As possibilidades pedagógicas no ensino de metodologia da pesquisa científica em ciência da informação e os objetos deste campo científico: aproximações durkheimianas 10.5007/1518-2924.2003v8n16p20

Francisco das Chagas de Souza

Resumo


Resultado de pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, o texto argumenta que três enfoques estão presentes no processo educacional das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica em Ciência da Informação, ou seja, a partir dos fatos sociais da Ciência da Informação, da tipologia da pesquisa e da teoria social. Defende a idéia de que há uma relação direta entre o ensino / aprendizagem da Metodologia Científica e as condições educacionais e de infra-estrutura informacional ofertadas no ensino fundamental e médio. Vê que as possibilidades pedagógicas do ensino de Metodologia Científica em Ciência da Informação estão relacionadas com a prática da escrita a qual depende da prática da leitura.

Palavras-chave


Ensino de Metodologia científica; Pesquisa em Ciência da Informação; Objeto científico na Ciência da Informação; Education of scientific Methodology; Research in Information Science; Scientific object in the Information Science

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2003v8n16p20



Direitos autorais 2003 Francisco das Chagas de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)