Subvertendo o ideal da feminilidade: a Sarah e a agência feminina de Mary Lavin
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n1p41Resumo
As condições de vida das mulheres na República da Irlanda, nos anos 1940, foram fortemente condicionadas pelas crenças católicas, uma vez que a Igreja ainda mantinha grande influência nos níveis institucionais e mantinha relações estreitas com os principais políticos. A Constituição de 1937 foi a prova mais clara de tal relação e tentou limitar o papel das mulheres apenas às funções de esposa e mãe. O conto Sarah, escrito por Mary Lavin (1943), revela os padrões patriarcais e os costumes sociais sufocantes impostos às mulheres na época. Sarah, do título, vive a luta de ser uma mãe solteira em uma sociedade conservadora e impiedosa. Neste artigo, eu argumento que, apesar de estar inserida em um ambiente tão constritivo, Sarah denota uma posição de agência, na medida em que ela não se conforma com tais comportamentos morais e socialmente aceitos pré-estabelecidos.
Referências
Primary
Lavin, Mary. “Sarah.” Tales from Bective Bridge. 1943. London: Faber and Faber, 2012. 37-45. E-book.
Secondary
Beaumont, Caitriona. “Women, Citizenship and Catholicism in the Irish Free State, 1922-1948.” Women’s History Review 6 (1997): 563-585. PDF file.
Brown, Terrence. Ireland: A Social and Cultural History: 1922-2002. London: Harper Perennial, 2004. Print.
Fogarty, Anne. “Discontinuities: Tales from Bective Bridge and the Modernist Short Story.” Mary Lavin. Ed. Elke D’hoker. Dublin: Irish Academic Press, 2013. 49-64. Print.
Foster, Roy F. Modern Ireland: 1600-1972. London: Penguin Books, 1989. Print.
Harmon, Maurice. “Heartfelt Narratives: Mary Lavin’s Life and Work.” Mary Lavin. Ed. Elke D’hoker. Dublin: Irish Academic Press, 2013. Print.
Lee, Joseph L. Ireland 1912-1985: Politics and Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. Print.
McNay, Lois. “Agency.” The Oxford Handbook of Feminist Theory. Ed. Lisa Disch and Mary Hawkesworth. New York: Oxford University Press, 2016. 39-60. Web. 4 April 2017.
O’Byrne, Deirdre. “Scandalous Women: `Unmarried' Mothers in Short Stories by Mary Lavin, Edna O'Brien and Eilis Ni Dhuibhne.” Loughborough University Institutional Repository. Web. 3 December 2016.
O’Callaghan, Margaret. “Women and Politics in Independent Ireland, 1921-68.” The Field Day Anthology of Irish Writing, Volume 5. Ed. Angela Bourke et al. New York: New York University Press, 2002. 120-134. Web. 12 March 2017.
Peterson, Richard F. Mary Lavin. Boston: Twayne Publishers. 1978. Print.
Pierce, David. Light, Freedom and Song: A Cultural History of Modern Irish Writing. New Hale: Yale University Press, 2005. Print.
Potts, Donna L. “Reviving the Lass of Aughrim: Mary Lavin’s ‘Sarah.’” Celtic Cultural
Studies: An Interdisciplinary Online Journal 6 (2007): n. pag. Web. 30 November 2016.
Ryan, Mary. “A Feminism of Their Own?: Irish Women’s History and Contemporary Irish Women’s Writing.” Estudios Irlandeses 5 (2010): 92-101. PDF file.
Wray, Theresa. “Breaking News Ground and Making Patterns: Mary Lavin’s First Short Story Collection Tales from Bective Bridge.” The Irish Short Story: Traditions and Trends. Eds. Elke D’hoker and Stephanie Eggermont. Peter Lang, 2015. 235-256. Print.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.