As possibilidades pedagógicas no ensino de metodologia da pesquisa científica em ciência da informação e os objetos deste campo científico: aproximações durkheimianas

Autores

  • Francisco das Chagas de Souza UFSC - Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2003v8n16p20

Palavras-chave:

Ensino de Metodologia científica, Pesquisa em Ciência da Informação, Objeto científico na Ciência da Informação, Education of scientific Methodology, Research in Information Science, Scientific object in the Information Science

Resumo

Resultado de pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, o texto argumenta que três enfoques estão presentes no processo educacional das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica em Ciência da Informação, ou seja, a partir dos fatos sociais da Ciência da Informação, da tipologia da pesquisa e da teoria social. Defende a idéia de que há uma relação direta entre o ensino / aprendizagem da Metodologia Científica e as condições educacionais e de infra-estrutura informacional ofertadas no ensino fundamental e médio. Vê que as possibilidades pedagógicas do ensino de Metodologia Científica em Ciência da Informação estão relacionadas com a prática da escrita a qual depende da prática da leitura.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Souza, UFSC - Florianópolis, SC

Professor na UFSC, atua nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigo