Análise facetada: um estudo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103083Palabras clave:
Análise Facetada, Classificação Facetada, Métodos de Pesquisa e AnáliseResumen
Objetivo: A análise facetada é uma abordagem de um sistema de organização do conhecimento, mais especificamente de um sistema de classificação, que representa e categoriza o conhecimento de acordo com facetas, isto é, se difere do modelo enumerativo, que classificam por disciplinas. É um sistema diferente dos tradicionais e se observa que há uma grande procura por estudos sobre ele. Dessa maneira, o objetivo do artigo foi analisar artigos de periódicos científicos que trouxesse a respeito do que é análise facetada e como se dá sua aplicação.
Método: Para isso, foi realizado um levantamento na base de dados Library Information Science and Technology Abstracts, tendo como cobertura artigos completos publicados em português, inglês e espanhol em um período de 12 anos (2012-2023). Foi realizado a análise a partir do método da análise de conteúdo e a partir dos mapas conceituais, a fim de demonstrar de forma visual os conceitos e suas respectivas relações de acordo com o material analisado.
Resultado: Percebeu-se que a análise facetada possui duas distintas acepções (teoria e método), porém não é bem trabalhada nos textos; principalmente no que diz respeito a análise de facetas como método; mas apesar disso, foi possível compreender seus conceitos e definições como teoria.
Conclusões: Conclui-se que a análise facetada pode ser considerada um método e uma abordagem teórica. Ela pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive em ambientes web. Possui um processo rigoroso em relação à sua análise terminológica e procura olhar o conhecimento sob diferentes prismas.
Descargas
Citas
AITCHISON, J.; GILCHRIST, A.; BAWDEN, D. Thesaurus construction and use: a spractical manual. London: Fitzroy Dearborn, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203402986
BARBOSA, A. P. Classificações facetadas. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-81, 1972.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATLEY, S. Classification in theory and practice. Inglaterra: Chandos Publishing, 2005. DOI: https://doi.org/10.1533/9781780630748
BERTI JUNIOR, D. W.; ANDRADE, I A.; CERVANTE, B. M. N. Mapas conceituais: uma ferramenta tecnológica aplicada a organização da informação e do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais [...]. Maceió: FEBAB, 2011.
BETTANY-SALTIKOV, J. How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide. New York: Open University Press, 2012.
BROUGHTON, V. Facet analysis: the evolution of an idea. Cataloging & Classification Quarterly, [s. l.], v. 61, n. 5-6, p. 411-438, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/01639374.2023.2196291
BROUGHTON, V. Facet analytical theory as a basis for a knowledge organization tool in a subject portal. In: INTERNATIONAL ISKO CONFERENCE, 7., 2002, Granada, Spain. Proceedings […]. Granada, Spain: Challenges in knowledge representation and organization for the 21st century: integration of knowledge across boundaries, 2002.
BROUGHTON, V. Faceted classification as a basis for knowledge organization in a digital environment; the Bliss Bibliographic Classification as a model for vocabulary management and the creation of multidimensional knowledge structures. New review of hypermedia and multimedia, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 67-102, 2001. DOI: https://doi.org/10.1080/13614560108914727
BROUGHTON, V.; SLAVIC, A. Building a faceted classification for the humanities: principles and procedures. Journal of documentation, [s. l.], v. 63, n. 5, p. 727-754, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/00220410710827772
CHO, H. et al. Facet analysis of anime genres: the challenges of defining genre information for popular cultural objects. Knowledge Organization, [s. l.], v. 45, n. 6, p. 484-499, 2018. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2018-6-484
CMAP. CmapTools: construct, navigate, share and criticize. c2024. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/. Acesso em: 17 set. 2024.
DUARTE, E. A.; CERQUEIRA, R. F. P. Análise facetada: um olhar face a modelagem conceitual. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 39-52, 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i2.2020
EBSCO. About EBSCO. c2024. Disponível Em: https://www.ebsco.com/about. Acesso em: 17 set. 2024.
EBSCO. Abstracting & Indexing Database: Library, Information Science and Technology Abstracts. c2024. Disponível em: https://www.ebsco.com/products/research-databases/library-information-science-and-technology-abstracts. Acesso em: 17 jul. 2024.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
GREEN, R. Facet analysis and semantic frames. Knowledge Organization, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 397-404, 2017. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2017-6-397
GNOLI, C. Notation. Knowledge organization, [s. l.], v. 45, n. 8, p. 667-684, 2018. Disponível em: https://www.isko.org/cyclo/notation. Acesso em: 17 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2018-8-667
HJØRLAND, B. Facet analysis: the logical approach to knowledge organization. Information processing and management, [s. l.], v. 49, p. 545-557, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ipm.2012.10.001
HJØRLAND, B. Is facet analysis based on rationalism? a discussion of Satija (1992), Tennis (2008), Herre (2013), Mazzocchi (2013b), and Dousa & Ibekwe-SanJuan (2014). Knowledge Organization, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 369-376, 2014. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2014-5-369
INSKIP, C.; MCFARLANE, A.; RAFFERTY, P. Towards the disintermediation of creative music search: analyzing queries to determine important facets. Int J Digit Libr, [s. l.], n. 12, p. 137-147, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-012-0084-1
KÖSHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: fundamentos da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
LA BARRE, K. Facet analysis. Annual review of information science and technology, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 243-284, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1002/aris.2010.1440440113. Acesso em: 17 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/aris.2010.1440440113
LEE, D.; ROBINSON, L. The heart of music classification: toward a model of classifying musical medium. Journal of documentation, [s. l.], v. 74, n. 2, p. 258-277, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-08-2017-0120
MOREIRA, W. Relações entre os conceitos de classificação e de categorização: alguns subsídios da literatura periódica brasileira de ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT: UFRJ, 2021.
NETTO, C.; LIMA, G. B. O.; PIEROZZI JÚNIOR, I. An application of facet analysis theory and concept maps for faceted search in a domain ontology: preliminary studies. Knowledge Organization, [s. l.], v. 43, n. 4, p. 254-264, 2016. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2016-4-254
NGUYEN, H. B.; PHAM, Q. N. Concept mapping influencing students’ ability to summarize reading passages. European journal of education studies, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 306-319, 2018.
PACKALÉN, S.; HENTTONEN, P. Ambiguous labels: facet analysis of class names in finnish public-sector functional classification systems. Knowledge Organization, [s. l.], v. 43, n. 7, p. 490-501, 2016. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2016-7-490
PIEDADE, M. A. R. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
SATIJA, M. P.; SINGH, J. Colon classification: a requiem. Journal of library and information technology, [s. l.], v. 33, n. 4, p. 265-276, 2013.
SHIRI, A. Making sense of big data: a facet analysis approach. Knowledge Organization, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 357-368, 2014. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2014-5-357
SLAVIC, A.; DAVIES, S. Facet analysis in UDC: questions of structure, functionality and data formality. Knowledge Organization, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 425-435, 2017. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2017-6-425
XIAO, Y. Faceted classification: a consideration of its features as a paradigm of knowledge organization. Knowledge organization, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 64-68, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Samantha Augusta dos Santos de Jesus, Walter Moreira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.

Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.

















