Neocolony: Destiny, Destination, and the Traffic in
Meaning.” Coloniality at Large: Latin America and the Postcolonial Debates, edited
by Mabel Moraña, Enrique Dussel, and Carlos A. Jáuregui, Duke UP, 2008, pp.
-475.
______. Imperial Eyes: Travel Writing and Transculturation. Routledge, 2008.
______. “Modernity and Periphery: Toward a Global and Relational Analysis.” Beyond
Dichotomies: Histories, Identities, Cultures and the Challenge of Globalization,
edited by Elizabeth Mudimbe-Boyi, State U of New York P, 2002, pp. 21-47.
Procter, James. “Diaspora.” The Routledge Companion to Postcolonial Studies, edited
by John McLeod, Routledge, 2007, pp. 120-28.
Raj, Senthorun. “Immigration, Colonialism, and Globalization.” The Wiley Blackwell
Encyclopedia of Gender and Sexuality Studies, edited by Nancy A. Naples, John
Wiley and Sons, 2016, pp. 1-6.
Sin Nombre. Directed by Cary Joji Fukunaga. Performances by Paulina Gaitán, Edgar
Flores, Kristyan Ferrer, Focus Features, 2009.
Taylor, Claire. “Latin America.” The Routledge Companion to Postcolonial Studies,
edited by John McLeod, Routledge, 2007, pp. 151-57.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 George Alexandre Ayres de Menezes Mousinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.