Bibliotecas de universidades federais da Amazônia brasileira: contribuições ao desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e102003Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias , Agenda 2030, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Ciência da InformaçãoResumo
Objetivo: Demonstrar como as bibliotecas podem ser essenciais para aumentar a conscientização, compreensão e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 das Nações Unidas. O foco está no papel das bibliotecas universitárias federais na Amazônia brasileira em contribuir para o ODS 4 (educação de qualidade) por meio de práticas alinhadas aos seus objetivos institucionais e dentro do contexto dos sistemas de formação profissional e produção científica.
Método: O estudo envolve a identificação e análise das ações realizadas pelas bibliotecas universitárias federais na Amazônia brasileira que contribuem para o alcance dos ODS.
Resultados: O estudo destaca como as bibliotecas democratizam o acesso público à informação, promovem a alfabetização e a competência informacional, incentivam a cidadania consciente e contribuem para a transformação da realidade e melhoria das condições de vida. Também mostra que, ao participar da gestão da comunicação científica, as bibliotecas apoiam a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e inovações que beneficiam o desenvolvimento social e promovem uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Conclusões: As bibliotecas desempenham um papel crucial no alcance dos ODS ao apoiar a pesquisa, promover a alfabetização e a competência informacional e incentivar a educação de qualidade, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida das comunidades.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - ANDIFES NORTE (Brasil). Nossas instituições: Região Norte. 2024. Disponível em: https://www.andifes.org.br/nossas-instituicoes/. Acesso em: 6 jan. 2025.
BRACCHI, Regiane Alcântara et al. O papel da biblioteca universitária na geração de conhecimento científico: a experiência da Biblioteca Digital Zika – UNICAMP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19., 2016, Manaus. Anais [...]. Manaus: UFAM, 2016. p. 1-8. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/31/4474/SNBU2016_092.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024.
COSTA, Michelle Karina Assunção; MOREIRA, César dos Santos; OLIVEIRA, Dalgiza Andrade. Acessibilidade em bibliotecas, no horizonte da Agenda 2030. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 7, n. 3, p. 86-113, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/676. Acesso em: 11 mar. 2024.
DAMASIO, Edilson. O papel das bibliotecas universitárias e da informação para indústria e negócios conforme a “Lei de Inovação” no contexto científico e tecnológico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS - SNBU, 13., 2004, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2004. p. 17-23. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4738. Acesso em: 12 jan. 2024.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2024. Porto Velho, RO: UNIR, 2019. Disponível em: https://pdi.unir.br/uploads/91293291/arquivos/Ultima_versao_do_PDI_2019_Dezembro_2019_272457636.pdf. Acesso em: 21 mar. 2024.
GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; ZANINELLI, Thais Batista. Serviços informacionais e a agenda 2030 em bibliotecas universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, Aracaju-SE. Anais [...]. Aracaju-SE: ENANCIB, 2023. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/view/1341/1090. Acesso em: 11 mar. 2024.
GERALDO, Genilson. Agenda 2030 e as bibliotecas: universalização, aplicabilidade e planejamento. Revista Eletrônica da ABDF, v. 5, n. 2, p. 41-62, jul./dez. 2021. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/204707. Acesso em: 4 jan. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Access and opportunity for all: how libraries contribute to the United Nations 2030 Agenda. 2019b. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/access-and-opportunity-for-all.pdf. Acesso em: 4 jan. 2025.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). As bibliotecas podem promover a implementação da Agenda 2030. FEBAB: 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/sdgs-insert-pt.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Development and access to information. 2019a. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/20.500.14598/3332. Acesso em: 8 jan. 2025.
LAHYANIA, Khalid; DIAB, Ghizlane; MOUKHLISS, Ghizlane. Role of Academic Libraries in the achievement of Sustainable Development Goals case study: the Mohamed Sekkat University Library. Procedia Computer Science, v. 236, p. 566-573, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050924010834. Acesso em: 5 jan. 2025.
MISSINGHAM, Roxanne. A New lens for evaluation: assessing academic libraries using the UN Sustainable Development Goals. Journal of Library Administration, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376. Acesso em: 8 jan. 2025.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10.ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2005.
MURILLO, F. Javier; DUK, Cynthia. El ODS 4 (y el 16) como meta para los próximos años. Rev. latinoam. educ. inclusiva, Santiago, v. 11, n. 2, p. 11-13, 2017. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/rlei/v11n2/art01.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 15 set. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel. Acesso em: 20 nov. 2023.
ROSSI, Tatiana. Biblioteca universitária da UFSC integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2023. Disponível em: https://portal.bu.ufsc.br/servicos/fala-biblioteca/biblioteca-universitaria-da-ufsc-integrada-aos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/. Acesso em: 4 jan. 2025.
SALA, Fabiana et al. Agenda 2030 da ONU e desenvolvimento sustentável: qual o papel das bibliotecas? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 325-339, abr./jul. 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1703. Acesso em: 9 jun. 2024.
SUSTAINABLE Development Goal 4 – Quality Education. Bright Cities, 9 fev. 2020. Disponível em: https://blog.brightcities.city/pt-br/ods4/. Acesso em: 7 jan. 2024.
TRINDADE, Alessandra Stefane Cândido Elias da et al. Promoção dos ODS nas bibliotecas de universidades federais brasileiras: influência das práticas informacionais e das comunidades de prática na atuação dos bibliotecários. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas, Portugal, v. 3, n. 19, p. 124-146, 2023. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13152. Acesso em: 21 fev. 2024.
UNITED NATIONS. High-level political forum on sustainable development: discussion on SDG 4 – Quality education. 9 jul. 2019. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/23669BN_SDG4.pdf. Acesso em: 6 jun. 2024.
UNITED NATIONS. Sustainable development goals: guidelines for the use of the sdg logo including the colour wheel, and 17 icons. 2023. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/wp-content/uploads/2023/09/E_SDG_Guidelines_Sep20238.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025. Boa Vista, RR: Conselho Universitário, 2023. Disponível em: https://ufrr.br/proplan/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi/. Acesso em: 7 fev. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. Rio Branco, AC: UFAC, 2019. Disponível em: https://www.ufac.br/site/ufac/proplan/plano-de-desenvolvimento-institucional/pdi-2020-2024.pdf/view. Acesso em: 15 mar. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS. Plano Estratégico 2023-2030: caderno de resultados. Araguaína, TO: UFNT, 2022. Disponível em: https://ufnt.edu.br/wp-content/uploads/2022/08/CADERNO-DE-RESULTADOS-PE-UFNT-27jun2022.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOPA 2024-2031. Santarém, PA: UFOPA, 2024. Disponível em: https://pdi.ufopa.edu.br/media/file/site/pdi/documentos/2024/2bbc3be3fa445f93422176bada4aaebe.pdf. Acesso em: 1 fev. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025. Belém, PA: UFPA, 2016. Disponível em: https://proplan.ufpa.br/index.php/pdi-da-ufpa. Acesso em: 12 fev. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025. 2021. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/l6G29vJbQ1ikIp_eqtOvgw. Acesso em: 24 fev. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. Planejamento Estratégico Institucional da UFRA: 2014-2024. Belém, PA: UFRA, 2015. Disponível em: https://propladi.ufra.edu.br/images/conteudo/PLAIN/PLAIN-PDI/PDI/Plain_-_Planejamento_Estrategico_UFRA_2014-2024.pdf. Acesso em: 17 fev. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josanne Jean de Assiz da Silva, Hamilton Vieira de Oliveira, Antonio Erlindo Braga Jr.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.