As possibilidades pedagógicas no ensino de metodologia da pesquisa científica em ciência da informação e os objetos deste campo científico: aproximações durkheimianas

Autores

  • Francisco das Chagas de Souza UFSC - Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2003v8n16p20

Palavras-chave:

Ensino de Metodologia científica, Pesquisa em Ciência da Informação, Objeto científico na Ciência da Informação

Resumo

Resultado de pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, o texto argumenta que três enfoques estão presentes no processo educacional das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica em Ciência da Informação, ou seja, a partir dos fatos sociais da Ciência da Informação, da tipologia da pesquisa e da teoria social. Defende a idéia de que há uma relação direta entre o ensino / aprendizagem da Metodologia Científica e as condições educacionais e de infra-estrutura informacional ofertadas no ensino fundamental e médio. Vê que as possibilidades pedagógicas do ensino de Metodologia Científica em Ciência da Informação estão relacionadas com a prática da escrita a qual depende da prática da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Souza, UFSC - Florianópolis, SC

Professor na UFSC, atua nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas de. As possibilidades pedagógicas no ensino de metodologia da pesquisa científica em ciência da informação e os objetos deste campo científico: aproximações durkheimianas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 20–40, 2003. DOI: 10.5007/1518-2924.2003v8n16p20. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n16p20. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>