Bibliotecas de universidades federais da Amazônia brasileira: contribuições ao desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e102003

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias , Agenda 2030, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Ciência da Informação

Resumo

Objetivo: Demonstrar como as bibliotecas podem ser essenciais para aumentar a conscientização, compreensão e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 das Nações Unidas. O foco está no papel das bibliotecas universitárias federais na Amazônia brasileira em contribuir para o ODS 4 (educação de qualidade) por meio de práticas alinhadas aos seus objetivos institucionais e dentro do contexto dos sistemas de formação profissional e produção científica.

Método: O estudo envolve a identificação e análise das ações realizadas pelas bibliotecas universitárias federais na Amazônia brasileira que contribuem para o alcance dos ODS.

Resultados: O estudo destaca como as bibliotecas democratizam o acesso público à informação, promovem a alfabetização e a competência informacional, incentivam a cidadania consciente e contribuem para a transformação da realidade e melhoria das condições de vida. Também mostra que, ao participar da gestão da comunicação científica, as bibliotecas apoiam a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e inovações que beneficiam o desenvolvimento social e promovem uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

Conclusões: As bibliotecas desempenham um papel crucial no alcance dos ODS ao apoiar a pesquisa, promover a alfabetização e a competência informacional e incentivar a educação de qualidade, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida das comunidades.

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Biografia do Autor

Josanne Jean de Assiz da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão em Unidade de Informação pela Faculdade Ieducare. Graduada em Biblioteconomia pela UFPA.

Hamilton Vieira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB).

Professor Titular da Faculdade de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará

Antonio Erlindo Braga Jr., Universidade do Estado do Pará

Doutor em Engenharia de Produção. Professor Adjunto na Universidade do Estado do Pará. Pesquisador na área da Sustentabilidade.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

SILVA, Josanne Jean de Assiz da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; BRAGA JR., Antonio Erlindo. Bibliotecas de universidades federais da Amazônia brasileira: contribuições ao desenvolvimento sustentável. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e102003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/102003. Acesso em: 19 jun. 2025.