Glue, os romances de Trainspotting e a transição da solidariedade da classe trabalhadora para o empreendedorismo neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e74649Resumo
Este artigo discute alguns dos romances de Irvine Welsh, considerando o período de transição da sociedade industrial para a pós-industrial. Nós nos concentramos nos efeitos dessa mudança em personagens fictícios oriundos das classes trabalhadoras em Edimburgo, conforme representado em Glue (2001) de Welsh e nos romances Trainspotting. Como essas obras cobrem o período do início dos anos 1970 ao final de 2010, Welsh evidencia a mudança do ethos tradicional da classe trabalhadora, tipificado pela solidariedade sindical, para a cultura neoliberal de empreendedorismo e seus aspectos negativos. Propomos discutir como Welsh descreve as práticas neoliberais, representando os trabalhadores como redundantes devido às novas circunstâncias ou criando novas formas de exploraçãodo trabalho.
Referências
Clarke, Peter. Hope and Glory: Britain 1900-2000. Penguin Books, 2004.
Harvey, David. A Brief History of Neoliberalism. Kindle ed., Oxford University Press,
Leishman, David. “A Parliament of Novels: the Politics of Scottish Fiction 1979-1999.”
Revue Française de Civilisation Britannique, vol. 14, no. 1, 2006, pp. 123-36.
Morace, Robert. Welsh’s Trainspotting. Continuum, 2001.
______. Irvine Welsh (New British Fiction). Palgrave MacMillan, 2007.
Skinner, John. “Contemporary Scottish Novelists and the Stepmother Tongue”.
English Literature and Other Languages, edited by Ton Hoenselaars and Marius
Buning, Rodopi, 1999, pp. 211-220.
Thatcher, Margaret. “Margaret Thatcher: a life in quotes”. The Guardian, 8 April 2013,
theguardian.com/politics/2013/apr/08/margaret-thatcher-quotes. Accessed 21
May 2020.
Vernon, James. Modern Britain: 1750 to the Present. Cambridge UP, 2017.
Welsh, Irvine. Trainspotting. Secker and Warburg, 1993.
______. Glue. London: Vintage, 2002.
______. The Blade Artist. Jonathan Cape, 2016.
______. Porno. Jonathan Cape, 2002.
______. Skagboys. Jonathan Cape, 2012.
______. Dead Men’s Trousers. Jonathan Cape, 2018.
Young, Hugo. “Margaret Thatcher left a dark legacy that has still not disappeared.”
The Guardian, 8 April 2013, theguardian.com/politics/2013/apr/08/margaretthatcher-
hugo-young. Accessed 30 May 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Amaury Garcia Santos Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.