Análise comparativa entre a inteligência artificial e a humana no ensino de estudos superiores de jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103490Palavras-chave:
Inteligência artificial generativa, Jornalismo, Experiência docente, Estudantes de jornalismo, ChatGPTResumo
Objetivo: Para realizar esta pesquisa, foram estabelecidos dois objetivos: O1) Comparar as habilidades dos estudantes de jornalismo frente à IA na redação de leads para uma reportagem. O2) Reconhecer as capacidades da IA como produtora de conteúdos de caráter jornalístico.
Método: Esta pesquisa compara a redação jornalística de estudantes de Jornalismo e a IAG. Solicitou-se aos estudantes do quarto ano que elaborassem dois leads para uma reportagem: um escrito por eles e outro usando a IAG por meio do Editmaker, um software desenvolvido pelo Cibeles Group com tecnologia GPT-3.5 TURBO da OpenAI. A análise incluiu 72 leads, metade dos estudantes e a outra metade da IAG. Foram avaliadas variáveis como número de palavras, uso das 5W do jornalismo, coerência, tipos de orações, complexidade sintática e voz.
Resultado: A análise mostra diferenças nos leads entre os estudantes e a Inteligência Artificial Generativa (IAG). A IAG utiliza, em média, 7,25 palavras a mais que os estudantes, com médias de 91,94 e 84,69 palavras, respectivamente. A dispersão é maior entre os estudantes, com leads que variam entre 27 e 171 palavras, enquanto na IAG oscilam entre 44 e 159. Em relação ao uso das 5W do jornalismo, a IAG supera os estudantes, com uma média de 3,67 em comparação a 3,08. A maior diferença está na pergunta "onde?", com 22,22% a favor da IAG. Também se destacam "quem?" e "quando?", com uma diferença de 11,11%. A IAG responde a todas as 5W em pelo menos 50% dos casos, exceto "quando?". Em contraste, os estudantes superam 50% em "o quê?" (97,22%) e "como?" (55,56%).
Conclusões: O estudo mostra que, embora as diferenças entre os estudantes e a Inteligência Artificial Generativa (IAG) na redação de leads jornalísticos não sejam grandes, a IAG obtém melhores resultados em todas as variáveis analisadas. A IAG usa pelo menos 50% das 5W na maioria dos seus leads, enquanto os estudantes alcançam essa frequência em apenas duas das 5W. Além disso, a IAG demonstra maior eficácia em responder a mais perguntas e gerar textos mais atrativos, com maior variedade de tom.
Downloads
Referências
BODEN, Margaret. Inteligencia artificial. Madrid: Turner, 2017.
CANAVILHAS, João. Inteligencia artificial aplicada al periodismo: traducción automática y recomendación de contenidos en el proyecto “A European Perspective” (UER). Revista Latina de Comunicación Social, Madrid, n. 80, p.1-13, 2022. Disponible en: https://www.doi.org/10.4185/RLCS-2022-1534. Acceso en: 25 sept. 2024.
CARLSON, Matt. The robotic reporter: Automated journalism and the redefinition of labor, compo-sitional forms, and journalistic authority. Digital Journalism, [S.l.], v. 3 n. 3, p.416–431, 2015. Disponible en: https://doi.org/10.1080/21670811.2014.976412. Acceso en: 25 sept. 2024.
CARRIÓN, Jorge. Los campos electromagnéticos. Buenos Aires: Editorial Caja Negra, 2023.
DEMPERE, Juan; MODUGU, Kennedy; HESHAM, Allam; RAMASAMY, Lakshmana. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, [S.l.], v. 8, p. 1-13, 2023. Disponible en: https://doi:10.3389/feduc.2023.1206936. Acceso en: 20 sept. 2024.
DU SAUTOY, Marcus. The Creativity Code: Art and innovation in the age of AI. Cambridge, Masachussets: The Belknap Press of Harvard University Press. 2019. Disponible en: https://www.hup.harvard.edu/file/feeds/PDF/9780674240407_sample.pdf . Acceso en: 5 sept. 2024.
EDITMAKER. [SOFTWARE]. En Cibeles Group L.L.C (7.0). Cibeles Group L.L.C., 2024. Disponible en: https://www.cibeles.net . Acceso en: 25 sept. 2024.
FLORES VIVAR, Jesús Miguel. Algoritmos, aplicaciones y big data, nuevos paradigmas en el proceso de comunicación y de enseñanza-aprendizaje del periodismo de datos. Revista de Comunicación, Piura, v. 17, n. 2, p. 268-291, 2018. Disponible en: http://www.doi.org/10.26441/RC17.2-2018-A12. Acceso en: 20 jul. 2024.
HERRERA-ORTIZ, Jéssica Jasmín; PEÑA-AVILÉS, Jéssica María; HERRERA-VALDIVIESO, María Verónica; MORENO-MORÁN, Douglas Xavier. La inteligencia artificial y su impacto en la comunicación: recorrido y perspectivas. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Maracaibo v. 26, n. 1, p. 278-296, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.36390/telos261.18. Acceso en: 20 agosto 2024.
LOHR, Steve. In case you wondered, a real human wrote this column. New York, 10 sept. 2011. The New York Times: nyti.ms. Disponible en: https://nyti.ms/3tG1RgK . Acceso en: 20 jul. 2024.
MATEOS ABARCA, Juan Pablo; GAMONAL ARROYO, Roberto. Metodologías de investigación y usos de la inteligencia artificial aplicada al periodismo. Comunicación & Métodos, Madrid, v. 6, n. 1, p. 90-107, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.35951/v6i1.220 . Acceso en: 14 agosto 2024.
MATEOS ABARCA, Juan Pablo. La inteligencia artificial como tecnología educativa. En: MIGUEL FLORES, J. M. (Ed.). Comprender la Inteligencia Artificial: Hermenéutica, herramientas y experimentalidad de la IA en la Educación y Comunicación. Madrid: Editorial Fragua, 2024. p.165-191.
MENA MUÑOZ, Sergio; MATEOS ABARCA, Juan Pablo. Herramientas de inteligencia artificial generativas aplicadas a la edición audiovisual. Tipologías y disyuntivas. RAE-IC, Revista de la Asociación Española de Investigación, Santiago de Compostela, v. 11, n. Especial, p. 1-24, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.24137/raeic.11.e.4. Acceso en: 2 sept. 2024.
MIRANDA GALBE, Jorge; DE ARANCHA ROMÁN, María Begoña; ESTEBAN RAMOS, José María. El Impacto de la Inteligencia Artificial en la Investigación Académica y Científica. En: MUÑOZ DE LA LUNA, Ángel Bartolomé; MARTÍN GÓMEZ, Sonia; CABEZUELO-LORENZO, Francisco (Eds.). Los retos de la inteligencia artificial en contextos educativos. Madrid: CEU Publicaciones, 2024, p.97-108.
O’BRIAN, Matt; BOAK, Josh. Biden y Harris presiden junta sobre inteligencia artificial. Los Angeles, 5 de mayo de 2023. Los Angeles Times: latimes.com. Disponible en: https://www.latimes.com/espanol/eeuu/articulo/2023-05-05/biden-y-harris-presiden-junta-sobre-inteligencia-artificial. Acceso en: 24 agosto 2024.
ORIHUELA, José Luis. Entrevista a José Luis Orihuela: innovación tecnológica, medios y formación profesional. InMediaciones de la Comunicación, Montevideo, v. 18, n. 2, p. 323-327, 2023. Disponible en: https://doi.org/10.18861/ic.2023.18.2.3495. Acceso en: 28 agosto 2024.
UFARTE RUIZ, María José; CALVO RUBIO, Luis Mauricio; MURCIA VERDÚ, Francisco José. Los desafíos éticos del periodismo en la era de la inteligencia artificial. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, v. 27, n. 2, p. 673-684, 2021. Disponible en: https://doi.org/10.5209/esmp.69708. Acceso en: 10 jul. 2024.
WALSH, Toby. Machines that think: the future of artificial intelligence. Búfalo, Nueva York: Prometheus Books, 2018.
WILL ROBOTS TAKE MY JOB?. Analistas de Noticias, Reporteros y Periodistas. [S.l.], 2024. Will Robots Take My Job?: willrobotstakemyjob.com. Disponible en: https://willrobotstakemyjob.com/es/. Acceso en: 14 sept. 2024.
ZIZEK, Slavoj. Sobre la Inteligencia Artificial. Argentina, 12 de mayo de 2023. Bloghemia: bloghemia.com. Disponible en: https://www.bloghemia.com/2023/05/sobre-la-inteligencia-artificial-por.html. Acceso en: 2 de sept. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juan Pablo Mateos-Abarca, Jorge Miranda-Galbe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.