Estudos e ações em informação e educação - 2013
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p269Resumo
No texto são relatadas as atividades e as discussões ocorridas durante o IV Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação, realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013. Com o tema O fluxo metodológico da pesquisa na pós-graduação o Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS), idealizador e organizador do evento, teve como objetivos; a) mostrar as técnicas empregadas pelos pesquisadores na captura dos dados para a pesquisa, focando mais nas modalidades entrevista e questionário; b) socializar o que os pesquisadores experimentaram ao aplicá-la; c) os desafios que precisaram superar na conclusão desta etapa da pesquisa; e d) os resultados obtidos. O referido seminário que envolveu docentes, pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento (PPGEGC) mostrou um pouco das temáticas exploradas pelo GrITS nas suas duas linhas de pesquisa a) Informação, Educação, Ética e Representação de Sociedade e b) Gestão da Informação, Qualidade e Tecnologia levando para conhecimento e debate a produção de pesquisas realizadas e em desenvolvimento no grupo no período 2009-2012.
Downloads
Referências
GARCEZ, Eliane Fioravante. Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses. 2009. 320 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0049-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
INOMATA, Danielly Oliveira. O fluxo da informação tecnológica: uma análise no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos. 2012. 282 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Florianópolis, 2012. Disponível em: < http://tede.ufsc.br/teses/PCIN0080-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
MALDONADO, Maurício Uriona. Dinâmica de sistemas setoriais de inovação: um modelo de simulação aplicado no setor brasileiro de software. Florianópolis, 2012. [279p.]. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: < http://www.tede.ufsc.br/teses/PEGC0260-T.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
PASSOS, Ketry Gorete Farias dos. O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos, 2012. 223 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0086-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
PINTRO, Sirlene. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade. Florianópolis, 2012. 231 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0081-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
PIZARRO, Daniella Camara. Ética profissional do bibliotecário atuante no segmento empresarial em Santa Catarina. 2010. 213 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0059-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
SCHMITT, Valdenise. Tendências dos jornais on-line na disseminação personalizada do conhecimento. 2012. 509 p. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEGC0247-T.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
SILVA, Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da. É preciso estar atento: a ética no pensamento expresso dos líderes de bibliotecas comunitárias. 2011. 358 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: < http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0073-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
SILVA, Luciana Mara; FORMOSO, Robson Garcia Formoso; KERN, Vinícius Medina. Repositório institucional como sistema técnico-social: composição, ambiente e estrutura. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), XIV, 2013, Florianópolis, SC. Anais..., 2013. p. 1-7. Disponível em: < http://www.enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/387/295>. Acesso em: 17 nov. 2013.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Valor e sentido do código de ética do CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia) [CE-CFB] para o bibliotecário brasileiro atuante em biblioteca universitária. 2013. 186 p. Relatório de pesquisa (Estágio de Pós-Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/18817/7/relatorio%20cientifico%20FINAL.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.