Estudos e ações em informação e educação - 2013
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p269Resumen
No texto são relatadas as atividades e as discussões ocorridas durante o IV Seminário Estudos e Ações em Informação e Educação, realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013. Com o tema O fluxo metodológico da pesquisa na pós-graduação o Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS), idealizador e organizador do evento, teve como objetivos; a) mostrar as técnicas empregadas pelos pesquisadores na captura dos dados para a pesquisa, focando mais nas modalidades entrevista e questionário; b) socializar o que os pesquisadores experimentaram ao aplicá-la; c) os desafios que precisaram superar na conclusão desta etapa da pesquisa; e d) os resultados obtidos. O referido seminário que envolveu docentes, pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento (PPGEGC) mostrou um pouco das temáticas exploradas pelo GrITS nas suas duas linhas de pesquisa a) Informação, Educação, Ética e Representação de Sociedade e b) Gestão da Informação, Qualidade e Tecnologia levando para conhecimento e debate a produção de pesquisas realizadas e em desenvolvimento no grupo no período 2009-2012.
Descargas
Citas
GARCEZ, Eliane Fioravante. Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses. 2009. 320 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0049-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
INOMATA, Danielly Oliveira. O fluxo da informação tecnológica: uma análise no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos. 2012. 282 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Florianópolis, 2012. Disponível em: < http://tede.ufsc.br/teses/PCIN0080-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
MALDONADO, Maurício Uriona. Dinâmica de sistemas setoriais de inovação: um modelo de simulação aplicado no setor brasileiro de software. Florianópolis, 2012. [279p.]. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: < http://www.tede.ufsc.br/teses/PEGC0260-T.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
PASSOS, Ketry Gorete Farias dos. O fluxo de informação no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos, 2012. 223 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0086-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
PINTRO, Sirlene. Serviço de referência em bibliotecas universitárias: um estudo de competências e qualidade. Florianópolis, 2012. 231 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0081-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
PIZARRO, Daniella Camara. Ética profissional do bibliotecário atuante no segmento empresarial em Santa Catarina. 2010. 213 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0059-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
SCHMITT, Valdenise. Tendências dos jornais on-line na disseminação personalizada do conhecimento. 2012. 509 p. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEGC0247-T.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
SILVA, Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da. É preciso estar atento: a ética no pensamento expresso dos líderes de bibliotecas comunitárias. 2011. 358 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: < http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0073-D.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2014.
SILVA, Luciana Mara; FORMOSO, Robson Garcia Formoso; KERN, Vinícius Medina. Repositório institucional como sistema técnico-social: composição, ambiente e estrutura. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), XIV, 2013, Florianópolis, SC. Anais..., 2013. p. 1-7. Disponível em: < http://www.enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/view/387/295>. Acesso em: 17 nov. 2013.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Valor e sentido do código de ética do CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia) [CE-CFB] para o bibliotecário brasileiro atuante em biblioteca universitária. 2013. 186 p. Relatório de pesquisa (Estágio de Pós-Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/18817/7/relatorio%20cientifico%20FINAL.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.