Análise comparativa entre a inteligência artificial e a humana no ensino de estudos superiores de jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2025.e103490

Palavras-chave:

Inteligência artificial generativa, Jornalismo, Experiência docente, Estudantes de jornalismo, ChatGPT

Resumo

Objetivo: Para realizar esta pesquisa, foram estabelecidos dois objetivos: O1) Comparar as habilidades dos estudantes de jornalismo frente à IA na redação de leads para uma reportagem. O2) Reconhecer as capacidades da IA como produtora de conteúdos de caráter jornalístico.

Método: Esta pesquisa compara a redação jornalística de estudantes de Jornalismo e a IAG. Solicitou-se aos estudantes do quarto ano que elaborassem dois leads para uma reportagem: um escrito por eles e outro usando a IAG por meio do Editmaker, um software desenvolvido pelo Cibeles Group com tecnologia GPT-3.5 TURBO da OpenAI. A análise incluiu 72 leads, metade dos estudantes e a outra metade da IAG. Foram avaliadas variáveis como número de palavras, uso das 5W do jornalismo, coerência, tipos de orações, complexidade sintática e voz.

Resultado: A análise mostra diferenças nos leads entre os estudantes e a Inteligência Artificial Generativa (IAG). A IAG utiliza, em média, 7,25 palavras a mais que os estudantes, com médias de 91,94 e 84,69 palavras, respectivamente. A dispersão é maior entre os estudantes, com leads que variam entre 27 e 171 palavras, enquanto na IAG oscilam entre 44 e 159. Em relação ao uso das 5W do jornalismo, a IAG supera os estudantes, com uma média de 3,67 em comparação a 3,08. A maior diferença está na pergunta "onde?", com 22,22% a favor da IAG. Também se destacam "quem?" e "quando?", com uma diferença de 11,11%. A IAG responde a todas as 5W em pelo menos 50% dos casos, exceto "quando?". Em contraste, os estudantes superam 50% em "o quê?" (97,22%) e "como?" (55,56%).

Conclusões: O estudo mostra que, embora as diferenças entre os estudantes e a Inteligência Artificial Generativa (IAG) na redação de leads jornalísticos não sejam grandes, a IAG obtém melhores resultados em todas as variáveis analisadas. A IAG usa pelo menos 50% das 5W na maioria dos seus leads, enquanto os estudantes alcançam essa frequência em apenas duas das 5W. Além disso, a IAG demonstra maior eficácia em responder a mais perguntas e gerar textos mais atrativos, com maior variedade de tom.

Downloads

Biografia do Autor

Juan Pablo Mateos-Abarca, Universidad Complutense de Madrid

Juan Pablo Mateos Abarca é bacharel em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, mestre em Jornalismo Digital pelo Grupo Recoletos e mestre em Direito Comunitário Europeu pela Universidade Europeia. Ele também é Doutor Cum Laude em Negócios da Informação pela Universidade Complutense de Madrid. Além disso, é membro oficial do Grupo de Pesquisa MEDIACOM (UCM) e membro do Comitê Nacional de Profissionais de Comunicação (PROCOM). Publicou diversos artigos e capítulos de livros em revistas científicas e editoras de renome (Icono14, Revista Mediterránea, Gedisa, Fragua, Dykinson, etc.). É professor da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid, no departamento de Jornalismo e Novos Media, na área de Tecnologia.

Jorge Miranda-Galbe, Universidad Complutense de Madrid

Jorge Miranda Galbe é professor e investigador do Departamento de Jornalismo e Novos Media da Universidade Complutense de Madrid. É licenciado em 'Comunicação Audiovisual' pela Universidade de Burgos e mestre em 'Direção de Séries de Ficção para Televisão' (Instituto TRACOR), mestre em 'Artes da Comunicação Audiovisual' pela Universidade CEU San Pablo de Madrid , e é doutor CUM Laude com menção internacional em 'Comunicação Social' pela mesma universidade.
A sua tese de doutoramento, “Configuração de projetos transmídia de ficção televisiva em Espanha: o caso de ‘El Ministerio del Tiempo’”, obteve a mais alta qualificação e o prémio extraordinário do programa de doutoramento em Comunicação Social. É especialista acadêmico em narrativa transmídia e tecnologia audiovisual. Atualmente ele está trabalhando em uma nova linha de pesquisa chamada “sociedade virtual”.
Também trabalhou na direção de algumas séries de televisão como “Bandolera” e “Amar es para siempre”.

Referências

BODEN, Margaret. Inteligencia artificial. Madrid: Turner, 2017.

CANAVILHAS, João. Inteligencia artificial aplicada al periodismo: traducción automática y recomendación de contenidos en el proyecto “A European Perspective” (UER). Revista Latina de Comunicación Social, Madrid, n. 80, p.1-13, 2022. Disponible en: https://www.doi.org/10.4185/RLCS-2022-1534. Acceso en: 25 sept. 2024.

CARLSON, Matt. The robotic reporter: Automated journalism and the redefinition of labor, compo-sitional forms, and journalistic authority. Digital Journalism, [S.l.], v. 3 n. 3, p.416–431, 2015. Disponible en: https://doi.org/10.1080/21670811.2014.976412. Acceso en: 25 sept. 2024.

CARRIÓN, Jorge. Los campos electromagnéticos. Buenos Aires: Editorial Caja Negra, 2023.

DEMPERE, Juan; MODUGU, Kennedy; HESHAM, Allam; RAMASAMY, Lakshmana. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, [S.l.], v. 8, p. 1-13, 2023. Disponible en: https://doi:10.3389/feduc.2023.1206936. Acceso en: 20 sept. 2024.

DU SAUTOY, Marcus. The Creativity Code: Art and innovation in the age of AI. Cambridge, Masachussets: The Belknap Press of Harvard University Press. 2019. Disponible en: https://www.hup.harvard.edu/file/feeds/PDF/9780674240407_sample.pdf . Acceso en: 5 sept. 2024.

EDITMAKER. [SOFTWARE]. En Cibeles Group L.L.C (7.0). Cibeles Group L.L.C., 2024. Disponible en: https://www.cibeles.net . Acceso en: 25 sept. 2024.

FLORES VIVAR, Jesús Miguel. Algoritmos, aplicaciones y big data, nuevos paradigmas en el proceso de comunicación y de enseñanza-aprendizaje del periodismo de datos. Revista de Comunicación, Piura, v. 17, n. 2, p. 268-291, 2018. Disponible en: http://www.doi.org/10.26441/RC17.2-2018-A12. Acceso en: 20 jul. 2024.

HERRERA-ORTIZ, Jéssica Jasmín; PEÑA-AVILÉS, Jéssica María; HERRERA-VALDIVIESO, María Verónica; MORENO-MORÁN, Douglas Xavier. La inteligencia artificial y su impacto en la comunicación: recorrido y perspectivas. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Maracaibo v. 26, n. 1, p. 278-296, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.36390/telos261.18. Acceso en: 20 agosto 2024.

LOHR, Steve. In case you wondered, a real human wrote this column. New York, 10 sept. 2011. The New York Times: nyti.ms. Disponible en: https://nyti.ms/3tG1RgK . Acceso en: 20 jul. 2024.

MATEOS ABARCA, Juan Pablo; GAMONAL ARROYO, Roberto. Metodologías de investigación y usos de la inteligencia artificial aplicada al periodismo. Comunicación & Métodos, Madrid, v. 6, n. 1, p. 90-107, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.35951/v6i1.220 . Acceso en: 14 agosto 2024.

MATEOS ABARCA, Juan Pablo. La inteligencia artificial como tecnología educativa. En: MIGUEL FLORES, J. M. (Ed.). Comprender la Inteligencia Artificial: Hermenéutica, herramientas y experimentalidad de la IA en la Educación y Comunicación. Madrid: Editorial Fragua, 2024. p.165-191.

MENA MUÑOZ, Sergio; MATEOS ABARCA, Juan Pablo. Herramientas de inteligencia artificial generativas aplicadas a la edición audiovisual. Tipologías y disyuntivas. RAE-IC, Revista de la Asociación Española de Investigación, Santiago de Compostela, v. 11, n. Especial, p. 1-24, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.24137/raeic.11.e.4. Acceso en: 2 sept. 2024.

MIRANDA GALBE, Jorge; DE ARANCHA ROMÁN, María Begoña; ESTEBAN RAMOS, José María. El Impacto de la Inteligencia Artificial en la Investigación Académica y Científica. En: MUÑOZ DE LA LUNA, Ángel Bartolomé; MARTÍN GÓMEZ, Sonia; CABEZUELO-LORENZO, Francisco (Eds.). Los retos de la inteligencia artificial en contextos educativos. Madrid: CEU Publicaciones, 2024, p.97-108.

O’BRIAN, Matt; BOAK, Josh. Biden y Harris presiden junta sobre inteligencia artificial. Los Angeles, 5 de mayo de 2023. Los Angeles Times: latimes.com. Disponible en: https://www.latimes.com/espanol/eeuu/articulo/2023-05-05/biden-y-harris-presiden-junta-sobre-inteligencia-artificial. Acceso en: 24 agosto 2024.

ORIHUELA, José Luis. Entrevista a José Luis Orihuela: innovación tecnológica, medios y formación profesional. InMediaciones de la Comunicación, Montevideo, v. 18, n. 2, p. 323-327, 2023. Disponible en: https://doi.org/10.18861/ic.2023.18.2.3495. Acceso en: 28 agosto 2024.

UFARTE RUIZ, María José; CALVO RUBIO, Luis Mauricio; MURCIA VERDÚ, Francisco José. Los desafíos éticos del periodismo en la era de la inteligencia artificial. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, v. 27, n. 2, p. 673-684, 2021. Disponible en: https://doi.org/10.5209/esmp.69708. Acceso en: 10 jul. 2024.

WALSH, Toby. Machines that think: the future of artificial intelligence. Búfalo, Nueva York: Prometheus Books, 2018.

WILL ROBOTS TAKE MY JOB?. Analistas de Noticias, Reporteros y Periodistas. [S.l.], 2024. Will Robots Take My Job?: willrobotstakemyjob.com. Disponible en: https://willrobotstakemyjob.com/es/. Acceso en: 14 sept. 2024.

ZIZEK, Slavoj. Sobre la Inteligencia Artificial. Argentina, 12 de mayo de 2023. Bloghemia: bloghemia.com. Disponible en: https://www.bloghemia.com/2023/05/sobre-la-inteligencia-artificial-por.html. Acceso en: 2 de sept. 2024.

Publicado

2025-03-17

Como Citar

MATEOS-ABARCA, Juan Pablo; MIRANDA-GALBE, Jorge. Análise comparativa entre a inteligência artificial e a humana no ensino de estudos superiores de jornalismo. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 30, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5007/1518-2924.2025.e103490. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/103490. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossier: Os novos cenários da sociedade digital diante do desafio da Inteligência Artificial Gerativa