Subvertendo o ideal da feminilidade: a Sarah e a agência feminina de Mary Lavin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p41

Resumo

  As condições de vida das mulheres na República da Irlanda, nos anos 1940, foram fortemente condicionadas pelas crenças católicas, uma vez que a Igreja ainda mantinha grande influência nos níveis institucionais e mantinha relações estreitas com os principais políticos. A Constituição de 1937 foi a prova mais clara de tal relação e tentou limitar o papel das mulheres apenas às funções de esposa e mãe. O conto Sarah, escrito por Mary Lavin (1943), revela os padrões patriarcais e os costumes sociais sufocantes impostos às mulheres na época. Sarah, do título, vive a luta de ser uma mãe solteira em uma sociedade conservadora e impiedosa. Neste artigo, eu argumento que, apesar de estar inserida em um ambiente tão constritivo, Sarah denota uma posição de agência, na medida em que ela não se conforma com tais comportamentos morais e socialmente aceitos pré-estabelecidos.

 

Biografia do Autor

Eloísa Dall'Bello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Eloísa Dall’Bello é Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com dissertação na área de prosa curta irlandesa, intitulada Portrayals of Women: Female Agency in Mary Lavin’s Early Stories. Atualmente, conduz pesquisa de doutorado também pela UFSC, com foco em prosa curta irlandesa, abordando questões de multiculturalismo e agência feminina nos contos dos autores contemporâneos Roisín O’Donnell e Roddy Doyle. Faz parte do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), também na UFSC e é membro da International Association for the Study of Irish Literatures (IASIL).

Referências

Primary

Lavin, Mary. “Sarah.” Tales from Bective Bridge. 1943. London: Faber and Faber, 2012. 37-45. E-book.

Secondary

Beaumont, Caitriona. “Women, Citizenship and Catholicism in the Irish Free State, 1922-1948.” Women’s History Review 6 (1997): 563-585. PDF file.

Brown, Terrence. Ireland: A Social and Cultural History: 1922-2002. London: Harper Perennial, 2004. Print.

Fogarty, Anne. “Discontinuities: Tales from Bective Bridge and the Modernist Short Story.” Mary Lavin. Ed. Elke D’hoker. Dublin: Irish Academic Press, 2013. 49-64. Print.

Foster, Roy F. Modern Ireland: 1600-1972. London: Penguin Books, 1989. Print.

Harmon, Maurice. “Heartfelt Narratives: Mary Lavin’s Life and Work.” Mary Lavin. Ed. Elke D’hoker. Dublin: Irish Academic Press, 2013. Print.

Lee, Joseph L. Ireland 1912-1985: Politics and Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. Print.

McNay, Lois. “Agency.” The Oxford Handbook of Feminist Theory. Ed. Lisa Disch and Mary Hawkesworth. New York: Oxford University Press, 2016. 39-60. Web. 4 April 2017.

O’Byrne, Deirdre. “Scandalous Women: `Unmarried' Mothers in Short Stories by Mary Lavin, Edna O'Brien and Eilis Ni Dhuibhne.” Loughborough University Institutional Repository. Web. 3 December 2016.

O’Callaghan, Margaret. “Women and Politics in Independent Ireland, 1921-68.” The Field Day Anthology of Irish Writing, Volume 5. Ed. Angela Bourke et al. New York: New York University Press, 2002. 120-134. Web. 12 March 2017.

Peterson, Richard F. Mary Lavin. Boston: Twayne Publishers. 1978. Print.

Pierce, David. Light, Freedom and Song: A Cultural History of Modern Irish Writing. New Hale: Yale University Press, 2005. Print.

Potts, Donna L. “Reviving the Lass of Aughrim: Mary Lavin’s ‘Sarah.’” Celtic Cultural

Studies: An Interdisciplinary Online Journal 6 (2007): n. pag. Web. 30 November 2016.

Ryan, Mary. “A Feminism of Their Own?: Irish Women’s History and Contemporary Irish Women’s Writing.” Estudios Irlandeses 5 (2010): 92-101. PDF file.

Wray, Theresa. “Breaking News Ground and Making Patterns: Mary Lavin’s First Short Story Collection Tales from Bective Bridge.” The Irish Short Story: Traditions and Trends. Eds. Elke D’hoker and Stephanie Eggermont. Peter Lang, 2015. 235-256. Print.

Publicado

2019-02-01