Finnegans Wake, by James Joyce, is musiscriture

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e76114

Abstract

This paper proposes to approach Finnegans Wake’s relations with music, especially with electroacoustic classical music, which developed from the 1940s onwards. Despite Joyce’s predilection for traditional classical music, here we hypothesize that the experimental writing of the Irish modernist, more than applying typical forms of music, created a specific type of musiscription and anticipated procedures that composers could only achieve with the use of magnetic tapes and synthesizers. Thus, by the systematic use of multi-referenced puns, juxtaposed in dozens of languages and dialects, Joyce placed himself ahead of the musical vanguard of his time, which reached the additive synthesis of dense sound layers just a few decades after the initial publications of parts of Work in Progress, still in the 20s.

Author Biographies

Luis Henrique Garcia Ferreira, Mestrando em História e Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná

É graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Tem experiência na área de comunicação, tendo atuado principalmente como editor, jornalista e fotógrafo. Ademais, é Licenciado em História. Atuou como professor do Governo do Estado de São Paulo e pelo município de Itatiba. Além disso, é pesquisador de literatura modernista de língua inglesa, sendo o escritor irlandês James Joyce o objeto de pesquisa. Hoje, é mestrando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com orientação do Prof. Dr. Fabio Ackcelrud Durão e mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com orientação do Prof. Dr. Caetano Waldrigues Galindo

Renato Fabbri, Doutor em Física pela Universidade de São Paulo

esquisa e desenvolve software com ênfase em física, computação, matemática, artes, tecnologias e conhecimentos livres. Disponibilizou uma descrição psicofísica da música no áudio digital, acompanhada de implementações computacionais de cada relação descrita (condensada como dissertação de mestrado e melhorada como artigo). Finalizou o doutorado em Física Computacional sobre Redes Complexas, Mineração de Texto, Visualização de Dados e Dados ligados para Análise de Redes Sociais em que evidencia uma consistente e proeminente estabilidade das redes sociais humanas e a diferenciação do texto produzido pelos setores de hubs, intermediários e periféricos. Aprecia também processamento de sinais e cognição humana. Parceiros de pesquisa atuais incluem filósofos, cientístas sociais, psicólogos, cientistas de computação e físicos.

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Published

2021-01-28

Issue

Section

Literary contexts: re-readings and intertexts