Análise facetada: um estudo metodológico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103083

Palabras clave:

Análise Facetada, Classificação Facetada, Métodos de Pesquisa e Análise

Resumen

Objetivo: A análise facetada é uma abordagem de um sistema de organização do conhecimento, mais especificamente de um sistema de classificação, que representa e categoriza o conhecimento de acordo com facetas, isto é, se difere do modelo enumerativo, que classificam por disciplinas. É um sistema diferente dos tradicionais e se observa que há uma grande procura por estudos sobre ele. Dessa maneira, o objetivo do artigo foi analisar artigos de periódicos científicos que trouxesse a respeito do que é análise facetada e como se dá sua aplicação.

Método: Para isso, foi realizado um levantamento na base de dados Library Information Science and Technology Abstracts, tendo como cobertura artigos completos publicados em português, inglês e espanhol em um período de 12 anos (2012-2023). Foi realizado a análise a partir do método da análise de conteúdo e a partir dos mapas conceituais, a fim de demonstrar de forma visual os conceitos e suas respectivas relações de acordo com o material analisado.

Resultado: Percebeu-se que a análise facetada possui duas distintas acepções (teoria e método), porém não é bem trabalhada nos textos; principalmente no que diz respeito a análise de facetas como método; mas apesar disso, foi possível compreender seus conceitos e definições como teoria.

Conclusões: Conclui-se que a análise facetada pode ser considerada um método e uma abordagem teórica. Ela pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive em ambientes web. Possui um processo rigoroso em relação à sua análise terminológica e procura olhar o conhecimento sob diferentes prismas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samantha Augusta dos Santos de Jesus, Universidad Estatal Paulista

Estudiante de doctorado en Ciencias de la Información y maestría en Ciencias de la Información del Programa de Postgrado en Ciencias de la Información (PPGCI) de la Universidad Estadual Paulista (UNESP), licenciatura en Biblioteconomía de la misma institución y técnico en Computación de Internet del Centro Paula Souza (CEETEPS) . Participa en el Grupo de Estudio sobre Organización y Representación del Conocimiento (GEORC), que tiene como objetivo la participación, exposición, discusión y producción de textos en el área de Organización del Conocimiento por parte de todos los integrantes del grupo. Desarrolla investigaciones en el área de organización y representación del conocimiento, clasificación y abordaje facetado.

Walter Moreira, Universidad Estatal Paulista

Licenciado en Biblioteconomía por las Facultades Integradas Teresa D'Ávila (1990), maestría en Biblioteconomía y Documentación por la Pontificia Universidad Católica de Campinas (1998), doctorado en Documentación por la Universidad de São Paulo (2010), docencia libre Licenciatura en Sistemas de Organización del Conocimiento por la Universidade Estadual Paulista (2018). Profesor asociado del Departamento de Ciencias de la Información de la Universidad Estadual Paulista, en Marília-SP, actuando en cursos de pregrado en Archivística, Biblioteconomía y posgrado en Ciencias de la Información. Desarrolla investigaciones sobre sistemas de organización del conocimiento, lenguajes documentales, terminología, ontologías y teoría de clasificación.

Citas

AITCHISON, J.; GILCHRIST, A.; BAWDEN, D. Thesaurus construction and use: a spractical manual. London: Fitzroy Dearborn, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203402986

BARBOSA, A. P. Classificações facetadas. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-81, 1972.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATLEY, S. Classification in theory and practice. Inglaterra: Chandos Publishing, 2005. DOI: https://doi.org/10.1533/9781780630748

BERTI JUNIOR, D. W.; ANDRADE, I A.; CERVANTE, B. M. N. Mapas conceituais: uma ferramenta tecnológica aplicada a organização da informação e do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais [...]. Maceió: FEBAB, 2011.

BETTANY-SALTIKOV, J. How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide. New York: Open University Press, 2012.

BROUGHTON, V. Facet analysis: the evolution of an idea. Cataloging & Classification Quarterly, [s. l.], v. 61, n. 5-6, p. 411-438, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/01639374.2023.2196291

BROUGHTON, V. Facet analytical theory as a basis for a knowledge organization tool in a subject portal. In: INTERNATIONAL ISKO CONFERENCE, 7., 2002, Granada, Spain. Proceedings […]. Granada, Spain: Challenges in knowledge representation and organization for the 21st century: integration of knowledge across boundaries, 2002.

BROUGHTON, V. Faceted classification as a basis for knowledge organization in a digital environment; the Bliss Bibliographic Classification as a model for vocabulary management and the creation of multidimensional knowledge structures. New review of hypermedia and multimedia, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 67-102, 2001. DOI: https://doi.org/10.1080/13614560108914727

BROUGHTON, V.; SLAVIC, A. Building a faceted classification for the humanities: principles and procedures. Journal of documentation, [s. l.], v. 63, n. 5, p. 727-754, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/00220410710827772

CHO, H. et al. Facet analysis of anime genres: the challenges of defining genre information for popular cultural objects. Knowledge Organization, [s. l.], v. 45, n. 6, p. 484-499, 2018. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2018-6-484

CMAP. CmapTools: construct, navigate, share and criticize. c2024. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/. Acesso em: 17 set. 2024.

DUARTE, E. A.; CERQUEIRA, R. F. P. Análise facetada: um olhar face a modelagem conceitual. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 39-52, 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i2.2020

EBSCO. About EBSCO. c2024. Disponível Em: https://www.ebsco.com/about. Acesso em: 17 set. 2024.

EBSCO. Abstracting & Indexing Database: Library, Information Science and Technology Abstracts. c2024. Disponível em: https://www.ebsco.com/products/research-databases/library-information-science-and-technology-abstracts. Acesso em: 17 jul. 2024.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

GREEN, R. Facet analysis and semantic frames. Knowledge Organization, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 397-404, 2017. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2017-6-397

GNOLI, C. Notation. Knowledge organization, [s. l.], v. 45, n. 8, p. 667-684, 2018. Disponível em: https://www.isko.org/cyclo/notation. Acesso em: 17 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2018-8-667

HJØRLAND, B. Facet analysis: the logical approach to knowledge organization. Information processing and management, [s. l.], v. 49, p. 545-557, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ipm.2012.10.001

HJØRLAND, B. Is facet analysis based on rationalism? a discussion of Satija (1992), Tennis (2008), Herre (2013), Mazzocchi (2013b), and Dousa & Ibekwe-SanJuan (2014). Knowledge Organization, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 369-376, 2014. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2014-5-369

INSKIP, C.; MCFARLANE, A.; RAFFERTY, P. Towards the disintermediation of creative music search: analyzing queries to determine important facets. Int J Digit Libr, [s. l.], n. 12, p. 137-147, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-012-0084-1

KÖSHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: fundamentos da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

LA BARRE, K. Facet analysis. Annual review of information science and technology, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 243-284, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1002/aris.2010.1440440113. Acesso em: 17 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/aris.2010.1440440113

LEE, D.; ROBINSON, L. The heart of music classification: toward a model of classifying musical medium. Journal of documentation, [s. l.], v. 74, n. 2, p. 258-277, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-08-2017-0120

MOREIRA, W. Relações entre os conceitos de classificação e de categorização: alguns subsídios da literatura periódica brasileira de ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT: UFRJ, 2021.

NETTO, C.; LIMA, G. B. O.; PIEROZZI JÚNIOR, I. An application of facet analysis theory and concept maps for faceted search in a domain ontology: preliminary studies. Knowledge Organization, [s. l.], v. 43, n. 4, p. 254-264, 2016. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2016-4-254

NGUYEN, H. B.; PHAM, Q. N. Concept mapping influencing students’ ability to summarize reading passages. European journal of education studies, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 306-319, 2018.

PACKALÉN, S.; HENTTONEN, P. Ambiguous labels: facet analysis of class names in finnish public-sector functional classification systems. Knowledge Organization, [s. l.], v. 43, n. 7, p. 490-501, 2016. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2016-7-490

PIEDADE, M. A. R. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

SATIJA, M. P.; SINGH, J. Colon classification: a requiem. Journal of library and information technology, [s. l.], v. 33, n. 4, p. 265-276, 2013.

SHIRI, A. Making sense of big data: a facet analysis approach. Knowledge Organization, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 357-368, 2014. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2014-5-357

SLAVIC, A.; DAVIES, S. Facet analysis in UDC: questions of structure, functionality and data formality. Knowledge Organization, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 425-435, 2017. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2017-6-425

XIAO, Y. Faceted classification: a consideration of its features as a paradigm of knowledge organization. Knowledge organization, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 64-68, 1994.

Publicado

2025-05-09

Cómo citar

JESUS, Samantha Augusta dos Santos de; MOREIRA, Walter. Análise facetada: um estudo metodológico. Encontros Bibli: Revista electrónica de bibliotecología, archivística y ciencias de la información., Florianópolis/SC, Brasil, v. 30, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103083. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103083. Acesso em: 8 dic. 2025.