Análise facetada: um estudo metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103083

Palavras-chave:

Análise Facetada, Classificação Facetada, Métodos de Pesquisa e Análise

Resumo

Objetivo: A análise facetada é uma abordagem de um sistema de organização do conhecimento, mais especificamente de um sistema de classificação, que representa e categoriza o conhecimento de acordo com facetas, isto é, se difere do modelo enumerativo, que classificam por disciplinas. É um sistema diferente dos tradicionais e se observa que há uma grande procura por estudos sobre ele. Dessa maneira, o objetivo do artigo foi analisar artigos de periódicos científicos que trouxesse a respeito do que é análise facetada e como se dá sua aplicação.

Método: Para isso, foi realizado um levantamento na base de dados Library Information Science and Technology Abstracts, tendo como cobertura artigos completos publicados em português, inglês e espanhol em um período de 12 anos (2012-2023). Foi realizado a análise a partir do método da análise de conteúdo e a partir dos mapas conceituais, a fim de demonstrar de forma visual os conceitos e suas respectivas relações de acordo com o material analisado.

Resultado: Percebeu-se que a análise facetada possui duas distintas acepções (teoria e método), porém não é bem trabalhada nos textos; principalmente no que diz respeito a análise de facetas como método; mas apesar disso, foi possível compreender seus conceitos e definições como teoria.

Conclusões: Conclui-se que a análise facetada pode ser considerada um método e uma abordagem teórica. Ela pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive em ambientes web. Possui um processo rigoroso em relação à sua análise terminológica e procura olhar o conhecimento sob diferentes prismas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Augusta dos Santos de Jesus, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), bacharela em Biblioteconomia pela mesma instituição e técnica em Informática para Internet pelo Centro Paula Souza (CEETEPS). Participa do Grupo de Estudos sobre Organização e Representação do Conhecimento (GEORC) que objetiva a participação, exposição, discussão e produção de textos na área da Organização do Conhecimento por todos os integrantes do grupo. Desenvolve pesquisas na área de organização e representação do conhecimento, classificação e abordagem facetada.

Walter Moreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (1990), mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2010), livre-docência em Sistemas de Organização do Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (2018). Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, em Marília-SP, com atuação nos cursos de graduação em Arquivologia, em Biblioteconomia e no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve pesquisas sobre sistemas de organização do conhecimento, linguagens documentárias, terminologia, ontologias e teoria da classificação.

Referências

AITCHISON, J.; GILCHRIST, A.; BAWDEN, D. Thesaurus construction and use: a spractical manual. London: Fitzroy Dearborn, 2002.

BARBOSA, A. P. Classificações facetadas. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-81, 1972.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATLEY, S. Classification in theory and practice. Inglaterra: Chandos Publishing, 2005.

BERTI JUNIOR, D. W.; ANDRADE, I A.; CERVANTE, B. M. N. Mapas conceituais: uma ferramenta tecnológica aplicada a organização da informação e do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais [...]. Maceió: FEBAB, 2011.

BETTANY-SALTIKOV, J. How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide. New York: Open University Press, 2012.

BROUGHTON, V. Facet analysis: the evolution of an idea. Cataloging & Classification Quarterly, [s. l.], v. 61, n. 5-6, p. 411-438, 2023.

BROUGHTON, V. Facet analytical theory as a basis for a knowledge organization tool in a subject portal. In: INTERNATIONAL ISKO CONFERENCE, 7., 2002, Granada, Spain. Proceedings […]. Granada, Spain: Challenges in knowledge representation and organization for the 21st century: integration of knowledge across boundaries, 2002.

BROUGHTON, V. Faceted classification as a basis for knowledge organization in a digital environment; the Bliss Bibliographic Classification as a model for vocabulary management and the creation of multidimensional knowledge structures. New review of hypermedia and multimedia, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 67-102, 2001.

BROUGHTON, V.; SLAVIC, A. Building a faceted classification for the humanities: principles and procedures. Journal of documentation, [s. l.], v. 63, n. 5, p. 727-754, 2007.

CHO, H. et al. Facet analysis of anime genres: the challenges of defining genre information for popular cultural objects. Knowledge Organization, [s. l.], v. 45, n. 6, p. 484-499, 2018.

CMAP. CmapTools: construct, navigate, share and criticize. c2024. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/. Acesso em: 17 set. 2024.

DUARTE, E. A.; CERQUEIRA, R. F. P. Análise facetada: um olhar face a modelagem conceitual. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 39-52, 2007.

EBSCO. About EBSCO. c2024. Disponível Em: https://www.ebsco.com/about. Acesso em: 17 set. 2024.

EBSCO. Abstracting & Indexing Database: Library, Information Science and Technology Abstracts. c2024. Disponível em: https://www.ebsco.com/products/research-databases/library-information-science-and-technology-abstracts. Acesso em: 17 jul. 2024.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

GREEN, R. Facet analysis and semantic frames. Knowledge Organization, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 397-404, 2017.

GNOLI, C. Notation. Knowledge organization, [s. l.], v. 45, n. 8, p. 667-684, 2018. Disponível em: https://www.isko.org/cyclo/notation. Acesso em: 17 set. 2024.

HJØRLAND, B. Facet analysis: the logical approach to knowledge organization. Information processing and management, [s. l.], v. 49, p. 545-557, 2013.

HJØRLAND, B. Is facet analysis based on rationalism? a discussion of Satija (1992), Tennis (2008), Herre (2013), Mazzocchi (2013b), and Dousa & Ibekwe-SanJuan (2014). Knowledge Organization, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 369-376, 2014.

INSKIP, C.; MCFARLANE, A.; RAFFERTY, P. Towards the disintermediation of creative music search: analyzing queries to determine important facets. Int J Digit Libr, [s. l.], n. 12, p. 137-147, 2012.

KÖSHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: fundamentos da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

LA BARRE, K. Facet analysis. Annual review of information science and technology, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 243-284, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1002/aris.2010.1440440113. Acesso em: 17 set. 2024.

LEE, D.; ROBINSON, L. The heart of music classification: toward a model of classifying musical medium. Journal of documentation, [s. l.], v. 74, n. 2, p. 258-277, 2017.

MOREIRA, W. Relações entre os conceitos de classificação e de categorização: alguns subsídios da literatura periódica brasileira de ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT: UFRJ, 2021.

NETTO, C.; LIMA, G. B. O.; PIEROZZI JÚNIOR, I. An application of facet analysis theory and concept maps for faceted search in a domain ontology: preliminary studies. Knowledge Organization, [s. l.], v. 43, n. 4, p. 254-264, 2016.

NGUYEN, H. B.; PHAM, Q. N. Concept mapping influencing students’ ability to summarize reading passages. European journal of education studies, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 306-319, 2018.

PACKALÉN, S.; HENTTONEN, P. Ambiguous labels: facet analysis of class names in finnish public-sector functional classification systems. Knowledge Organization, [s. l.], v. 43, n. 7, p. 490-501, 2016.

PIEDADE, M. A. R. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

SATIJA, M. P.; SINGH, J. Colon classification: a requiem. Journal of library and information technology, [s. l.], v. 33, n. 4, p. 265-276, 2013.

SHIRI, A. Making sense of big data: a facet analysis approach. Knowledge Organization, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 357-368, 2014.

SLAVIC, A.; DAVIES, S. Facet analysis in UDC: questions of structure, functionality and data formality. Knowledge Organization, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 425-435, 2017.

XIAO, Y. Faceted classification: a consideration of its features as a paradigm of knowledge organization. Knowledge organization, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 64-68, 1994.

Publicado

09-05-2025

Como Citar

JESUS, Samantha Augusta dos Santos de; MOREIRA, Walter. Análise facetada: um estudo metodológico. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103083. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103083. Acesso em: 24 jun. 2025.